Como o ProLog pode melhorar a gestão de pneus

Tempo de leitura: 3 minutos

A gestão de pneus é sempre um desafio para os gestores de operações de transporte rodoviário. É constante a busca por formas de inovar e aumentar a durabilidade dos pneus e a eficiência das frotas.

O ProLog, foi desenvolvido com o propósito de simplificar os processos e economizar tempo, esforços e recursos. Neste artigo, trazemos algumas das formas como isso acontece. Confira!

Atividades de gestão de pneus no ProLog

A gestão de pneus pode ser compreendida de uma forma bastante abrangente, envolvendo diversos processos. No entanto, a gestão de pneus no ProLog segue alguns passos e atua diretamente em algumas etapas específicas deste contexto:

  • Cronograma de aferições
  • Aferição dos pneus
  • Ordens de Serviço
  • Movimentação de pneus
  • Relatórios e Análise de Dados

Através deste conjunto de atividades e funcionalidades é que o ProLog consegue trazer benefícios para a gestão de pneus.

Principais ganhos proporcionados pelo ProLog

Redução do tempo de aferição

A metodologia ProLog une hardware, software e definição de processos. Dessa forma, a aferição passa a ser feita com muito mais agilidade. Além da aferição ser mais rápida, ela é instantaneamente utilizada para gerar informação que servirá de gatilho para outros processos. Quando é identificada variação de pressão de calibragem, desgaste dos pneus ou outra irregularidade, as ordens de serviço específicas para cada caso são abertas automaticamente pelo sistema.

Aumento da precisão dos dados

Definir processos e ter recorrência nas aferições é importante. No entanto é essencial ter informações confiáveis, que reflitam a real situação da sua frota. Processos manuais, e equipamentos analógicos, não tem a mesma precisão que as opções tecnológicas. O equipamento do ProLog, conta com recursos digitais para aferição da milimetragem dos sulcos e da pressão de calibragem. O aparelho é de desenvolvimento próprio, o que possibilita seu constante aprimoramento para assegurar seu pleno funcionamento, adequação a realidade das operações atendidas e segurança dos clientes quanto a informação aferida.

Aumento da durabilidade dos pneus

Apenas com a constância de aferições, dados precisos e confiáveis levantados, é possível prolongar em cerca de 15% a vida útil dos pneus. Isso acontece, pois o controle efetivo e preciso da gestão de pneus, possibilita o acompanhamento e a tomada de ações rápida e assertiva. Aliado aos dados e informações, que alimentam relatórios possibilitando a visibilidade do cenário da operação, torna-se possível identificar, corrigir e prever comportamentos de consumo e desgaste. Dessa forma, é possível ter tempo e fundamentos para tomar as decisões rotineiras e estratégicas dentro da gestão de frotas, garantindo mais segurança, eficiência e otimização de recursos.

Redução de custos

Um desafio para todos os gestores, o equilíbrio dos custos da operação, também é impactado positivamente pela utilização do ProLog. Como resultado da aplicação dos recursos disponibilizados pela solução, os impactos são:

  • Redução de retrabalho X Ganhos de produtividade: a equipe conseguirá realizar mais atividades em menos tempo. Isso pode representar, inclusive, a possibilidade de se manter eficiente, mesmo com uma equipe mais enxuta, já que parte das atividades poderá ser absorvida pelo sistema;
  • Durabilidade dos pneus: prolongar a vida útil dos pneus significa dizer que as compras de pneus novos serão feitas com frequência menor. Com isso, é gerada uma economia bastante significativa para a operação.
  • Consumo de combustível: os gastos com combustível também tendem a cair, pois um dos vilões do consumo de combustível é a circulação dos veículos com pneus mal calibrados.

Os processos, tecnologias e metodologias aplicados pelo ProLog, podem trazer uma série de outros benefícios para operações de transporte. Ficou interessado? Se quiser saber mais a respeito, fale com um consultor do ProLog agora mesmo e tire suas dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *