Como uma gestão de pneus eficiente pode reduzir o consumo de combustível?

Luiz Felipe
Luiz Felipe

O consumo de combustível é certamente o item com maior impacto nos custos de operações de transporte, e existem diversos fatores ligados a ele, como preço do combustível, condições de estradas, conduta de direção dos motoristas.

Mas o que muitas vezes acaba não sendo considerado, ou não abordado com grande ênfase é a relação entre a forma como a empresa faz a gestão de pneus e o consumo de combustível dos veículos.

Quer saber mais sobre como a gestão de pneus pode ajudar a economizar combustível? Continue lendo este artigo e descubra!

Mas afinal, o que é gestão de pneus?

Apesar de ser um termo comum, podem haver diferente interpretações e não estar claro o que é gestão de pneus. Antes de continuar, vamos dar aqui, uma definição de gestão de pneus, segundo o entendimento dos especialistas da equipe Prolog.

Powered by Rock Convert

“Gestão de pneus é o conjunto de atividades periódicas de coleta (aferição), armazenagem e análise de dados referente ao estado dos pneus da frota, com a finalidade de convertê-los em informação relevante para a tomada de decisão sobre os recursos físicos, financeiros e de pessoal referentes a frota.”

De que forma a gestão de pneus se relaciona com o consumo de combustível?

No conjunto de procedimentos de uma metodologia de gestão de pneus, existe uma atividade básica e essencial que é a aferição de pressão dos pneus. E é justamente neste ponto que a gestão de pneus e o consumo de combustível estão interligados.

Quando calibrados com pressão inferior a recomendada, os pneus têm um acréscimo na sua força de arrasto. Devido ao aumento da área de contato dos pneus com o solo, se faz necessário o empenho de maior esforço do motor para atingir a velocidade necessária para gerar a força suficiente para movimentar o veículo.

Através da realização coordenada da aferição de pressão dos pneus, é possível criar um histórico de informações e definir padrões. Dessa maneira, cria-se um perfil de comportamento de esvaziamento e desgaste dos pneus. Com essas informações em mãos é possível identificar e prevenir possíveis irregularidades. Corrigindo os problemas a tempo, evita-se que o desempenho do veículo e do pneu sejam prejudicados.

Quer saber mais sobre este assunto? Acompanhe nosso blog e leia mais conteúdos como este.

Se quiser conhecer a metodologia Prolog, você pode falar com um consultor Prolog agora mesmo.

Powered by Rock Convert

0 Comments

Deixe uma resposta

More great articles

Gestão de pneus: benefícios da aferição de pneus com o uso de tecnologia

Aferir frequentemente os pneus já é uma atividade conhecida por equipes de gestão de frotas. Os gestores, e os próprios…

Read Story

4 motivos para usar a tecnologia na gestão de pneus da sua operação.

A evolução da tecnologia tem trazido benefícios para o cotidiano de muitas atividades nos dias atuais. O uso da tecnologia…

Read Story

Como funciona a gestão de pneus no Prolog?

Quando falamos que atuamos na gestão de pneus, algumas pessoas nos perguntam “Mas, o que exatamente o Prolog faz?”. Então,…

Read Story

Never miss a minute

Get great content to your inbox every week. No spam.
[contact-form-7 404 "Not Found"]
Arrow-up
Translate »