A manutenção orientada a dados é uma prática moderna nas frotas veiculares, pois envolve o uso de tecnologias de gestão e monitoramento dos veículos para uma tomada de decisões mais efetiva.
Não há dúvidas de que a gestão orientada a dados está se tornando uma prática cada vez mais presente nas indústrias, e já começou a crescer na gestão de frotas também.
Por isso, uma das principais áreas da frota, a manutenção, também deve se tornar uma prática orientada a dados para garantir operações otimizadas e custo-efetivas
Confira a seguir:
- O que é orientação a dados?
- O que é manutenção orientada a dados?
- Quais são os benefícios da manutenção baseada em dados?
- Como funciona uma manutenção orientada a dados?
- Como coletar e armazenar dados de manutenção da frota?
O que é orientação a dados?
A orientação a dados, ou data-driven, se refere ao uso de dados quantificáveis para informar e guiar decisões de negócios.
Para as frotas veiculares, isso significa analisar dados coletados de veículos e operações para tomar decisões mais informadas sobre manutenção, operações e gerenciamento.
O foco está em usar insights concretos, ao invés de intuição ou experiência passada, para impulsionar melhorias e eficiência reais.
O que é manutenção orientada a dados?
A manutenção orientada a dados na gestão de frotas é um processo onde dados coletados dos veículos são usados para prever e prevenir falhas antes que elas ocorram.
Isso se diferencia da manutenção preventiva, geralmente utilizada, que funciona com o agendamento de serviços a partir de cronogramas pré estabelecidos.
Com a abordagem data-driven, a manutenção pode ser programada com base no estado atual do veículo e em tendências de dados, levando a vantagens como a redução no tempo de inatividade da frota.
Benefícios da manutenção orientada a dados
Redução de custos
A manutenção baseada em dados funciona como a manutenção preditiva, sempre prevendo padrões e identificando o momento certo de realizar ajustes nos veículos.
E esse tipo de ação pode diminuir os custos ao evitar falhas graves e prolongar a vida útil dos veículos.
Aumento da eficiência
Com dados precisos, as operações de manutenção são menos suscetíveis a erros ou redundâncias.
Além disso, a antecipação de problemas e agendamentos efetivos para correções veiculares ajuda a evitar ociosidade da frota e reduz a taxa de indisponibilidade dos veículos. Todos fatores que aumentam a eficiência operacional de uma frota.
Melhoria da segurança
A manutenção orientada a dados ajuda a garantir que os veículos estejam sempre em condições ideais de funcionamento, reduzindo o risco de falhas inesperadas e, por consequência, de acidentes na estrada.
Tomada de decisão aprimorada
Com informações detalhadas e atualizadas, os gestores podem tomar decisões mais informadas e estratégicas ao acessar e analisar os dados disponíveis nos sistemas da operação.
Como funciona uma manutenção orientada a dados?
1 – Coleta de dados
A manutenção orientada a dados começa através da coleta contínua de dados dos veículos, que pode incluir informações sobre o desempenho do motor, padrões de uso do veículo, condições de estrada, e até mesmo dados ambientais.
2 – Uso de tecnologias
Com o uso de tecnologias avançadas, como a inteligência artificial e o machine learning, é possível processar grandes volumes de dados e gerar insights importantes para a tomada de decisão.
4 – Protocolos e treinamento de equipe
O treinamento da equipe deve focar na utilização correta das tecnologias implementadas na frota. Dessa forma, garantindo que os dados sejam coletados da melhor forma possível e que o gerenciamento deles seja correto.
5 – Análise e previsões
Todas as informações coletadas são analisadas para identificar padrões e prever quando a manutenção é necessária. Além de contribuir para a compreensão de tendências e padrões da frota, sejam eles bons ou encaminhados para um processo de melhoria.
Nesse momento, também deve-se analisar o ROI na gestão de manutenção e o quanto o investimento em tecnologias compensa na redução de custos com manutenções e inatividade dos veículos.
Como coletar e armazenar dados de manutenção da frota?
A coleta e armazenamento de dados na gestão de frotas pode ser realizada através de uma variedade de tecnologias, como sistemas de telemetria, sensores IoT (Internet das Coisas) e software de gestão de frotas.
Essas ferramentas registram diversas informações em tempo real, desde a localização em tempo real até o estado do motor durante a rota, e até mesmo padrões de condução dos motoristas.
Os dados coletados ficam armazenados em sistemas de nuvem ou bases de dados locais, onde podem ser acessados para análise e relatórios.
Muitos dos sistemas ainda geram relatórios de maneira automatizada, bastando preencher os filtros de data, veículo ou operação que deseja analisar.
A análise de dados na manutenção permite identificar tendências e problemas potenciais antes que eles se tornem críticos.
Por exemplo, um aumento no consumo de combustível pode indicar a necessidade de manutenção do motor. Da mesma forma, padrões irregulares de frenagem podem sinalizar problemas nos sistemas de freio.
Ao monitorar esses indicadores, a manutenção pode ser realizada com prontidão e eficácia, gerando todos os benefícios previstos de uma gestão de manutenção orientada a dados.
Se você deseja aprofundar seus conhecimentos e habilidades nesses aspectos da manutenção de uma frota, não perca a oportunidade de participar do nosso curso de gestão de manutenção.
Inscreva-se agora e dê o próximo passo para alavancar a sua carreira e transformar a eficiência da sua frota!