Mais de 400 operações de transporte promovem mais economia e produtividade com o Prolog

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

5 itens que não podem faltar na inspeção de caminhão de lixo

O que tem no check list para caminhão de lixo? Você sabe o que precisa ser inspecionado nesse tipo de veículo? Descubra agora mesmo!
Aprenda a construir um checklist para caminhão de lixo.

Você tem um checklist para caminhão de lixo? Sabe quais os itens mais importantes para inspecionar? É isso que vamos falar hoje.

Embora sejam veículos bastante comuns, estando presentes em todas as cidades do Brasil, será que eles são bem cuidados? O caminhão de lixo costuma ser uma propriedade do município, mas isso não quer dizer que os cuidados precisam ser precários.

Eles ainda precisam passar pelo processo de manutenção preventiva a fim de evitar, é claro, os perigos. Portanto, trouxemos hoje os principais itens que devem ser inspecionados no caminhão de lixo. 

Hidráulica

O caminhão de lixo depende da hidráulica para cumprir sua função. Afinal, é a partir desta que o peso do lixo é levantado e/ou empurrado para dentro do caminhão. Algumas coisas que você pode incluir para conferir no seu modelo de checklist para este tipo de veículos são:

Filtro

É preciso conferir se há sujeiras ou detritos que podem entupir o filtro e prejudicar o funcionamento da máquina.

Haste do cilindro

Quando a haste está danificada, pode haver vazamentos. Então, procure por desgastes nesta região.

Linha de fluidos

Verifique se há vazamento em alguma região, mesmo que a haste esteja normal. Isso é sinal de problemas na linha de fluidos e precisa ser investigado um pouco mais a fundo.

Tambor do cilindro hidráulico

Muitos problemas podem acontecer pela falha do tambor do cilindro, por isso, procure por sinais de inchaço ou outros sintomas ao realizar a inspeção nessa região do veículo.

Carregamento lateral

Procure por sinais de resistência nas laterais do cilindro para evitar problemas mais sérios.

Lâminas do compressor

A olho nu, as lâminas podem parecer perfeitas, mas é preciso inspecionar cada parte dela e garantir que estão limpas, sem resíduos ou detritos. Esta é uma forma de prolongar a durabilidade e funcionamento do veículo.

 Além disso, procure os parafusos e pinos para garantir que estão bem presos à estrutura — nem precisa citar o perigo que seria um acidente com essas lâminas, né?

Carregador e braçadeiras (garfos)

O carregador é responsável por levantar os contêineres de lixo para jogar o conteúdo para dentro do caminhão. Esse sistema contém diversas pequenas partes que devem ser inspecionadas com frequência: as roldanas e polias do cabo, as travas para o contêiner, as alavancas de comando, e assim por diante.

Sempre busque por sinais de desgaste em todas as peças e veja se todas as partes estão devidamente lubrificadas para funcionamento adequado.

Para as braçadeiras, ou garfos, cheque todos os pinos e parafusos da estrutura. Eles são cruciais para o bom funcionamento da máquina e segurança do veículo. Confira também a velocidade e lubrificação desses garfos carregadores.

Nível de óleo e fluidos

Não realizar a verificação e troca de óleo quando necessário por causar falhas e barulhos incômodos. É preciso notar, nesse momento da inspeção, se há vazamentos, como está a pressão do sistema e se as válvulas estão limpas.

Qualquer problema nesses componentes, assim como no reservatório de óleo, pode levar o caminhão de lixo à um mau funcionamento e risco à segurança dos trabalhadores.

Cabos da bateria

Inspecionar e manter esses cabos nem precisa dizer porque é importante, né? Mas, ainda assim, vamos reforçar: todo o veículo e suas funções dependem da bateria. Então, os cabos precisam ser bem cuidados e sempre testados para prevenir danos e falhas.

Se o cabo não estiver transmitindo uma carga completa, durante o teste de carga, é preciso corrigir este problema com a equipe de manutenção elétrica. Desse modo, garantindo uma durabilidade maior ao caminhão de lixo.

Para montar o seu check list para caminhão de lixo de modo rápido e prático, conheça o sistema de checklist eletrônico Prolog — com modelos personalizáveis e automatização de relatórios!

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.