Como usar a tecnologia na gestão de transporte de cargas

Principais tecnologias na gestão de transporte de cargas (quais são e para que servem)

Luiz Felipe
Luiz Felipe

A tecnologia na gestão de transporte de cargas é uma inovação que vêm ganhando visibilidade e reconhecimento nos últimos anos. Quais as principais soluções? Como melhorar a gestão com elas? Continue lendo para ter suas dúvidas respondidas!

Você sabia que, cada vez mais, os gestores contam com recursos tecnológicos? 

A tecnologia na gestão de transporte de cargas também é um cenário que ganha destaque. Em um país como o Brasil, onde há um grande número de caminhões transportadores, a inovação de soluções em operações é crucial para ganhar vantagem sobre os concorrentes no mercado.

Softwares para gestão podem tanto ser completos quanto específicos. Ou seja, exclusivos para determinadas tarefas (como o checklist eletrônico para manutenção de frota, por exemplo).

O importante a saber, independente de qual caminho você seguir, é que todas as opções contribuem com dados para a empresa. Através deles, é possível tomar decisões melhores e mais rápidas, além de melhorar o aproveitamento dos recursos das empresas.

Na realidade, existem diferentes tipos de tecnologia, aplicáveis a situações específicas. A seguir, entenda um pouco mais sobre algumas das principais soluções em transporte atualmente.

TMS – Sistema de Gerenciamento de Transporte

O Transport Management System, mais conhecido pela sigla TMS, é um sistema voltado para as atividades relativas à distribuição de cargas.

Ele proporciona uma visão geral e centraliza informações dos processos. Em outras palavras, ele contempla tarefas básicas da gestão de transporte, por exemplo:

  • controle financeiro da empresa;
  • acompanhamento de roteiros de coletas e entregas;
  • emissão de conhecimentos e manifestos de carga.

Entre outras funcionalidades, o TMS é uma tecnologia na gestão de transporte de cargas que pode ser usada em diferentes momentos — desde o planejamento até uma análise de rentabilidade.

ERP – Sistema Integrado de Gestão Empresarial

Podendo ser conhecido pelo nome em inglês Enterprise Resource Planning, o ERP é um sistema responsável por gerenciar e integrar as diversas áreas de uma empresa.

Dessa maneira, pode-se encontrar funcionalidades que softwares mais específicos não têm, como o cadastro de clientes e fornecedores, dados de cobranças e pagamentos e gestão de estoque.

Justamente por ter a característica de integração de sistemas, essa plataforma não possui nenhuma particularidade de gestão. Então, ao utilizar o ERP, o gestor de frota consegue escolher mais opções para completar e aumentar as funcionalidades do sistema.

RFID – Identificação por radiofrequência

A identificação por radiofrequência (Radio Frequency Identification), começou a ser introduzida há alguns anos. No começo, era comum encontrá-la apenas na gestão de armazéns. Contudo, hoje o uso do RFID já está mais difundido.

Powered by Rock Convert

Essa tecnologia é um método de identificação automática por sinais de rádio. Funciona quase como um código de barras: por meio da etiqueta RFID, uma base transmissora faz a leitura de informações, interpreta-as e transmite elas para o sistema.

Assim, as etiquetas facilitam a identificação de veículos e componentes nas atividades de manutenção. Além disso, podem armazenar informações de trocas, utilização e reparos feitos em uma mesma peça ou veículo da frota.

Softwares de gestão de pneus

Embora sejam atividades contempladas em partes pelos sistemas previamente mencionados (ERPs e TMSs), o uso de soluções especializadas é vantajoso. Mas por que? Geralmente, quando sistemas têm o objetivo de atender a gestão geral da empresa, as informações sobre pneus ficam um tanto de lado. 

Contudo, acompanhar periódica e precisamente a calibragem e o desgaste dos pneus da frota é uma atividade de grande importância. Dito isso, uma tecnologia especializada em gestão de pneus é essencial para a empresa.

Além de garantir maior durabilidade, um software desses pode representar grande economia de combustível e maior segurança para a empresa e seus colaboradores. Tudo isso somado, consequentemente, leva à otimização de tempo e recursos.

Rastreamento veicular via satélite

Através do uso e transmissão de informações por rastreadores e sensores instalados nos veículos, é possível acompanhar diversos itens. Pode-se, dessa forma, monitorar itens como:

  • localização;
  • velocidade;
  • nível de combustível.

Tudo isso ainda entre outros fatores que podem variar de acordo com o tipo de serviço contratado. 

Diante disso, as empresas acompanham as informações e agem conforme ocorrem comportamentos atípico ou problemas. Com isso, dispararam alertas que podem acionar autoridades de segurança, bloquear o veículo e até mesmo cortar a distribuição de combustível.

Não há dúvidas: as tecnologias permanecem em constante aprimoramento e expansão, e é improvável que sua transportadora vá sobreviver sem elas. 

Contar com o apoio de tecnologia na gestão do transporte de cargas já não é apenas uma opção, é uma obrigatoriedade para manter-se competitivo e em evolução perante ao mercado e aos concorrentes.

Aqui na Prolog, somos especialistas em gestão de pneus. Nosso software funciona em 4 passos:

  1. Cronograma de aferições;
  2. Aferições;
  3. Dados para tomada de decisão;
  4. Finalização de serviços.

Inclusive, usando nosso aplicativo, sua gestão pode ser até 136% mais eficiente! 

Se você está interessado em conhecer em mais detalhes essa solução, confira tudo sobre a gestão de pneus Prolog e ENTRE EM CONTATO!

Powered by Rock Convert

0 Comments

Deixe uma resposta

More great articles

Como o Prolog pode melhorar a gestão de pneus

A gestão de pneus é sempre um desafio para os gestores de operações de transporte rodoviário. É constante a busca…

Read Story

4 motivos para usar a tecnologia na gestão de pneus da sua operação.

A evolução da tecnologia tem trazido benefícios para o cotidiano de muitas atividades nos dias atuais. O uso da tecnologia…

Read Story
Use a tecnologia logística para melhorar suas operações de transporte.

Você já usa tecnologia logística na sua transportadora?

Você sabe a melhor maneira de tornar suas operações de transporte mais ágeis e eficientes? A tecnologia logística tem um…

Read Story

Never miss a minute

Get great content to your inbox every week. No spam.
[contact-form-7 404 "Not Found"]
Arrow-up
Translate »