Ganhe agilidade nas operações com a otimização de rotas

Melhore as suas operações de transporte e aumente a agilidade sabendo como otimizar uma rota de entrega.
Saiba como otimizar uma rota para obter os melhores resultados.

Dentre suas diversas habilidades e responsabilidades, saber como otimizar uma rota é um dos conhecimentos que o gestor de frota precisa ter.

O processo de otimização tem um impacto direto na redução de custos operacionais, possibilitando uma gestão mais eficiente do consumo de combustível, redução do desgaste de veículos e pneus, e evitando gastos desnecessários com pedágios.

Além disso, encontrar rotas mais eficientes significa realizar entregas mais rápidas, encurtando prazos e elevando a produtividade das operações de transporte, o que, consequentemente, também contribui para a redução dos custos.

Entender como otimizar uma rota é igualmente essencial para analisar os benefícios trazidos por ferramentas de suporte, especialmente aquelas que utilizam inteligência artificial para refinar os processos de roteirização.

A adoção dessas tecnologias tanto simplifica a tomada de decisões, como também transforma a maneira como as frotas operam, colocando a eficiência e a economia como aspectos centrais da gestão.

A seguir, entenda:

Qual a importância de saber como otimizar uma rota no transporte?

Otimizar uma rota vai além de reduzir a quilometragem percorrida, sendo o seu principal propósito encontrar mais eficiência e economia, seja nas viagens diárias de distribuição ou transportes de longa distância.

A otimização permite selecionar trajetos que evitam obstáculos comuns, como lombadas, semáforos ou congestionamentos, melhorando assim a eficiência no consumo de combustível e reduzindo custos operacionais.

Essa escolha mais inteligente de caminhos também contribui para minimizar as frenagens e acelerações desnecessárias, poupando os veículos de desgastes prematuros.

Além disso, a otimização de rotas tem o seu papel no aumento de qualidade do serviço e satisfação dos clientes, prevenindo atrasos nas entregas ou desvios indesejados.

Quais são os métodos de roteirização?

A roteirização pode ser tanto estática quanto dinâmica. No primeiro caso, trata-se de uma rota fixa que não muda durante a realização do trajeto. Enquanto isso, a roteirização dinâmica tem essa liberdade de atualizar o caminho enquanto ele já está em andamento.

Atualmente, a roteirização é muito baseada em sistemas específicos para este viés. Mas, em qualquer caso, os principais métodos de roteirização incluem:

  • Caixeiro viajante: esse método busca a rota mais curta possível que visita cada local uma única vez e retorna ao ponto de partida, ideal para otimizar rotas curtas com múltiplos destinos.
  • Varredura: aqui, você começa com um ponto central e “varre” ao redor dele, agrupando entregas com base em sua proximidade geográfica. É eficaz para rotas que distribuem ou coletam itens em áreas geograficamente concentradas.
  • Clarke e Wright: nesse método, são combinadas rotas separadas em uma única rota mais eficiente, calculando economias possíveis e fundindo rotas de forma a reduzir a distância total percorrida.

Como otimizar uma rota?

É preciso considerar o tipo de carga

Para otimizar uma rota, é importante fazer essa consideração, pois as diferentes cargas podem exigir rotas ou condições de transporte específicas.

Cargas perigosas, por exemplo, podem ter restrições de rotas devido a regulamentações de segurança, enquanto produtos perecíveis podem necessitar de rotas mais rápidas, com menos congestionamento, e com menos exposição ao calor.

Esses fatores são cruciais para saber como otimizar uma rota nas suas operações.

Leve em conta também o tipo do veículo

Veículos maiores ou com requisitos especiais, como caminhões refrigerados, podem ter limitações de acesso a determinadas estradas ou, em alguns casos, necessidades específicas de paradas para manutenção.

Por isso, é preciso também entender as particularidades de cada tipo de veículo, levando em consideração seu tamanho, capacidade e requisitos de manutenção. Assim, você pode evitar problemas logísticos e otimizar o tempo de entrega.

Acompanhe indicadores de desempenho

Métricas como tempo de entrega, consumo de combustível, custos de manutenção e satisfação do cliente fornecem as informações mais importantes que você precisa entender e estar acompanhando as variações.

Quanto melhor os seus resultados, significa que as rotas estão cumprindo os requisitos de eficiência, segurança e economia.

Caso note resultados ruins ou abaixo da média, será necessário rastrear quais rotas causaram problemas e como isso poderá ser resolvido para evitar novas situações desfavoráveis à operação.

Faça uso das tecnologias de roteirização

As tecnologias de roteirização, especialmente aquelas que incorporam inteligência artificial e aprendizado de máquina, são ferramentas que podem e devem ser usadas em seu planejamento e otimização.

Elas conseguem analisar grandes volumes de dados em tempo real e considerar todas as diferentes variáveis que afetam a qualidade de uma rota, como o tráfego, condições climáticas, horários, segurança, etc.

Dessa forma, processam muito mais informações em muito menos tempo do que um humano é capaz. Ou seja, otimiza não apenas a rota, mas o tempo e rotina do gestor também.

Como funciona a otimização de rotas com inteligência artificial?

Embora seja crucial saber como otimizar uma rota com suas diferentes possibilidades, desde manualmente até utilizando a IA na gestão de frotas, os sistemas inteligentes existem e precisam ser aproveitados.

Esse tipo de tecnologia funciona com o aprendizado de máquina: quanto mais informações você inserir e quanto mais você o utilizar, melhores serão os resultados entregues.

Algumas funcionalidades são:

  • Utilização de dados históricos e padrões de tráfego para prever as melhores rotas e horários de viagem.
  • Ajuste de rotas em resposta a imprevistos, como congestionamentos ou acidentes, encontrando alternativas eficazes em tempo real.
  • Garantir que os veículos trafeguem apenas em vias permitidas pelas regulamentações de transporte.
  • Considerar as preferências das empresas e/ou dos clientes e restrições de entrega para melhorar a experiência e a eficiência das entregas.

Que tal descobrir ainda mais maneiras como a IA pode contribuir para a gestão da sua frota? Assine a nossa newsletter e receba todos os nossos conteúdos.

Autor

Emerson Bastos

Formado em Administração de Empresas pela Univali e atua há 20 anos com transporte rodoviário de carga, frota, planejamento e controle, e finanças.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.