A quilometragem do veículo é um número que todo mecânico, motorista e gestor de frotas deve saber interpretar, sabe por quê?
É a partir dele que é possível realizar o cálculo de consumo de combustível por quilômetro e planejar revisões para manutenções preventivas e troca de peças. Assim, torna-se mais fácil manter o veículo em boas condições para trafegar pelas rodovias, evitando maiores problemas como falha de componentes do caminhão ou parada total do veículo durante uma entrega.
Para realizar o controle de quilometragem, é preciso entender também sobre sua importância e saber:
O que pode ter influência na quilometragem do veículo?
O funcionamento do hodômetro e registros realizados são peças fundamentais para montar a visualização da quilometragem do veículo da frota. Esta é uma forma de verificar potenciais falhas no veículo e alguns cuidados são fundamentais para manter a frota em circulação de forma segura.
Portanto, os pontos de atenção incluem:
1. Originalidade do hodômetro
Desde o surgimento dos hodômetros eletrônicos, fraudá-los ficou mais difícil, isso porque até mesmo os veículos mais antigos que possuem o aparelho analógico receberam dispositivos que asseguram a quilometragem.
Porém, todo cuidado é válido.
Possuir um scanner automotivo na oficina da empresa ou levar o caminhão até um profissional que realize a verificação é sempre a melhor opção para garantir que o veículo não tenha rodado mais do que consta no painel.
A atenção para esse detalhe deve ser dobrada em casos de compras de caminhões e máquinas usadas.
2. Rotina de checagem
Para realizar uma rotina de checagem, é importante possuir uma padronização de processos. Com um método pré-definido, é muito mais simples realizar check-ups que analisem a necessidade de manutenções com frequência, mas de forma rápida e prática.
Através de checklists para monitoramento você pode verificar não apenas a quilometragem do caminhão, mas também a sua iluminação, funcionamento dos freios, nível do óleo e todos os equipamentos fundamentais para um trajeto mais tranquilo.
Isso nos leva a outro importante cuidado:
3. Registro da quilometragem do veículo
Todo registro é importante quando o assunto são os caminhões da sua frota. Isso porque esses dados, quando armazenados, ajudam a reconhecer falhas e desgastes de peças que necessitam de trocas.
Inclusive, a quilometragem possui forte influência na hora de entender os problemas de um veículo. Quando o seu número está muito alto, significa que rodou longas distâncias, que podem ter alterado os componentes do caminhão.
Como realizar o controle de quilometragem?
Observando o hodômetro do veículo no painel do caminhão é uma maneira rápida e comum de realizar o controle. Melhor ainda se for através da rede eletrônica, com scanners, e a ajuda de um bom profissional.
De maneira geral, a quilometragem do veículo pode ser realizada por:
Controle manual
O controle manual pode ser realizado com uma planilha de controle de quilometragem e abastecimento. De forma que, a cada manutenção e/ou abastecimento do veículo, seja registrado o número identificado no hodômetro.
No mesmo sentido, os registros podem ser feitos pelo checklist de entrada e saída do veículo, quando se anotam as quilometragens antes e após cada viagem.
Nesse caso, é preciso instruir o motorista a fazer a leitura corretamente para que os registros tenham o máximo de precisão.
Controle por sistema
Um sistema de controle de frotas é sempre a melhor opção. Além de ser mais prático, a sua funcionalidade é garantida. Na verdade, opções como o rastreador de frotas já podem cumprir essa função com eficiência.
Isso porque o controle será realizado através de um acompanhamento do caminhão em tempo real, com base nos dispositivos de monitoramento instalados no veículo.
Qual a importância de realizar controle de quilometragem do veículo?
Quando um motorista faz uma rota com frequência, é possível calcular o seu gasto. A partir do momento que esse valor muda, pode ser que algo esteja errado com o caminhão, gerando mais consumo. Alerta de manutenção!
Por outro lado, pode ser que o motorista começou a dirigir de maneira irresponsável e deve ser notificado.
O controle de quilometragem ainda permite entender e planejar melhor as inspeções veiculares. Conforme você lê e interpreta o hodômetro, consegue reconhecer problemas no veículo, sabendo a hora de verificar os pneus, freios e ainda outros fatores que fornecem a segurança no transporte de cargas.
Tudo isso para prevenir a perda de peças importantes e reduzindo consideravelmente as chances de acidentes.
Em adição, controlar a quilometragem é sobre conhecer o desempenho do veículo. Pois, por exemplo, torna-se possível saber quantos quilômetros o caminhão roda com X litros de combustível.
Além dessa identificação, é viável traçar rotas mais inteligentes e econômicas. Por falar em desempenho, isto é algo que você pode controlar por meio dos KPIs (indicadores de desempenho) da frota.
Dentre os principais, você encontra gastos com combustível e manutenção — dois grandes fatores relacionados com a quilometragem do veículo. Conheça ainda mais sobre esses indicadores e como utilizá-los na sua gestão:
Conheça os principais indicadores para a gestão de sua frota