Reduzir custos de frete em até 40% durante a Black Friday é possível com um gerenciamento de transporte eficiente, segundo especialistas.
De acordo com a nstech, empresa de software para Supply Chain, as empresas que investem em práticas otimizadas conseguem gerar essa redução dos custos de frete, tanto potencializando sua competitividade quanto oferecendo condições mais atrativas para os consumidores.
A gestão de transporte permite otimizar rotas, controlar operações e melhorar a eficiência das entregas. No varejo, essa economia de frete ajuda a reduzir as despesas operacionais e possibilita melhores condições de entrega para o cliente final, que busca conveniência e rapidez.
Para alcançar esses resultados, o uso de ferramentas de gerenciamento de transporte (TMS) e tecnologias de roteirização são fundamentais, ainda segundo o especialista.
Esses recursos permitem que as empresas acompanhem cada etapa da logística, otimizem as rotas e tomem decisões baseadas em dados precisos, o que evita desperdícios e melhora o controle das operações.
Outro ponto crucial para o sucesso na Black Friday, dentre outros períodos de alta demanda, é o planejamento antecipado.
Ao estruturar estratégias logísticas com antecedência, o varejo minimiza o impacto dos altos custos de frete e reduz a chance de imprevistos, garantindo um fluxo de entregas mais eficiente em um período em que os volumes de pedidos disparam.