O roubo de cargas é um problema em potencial das operações de transporte, sendo necessário tanto motoristas quanto gestores estarem preparados para lidar com essa situação.
Essa ameaça pode levar a prejuízos financeiros e comprometer a integridade dos motoristas e reputação da empresa. Por isso, as estratégias de segurança e prevenção são fundamentais.
Isso inclui identificar os riscos associados, entender quais são as soluções mais adequadas e estabelecer protocolos de como agir diante dos diferentes cenários. Entenda ainda melhor como fazer a prevenção de furtos e roubos na sua frota.
- O que se classifica como roubo de cargas;
- Como e quando acontece o roubo de cargas;
- O papel da gestão de riscos;
- Melhores estratégias de prevenção de roubos de cargas.
O que se classifica como roubo de cargas?
O roubo de cargas acontece quando um veículo é parado por um ou mais indivíduos com a intenção de levar as mercadorias transportadas na carroceria. Em muitos casos, o próprio veículo é alvo da ação criminosa, sendo levado enquanto o motorista é abandonado.
Diversas situações de assalto também apresentam violência, caracterizado por ameaças ou agressões físicas. Isso se diferencia do furto, que acontece quando a carga é levada sem violência ou mesmo na presença do motorista.
Esses incidentes podem acontecer em qualquer estágio do transporte, desde a partida da operação até o ponto da entrega ou nos momentos de carregamento e descarregamento do veículo. Todas essas situações se enquadram como roubo de carga.
Como e quando acontece o roubo de cargas?
O roubo de cargas é uma atividade organizada por quadrilhas e acontece, principalmente, em operações de transporte de cargas e mercadorias valiosas, como eletrônicos, alimentos e produtos farmacêuticos.
Em sua maioria, os roubos acontecem durante o processo de carga e descarga dos veículos ou em períodos de descanso dos motoristas — esses são os principais momentos em que as medidas de segurança devem ser implementadas.
O papel da gestão de riscos no roubo de cargas da frota
A gestão de riscos é uma etapa das operações de transporte que se torna fundamental na prevenção de roubos de carga. Através desse gerenciamento é que serão consideradas todas as ameaças que uma frota pode enfrentar, avaliando os níveis de riscos e prejuízos.
Esse processo permite a criação de planos de prevenção e ação. No caso do roubo de cargas, é necessário que o plano de gestão de riscos da frota inclua as tecnologias de monitoramento dos veículos e cargas e realize treinamentos que capacitem os motoristas para lidar com potenciais situações.
É preciso abordar a gravidade do roubo de cargas e furto de veículos com todos. Isso enfatiza a importância de saber como agir para evitar o aumento dos riscos nesses casos.
Com uma estratégia eficiente de contenção dos riscos, a sua operação aumenta a segurança da frota e a confiança nas operações de transporte.
E como fazer gestão de riscos para evitar o roubo de cargas?
O primeiro passo é identificar todos os riscos que podem afetar a sua operação e entender qual a probabilidade de ocorrência de roubo de cargas. Em seguida, avalie quais são as ações que podem ser tomadas para resolver esse problemas e entenda quais serão mais efetivas.
É recomendável começar a implementação pelas ações que exigem menor esforço, mas que geram um maior impacto positivo. Assim, você já começa a ter bons resultados e ganha algum tempo para começar a aplicação das ações que necessitam de um esforço maior.
Lembre-se de acompanhar os indicadores de segurança na sua gestão e fazer análises para implementar otimizações continuamente.
Clique no vídeo e saiba como proteger a sua frota:
Quais as melhores estratégias de prevenção de roubo de cargas?
Roteirização otimizada
Escolher as melhores e mais seguras rotas é uma das estratégias que você deve utilizar para evitar o roubo de cargas em movimento.
Utilizar sistemas de roteirização pode ajudar a evitar áreas de alto risco e, caso precise passar por um local perigoso, o software pode indicar os melhores horários para realizar essa rota.
Monitoramento de rotas em tempo real
Além de selecionar os caminhos mais seguros, é importante instalar sistemas de monitoramento de veículos e cargas. Principalmente que contenham o acompanhamento em tempo real, permitindo identificar desvios de rota e situações suspeitas.
Dessa forma, é possível agir rapidamente para adicionar órgãos de segurança e encaminhar a execução do seu plano de contenção de riscos.
Treinamento de motoristas
É importante treinar os motoristas e até fazer simulações de diferentes situações para mostrar qual a melhor maneira de agir e reagir aos riscos associados.
Todos os motoristas devem saber como se comportar diante das situações de perigo e como acionar os protocolos de segurança estabelecidos pelo gestor.
Quer continuar recebendo dicas para aumentar a segurança nas suas operações de transporte e eficiência operacional da frota? Assine nossa newsletter diária e gratuita!