Como funcionam as reformas de pneus?

As reformas de pneus garantem melhor aproveitamento de recursos e economia para a frota. Conheça cada tipo de reforma e por que vale a pena.
Entenda os tipos de reformas de pneus possíveis.

As reformas de pneus são processos realizados quando o item chega ao fim de sua vida útil. Para tentar prolongar seu uso, o pneu é submetido ao processo de reforma.

Esse processo pode acontecer de três maneiras: recauchutagem, recapagem e remoldagem. Cada uma visa substituir a banda de rodagem de diferentes maneiras, aproveitando algumas características específicas.

A maior questão que gira em torno dos processos de reforma é: será que o pneu reformado volta com os mesmos atributos que um pneu original? Um outro ponto de atenção é sobre o preço do serviço em comparação a aquisição de uma peça nova.

É sobre todas essas questões que vamos abordar a seguir, confira:

Quais são as três formas pelas quais os pneus podem ser reformados?

Recauchutagem

A banda de rodagem é a parte do pneu que fica em contato direto com o solo e pode ser dividida em três partes: sulcos, barras e ranhuras.

Suas estruturas servem para drenar a água em dias de chuva, reduzir a temperatura do pneu e receber a tração do motor, impulso que faz o veículo se movimentar.

O processo de recauchutagem visa substituir a banda de rodagem antiga, incluindo a borracha dos ombros, por uma nova, devolvendo a estabilidade, aderência e tração ao pneu como se fosse novo.

Recapagem

A recapagem de pneus é uma forma econômica e segura de restaurar a performance quilométrica de uma banda de rodagem como se fosse nova.

A borracha é higienizada e inspecionada para só depois passar pelo processo de envelopamento, que envolve a substituição apenas da borracha centralizada da banda.

Em geral, a reforma pode ser feita em qualquer modelo de pneu e fica pronta em até dois dias.

Remoldagem

Esse procedimento substitui a banda de rodagem, as laterais e os ombros do pneu a partir de uma carcaça bem preservada.

Isso só acontece com ajuda de uma máquina que remove a borracha desgastada.

Antes da aplicação de uma camada nova de borracha, é feita uma inspeção que mantém registros de todas as informações do pneu.

Como funcionam as reformas de pneus?

Existem duas técnicas para realizar o processo de reforma de pneu: pré-moldado (a frio) e o camelback (a quente), onde:

  • A frio: o pneu é revestido por uma banda de rodagem pré-moldada com desenho já estabelecido.
  • A quente: o pneu é recoberto por uma camada de borracha não-vulcanizada e o desenho é feito por um molde em prensas.

Veja como são os  três tipos de reformas de pneus acontece:

Pneu recauchutado

Esse processo de reforma é adequado para pneus que sofreram algum tipo de desgaste nos ombros — cuja recapagem não é capaz de suprir.

A borracha é substituída e o pneu é levado a molde aquecido a uma temperatura de 150ºC, em seguida, seu desenho é formado e está pronto para uso.

Pneu recapado

No recape quente, a banda de rodagem se incorpora ao pneu em um processo de vulcanização de até 150ºC.

Já no recape frio, a temperatura máxima chega aos 115ºC e a banda de rodagem é pré-moldada, ou seja, está pronta para ser aplicada no pneu.

Pneu remoldado

O processo de remodelagem substitui toda banda de rodagem e flancos, por isso é a menos utilizada. Inclusive, pelo risco de não trazer tanta segurança e durabilidade após a reforma, caso não seja realizada com profissionais bastante experientes.

Toda parte externa do pneu é revestida, o que ocasiona a perda de informações originais de fábrica, como data, peso e velocidade máxima.

Essa técnica é realizada por um molde quente a cerca de 150ºC, mas, antes, passa por uma inspeção que registra todas as informações antigas do pneu.

Quantas vezes o pneu pode ser reformado?

Antes de mais nada, é importante que o pneu passe por uma vistoria técnica para verificar o que pode e deve ser feito no caso de reformas. Um pneu de veículo pesado, contanto que esteja com a carcaça em bom estado, pode receber de duas a três recapagens.

A recomendação é realizar a reforma quando o sulco estiver abaixo de 2 ou 3mm de profundidade, mas nunca menor que 1,6mm, pois é a espessura mínima para rodar em segurança.

Vale a pena fazer reformas de pneus?

Para empresas que desejam evitar gastos excessivos, a reforma de pneus contribui para uma economia de cerca de 50% a 60% em comparação ao valor de novos modelos.

Isso significa que, se realizada conforme as normas de segurança exigidas, o pneu reformado passa a ter a mesma vida útil que uma peça nova.

Além disso, podemos dizer que a prática é considerada sustentável, pois cada pneu restaurado equivale a 57 litros de petróleo e 80% de energia elétrica economizada.

No entanto, não basta apenas recuperar os pneus. O condutor deve manter os cuidados necessários para conservar a banda de rodagem.

Se você gostou e quer ficar por dentro de mais conteúdos como este, não deixe de fazer o download do nosso guia de gestão de pneus!

Autor

Jade Zart

Há mais de 6 anos na área de marketing, hoje coordena o time da Prolog e está sempre antenada nas principais novidades e inovações do setor logístico.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.