Principais tecnologias na gestão de transporte de cargas (quais são e para que servem)

Como usar a tecnologia na gestão de transporte de cargas

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

A tecnologia na gestão de transporte de cargas é uma inovação que vêm ganhando visibilidade e reconhecimento nos últimos anos. Quais as principais soluções? Como melhorar a gestão com elas? Continue lendo para ter suas dúvidas respondidas!

Você sabia que, cada vez mais, os gestores contam com recursos tecnológicos? 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

 

A tecnologia na gestão de transporte de cargas também é um cenário que ganha destaque. Em um país como o Brasil, onde há um grande número de caminhões transportadores, a inovação de soluções em operações é crucial para ganhar vantagem sobre os concorrentes no mercado.

Softwares para gestão podem tanto ser completos quanto específicos. Ou seja, exclusivos para determinadas tarefas (como o checklist eletrônico para manutenção de frota, por exemplo).

O importante a saber, independente de qual caminho você seguir, é que todas as opções contribuem com dados para a empresa. Através deles, é possível tomar decisões melhores e mais rápidas, além de melhorar o aproveitamento dos recursos das empresas.

Na realidade, existem diferentes tipos de tecnologia, aplicáveis a situações específicas. A seguir, entenda um pouco mais sobre algumas das principais soluções em transporte atualmente.

O GUIA DA
GESTÃO DE FROTAS

TMS – Sistema de Gerenciamento de Transporte

O Transport Management System, mais conhecido pela sigla TMS, é um sistema voltado para as atividades relativas à distribuição de cargas.

Ele proporciona uma visão geral e centraliza informações dos processos. Em outras palavras, ele contempla tarefas básicas da gestão de transporte, por exemplo:

  • controle financeiro da empresa;
  • acompanhamento de roteiros de coletas e entregas;
  • emissão de conhecimentos e manifestos de carga.

Entre outras funcionalidades, o TMS é uma tecnologia na gestão de transporte de cargas que pode ser usada em diferentes momentos — desde o planejamento até uma análise de rentabilidade.

ERP – Sistema Integrado de Gestão Empresarial

Podendo ser conhecido pelo nome em inglês Enterprise Resource Planning, o ERP é um sistema responsável por gerenciar e integrar as diversas áreas de uma empresa.

Dessa maneira, pode-se encontrar funcionalidades que softwares mais específicos não têm, como o cadastro de clientes e fornecedores, dados de cobranças e pagamentos e gestão de estoque.

Justamente por ter a característica de integração de sistemas, essa plataforma não possui nenhuma particularidade de gestão. Então, ao utilizar o ERP, o gestor de frota consegue escolher mais opções para completar e aumentar as funcionalidades do sistema.

RFID – Identificação por radiofrequência

A identificação por radiofrequência (Radio Frequency Identification), começou a ser introduzida há alguns anos. No começo, era comum encontrá-la apenas na gestão de armazéns. Contudo, hoje o uso do RFID já está mais difundido.

Essa tecnologia é um método de identificação automática por sinais de rádio. Funciona quase como um código de barras: por meio da etiqueta RFID, uma base transmissora faz a leitura de informações, interpreta-as e transmite elas para o sistema.

Assim, as etiquetas facilitam a identificação de veículos e componentes nas atividades de manutenção. Além disso, podem armazenar informações de trocas, utilização e reparos feitos em uma mesma peça ou veículo da frota.

Softwares de gestão de pneus

Embora sejam atividades contempladas em partes pelos sistemas previamente mencionados (ERPs e TMSs), o uso de soluções especializadas é vantajoso. Mas por que? Geralmente, quando sistemas têm o objetivo de atender a gestão geral da empresa, as informações sobre pneus ficam um tanto de lado. 

Contudo, acompanhar periódica e precisamente a calibragem e o desgaste dos pneus da frota é uma atividade de grande importância. Dito isso, uma tecnologia especializada em gestão de pneus é essencial para a empresa.

Além de garantir maior durabilidade, um software desses pode representar grande economia de combustível e maior segurança para a empresa e seus colaboradores. Tudo isso somado, consequentemente, leva à otimização de tempo e recursos.

Rastreamento veicular via satélite

Através do uso e transmissão de informações por rastreadores e sensores instalados nos veículos, é possível acompanhar diversos itens. Pode-se, dessa forma, monitorar itens como:

  • localização;
  • velocidade;
  • nível de combustível.

Tudo isso ainda entre outros fatores que podem variar de acordo com o tipo de serviço contratado. 

Diante disso, as empresas acompanham as informações e agem conforme ocorrem comportamentos atípico ou problemas. Com isso, dispararam alertas que podem acionar autoridades de segurança, bloquear o veículo e até mesmo cortar a distribuição de combustível.

Não há dúvidas: as tecnologias permanecem em constante aprimoramento e expansão, e é improvável que sua transportadora vá sobreviver sem elas. 

 

Contar com o apoio de tecnologia na gestão do transporte de cargas já não é apenas uma opção, é uma obrigatoriedade para manter-se competitivo e em evolução perante ao mercado e aos concorrentes.

Aqui na Prolog, somos especialistas em gestão de pneus. Nosso software funciona em 4 passos:

  1. Cronograma de aferições;
  2. Aferições;
  3. Dados para tomada de decisão;
  4. Finalização de serviços.

Inclusive, usando nosso aplicativo, sua gestão pode ser até 136% mais eficiente! 

Se você está interessado em conhecer em mais detalhes essa solução, confira tudo sobre a gestão de pneus Prolog e ENTRE EM CONTATO!

Economize mais aumentando a vida útil dos pneus de sua frota.

Entenda como a solução de Gestão de Pneus do Prolog faz isso por você.

Aproveite e leia também

Melhorando a produtividade da frota de veículos.

A chave da produtividade para a sua frota de veículos

As operações de transporte representam altos custos e, ao contrário do que pode parecer, isso não é sinônimo de eficiência.…

Read Story
como fazer um bom controle de frota

O que os gestores fazem quando precisam melhorar o controle de frotas?

Que tal descobrir 11 maneiras de melhorar o seu controle de frota? Leia esse texto para saber TUDO que você…

Read Story
escolha um sistema para transportadoras

Como escolher um sistema para transportadoras?

Os processos de uma operação de transportes podem ser muito mais simples e rápidos com a ajuda da tecnologia: um…

Read Story
Arrow-up
Translate »