O arraste lateral é um tipo de desgaste que afeta os pneus dos caminhões. A maior parte do motivo que leva a esse problema é a ausência de cuidado ao dirigir e a falta de manutenção.
Sabemos que os pneus são as peças de um caminhão que mais sofrem pressão durante o transporte de cargas. Por isso, é fundamental exercer uma série de medidas preventivas que auxiliem no cuidado deles.
Quando o assunto é logística e envolve uma frota, torna-se ainda mais importante conhecer maneiras de evitar contratempos com os pneus. Isto porque o impacto financeiro pode ser grande quando as peças não são administradas adequadamente.
Por não ser um assunto muito comum, mas algo que acontece com frequência, hoje vamos conhecer o que é o arraste lateral, por que ele ocorre e quais são as melhores maneiras de evitá-lo.
1. O que é o arraste lateral do pneu?
O arraste lateral não tem muito segredo, ele simplesmente é um tipo de desgaste causado pelo mau uso do veículo, podendo danificar seus componentes, a segurança do pneu e até mesmo invalidar a sua garantia.
Quando prejudicado pelo arraste lateral, o pneu apresenta:
- Escorregamento lateral;
- Danos nas barras ou blocos da banda de rodagem;
- Trincas nos ombros e arestas dos sulcos.
Todas estas, consequências que provocam a redução de vida útil da peça.
2. Como acontece o arraste lateral?
O arraste lateral dos pneus acontece, principalmente, por falta de balanceamento e alinhamento do veículo.
Mas, também, por manobras fechadas em curvas e pátios pequenos, além da ultrapassagem do limite de peso de carga indicado pelo fabricante do caminhão.
Os pneus de veículos pesados, como caminhões e ônibus, já sofrem maior pressão de carga por seus tamanhos e pesos.
Quando sobrecarregados por falta de cuidado do motorista ou ausência de revisão, têm suas estruturas danificadas e, automaticamente, a redução do seu tempo de uso.
3. Qual a importância de evitar o arraste lateral?
Os pneus são os componentes mais sobrecarregados durante as viagens de um caminhão devido ao peso que transporta, mudanças climáticas, diversos tipos de estradas e rodovias em péssimas condições.
Esses fatores externos prejudicam a sua estrutura naturalmente. Contudo, torna-se pior ainda quando os motoristas não tomam cuidado ao dirigir e as peças não recebem as manutenções indicadas.
A segurança que os pneus devem trazer à viagem é reduzida, assim como seu tempo de vida.
Mais que itens caros, gerando prejuízo para a empresa, a ausência de revisão pode causar imprevistos durante entregas, acidentes com os motoristas e perda de carga.
Inclusive, até a garantia do veículo pode ser perdida, já que o arraste lateral é ocasionado por um descuido humano.
4. Quais os cuidados para não acontecer o arraste lateral?
Existem alguns cuidados que devem fazer parte da rotina de todo veículo e são também as principais formas de evitar o arraste lateral:
Direção defensiva
É fundamental o motorista conhecer os limites do caminhão que dirige. O ideal é evitar curvas fechadas, velocidade excessiva, freadas bruscas, aceleração repentina e peso acima do recomendado no manual de fabricação.
A empresa de logística também deve oferecer cursos ou palestras que atualizem os condutores da importância de uma direção defensiva.
Rodízio dos pneus
O lado externo dos pneus recebe mais agressão de resíduos degradantes, já que ficam direcionados para as estradas.
É recomendado que o rodízio seja realizado a cada 10 mil quilômetros rodados, fazendo com que o desgaste ocorra de maneira mais uniforme.
Observe os sulcos dos pneus
É importante estar atento a profundidade dos sulcos, já que através deles é possível reconhecer o desgaste prematuro e irregular dos pneus. Eles não podem ultrapassar o limite de 1,6 mm, certo?
Após esse limite, o pneu passa a ser considerado careca e os riscos de acidente na estrada aumentam consideravelmente.
Realize o alinhamento e balanceamento
O alinhamento e balanceamento do veículo ajudam a não sobrecarregar os pneus e são ações fundamentais para evitar o arraste lateral. Assim como o rodízio, é recomendado realizá-los a cada 10 mil quilômetros rodados.
A gestão de pneus é uma ótima forma de administrar as peças e possuir uma revisão mais controlada. A direção também fica mais segura e a durabilidade deles aumentam, gerando economia para a frota.
Agora, para entender ainda mais sobre pneus, frotas e o universo logístico como um todo, conheça nosso canal do YouTube: