Como fazer o descarte de pneus usados na frota

Saiba como realizar o descarte de pneus usados corretamente e torne a sua frota mais sustentável.
O que fazer para descartar pneus usados corretamente?

O descarte de pneus usados deve ser pensado junto ao meio ambiente, evitando impactos negativos, como a poluição de solos e rios.

O Brasil produz cerca de 70 milhões de pneus por ano, porém, descarta mais de 160 milhões no mesmo período. Em sua composição, há borracha, aço, petróleo e uma grande mistura de elementos, gerando um produto que leva mais de 600 anos para se decompor.

Durante esses anos, ocupa grandes espaços em aterros, entope redes de esgotos, polui os rios e solos, além de prejudicar espécies de animais nativos e ser um agente para a proliferação de doenças, como a dengue.

Para reverter todos esses problemas e fazer a sua parte, você está aqui buscando informações para saber como descartar os pneus velhos de forma adequada, certo?

Então, vamos ajudá-lo nessa missão:

O que é um descarte sustentável de pneu?

O descarte sustentável, também conhecido como logística reversa de pneus, é o encaminhamento da borracha que não será mais utilizada para organizações ou empresas especializadas em transformar o material em uma nova matéria-prima, evitando jogá-las no meio ambiente.

Quando a vida útil de um pneu chega ao fim, é necessário se desfazer dele a fim de abrir espaço para novas peças. Nada melhor do que fazer isso sabendo que está colaborando com a redução de impactos ambientais.

Como fazer o descarte de pneus usados e velhos?

Vamos apresentar quatro soluções onde você pode descartar os pneus velhos. Sua função é apenas escolher qual opção melhor se adapta a realidade da sua empresa:

Devolver ao revendedor ou fabricante

Sim, você pode ir à revenda onde adquiriu os pneus e devolvê-los, completando a ideia de  logística reversa. Apenas confirme se o local da compra aceita a devolução da peça para descarte, pois nem todos seguem esses princípios.

Caso não recorde onde foi feita a compra e não tenha isso em histórico, verifique a marca e procure fazer a devolução na própria fábrica. É uma opção que pode até ser mais viável, principalmente se forem marcas já bem conhecidas e estabelecidas no mercado.

Entregar na borracharia

Quando é feita a troca, é super comum deixar os pneus nas borracharias. O local é responsável pelo manuseio adequado da peça e também entende a importância do seu descarte adequado, sendo uma opção mais prática.

Contudo, busque uma garantia de que o descarte de pneus usados realmente é sustentável. 

Afinal, não adianta encaminhar para um local que vai apenas jogá-lo num terreno sem nem entender o impacto que está gerando — ou pior: saber, mas não se preocupar com as questões ambientais.

Levar até um ponto de coleta

Muitas cidades possuem um ponto de coleta de materiais recicláveis. A melhor forma de saber onde ele fica é solicitando a informação na prefeitura. Normalmente, esses locais recebem diversos tipos de lixos recicláveis e materiais altamente nocivos ao meio ambiente, como pilhas, óleo de cozinha e baterias. 

Assim, também podem receber os pneus e manuseá-los apropriadamente. Em alguns municípios, os pontos de coleta não recebem as peças por já haver uma empresa de descarte específica para pneus.

Contratar uma empresa de descarte

Existem algumas empresas que trabalham com o descarte de pneus, coletando as peças e realizando uma série de avaliações para poder dar o destino adequado a cada unidade descartada.

Após receber, separar e higienizar os pneus, a empresa consegue determinar se o pneu pode ser reutilizado para gerar um novo pneu — assim, diminuindo os impactos ambientais por evitar que a nova matéria-prima seja retirada da natureza.

Os que não se tornam um novo pneu através do derretimento, passam pelo processo de upcyling, isto é, o reaproveitamento. São usos criativos para as partes do pneu, que se transformam em novos itens como puffs, banquetas e mesinhas de centro.

Por que é preciso dar atenção à sustentabilidade na gestão de pneus?

Quando o assunto é reciclagem de pneus, não é apenas conversa, sabia? Existe uma lei de logística reversa que torna o retorno dos itens obrigatório, segundo a Política Nacional de Resíduos (PNRS) e da Resolução Conama nº 416/2009.

Itens de borracha, como no caso do pneu, podem levar até 600 anos para se decompor na natureza, causando contaminação devido à toxicidade dos materiais que o compõem.

Além disso, servem de recipiente para insetos proliferadores de doenças, um caso de saúde pública que há anos é debatido no Brasil.

Com o simples descarte de pneus usados de forma adequada, sua empresa consegue reduzir em grandes proporções todos os impactos ambientais.

O que fazer além de conscientizar o descarte de pneus usados?

Adquirir veículos menos poluentes

Os veículos são responsáveis por uma grande parte da poluição presente nas grandes cidades. Mesmo sendo mais caros, os caminhões movidos à gás natural e bioetanol ajudam o meio ambiente.

Se você tiver recursos, vale até mesmo investir em veículos elétricos. Além de auxiliar no cuidado do planeta com muito mais eficiência, também são bastante econômicos para a frota.

Fazer a otimização das rotas

Investir em rotas mais curtas não é bom apenas para o bolso da empresa. 

Fazer com que os caminhões trafeguem menos nas rodovias e reduzam a emissão de poluentes que causam o efeito estufa. Quando isso não for possível, você pode otimizar as rotas analisando onde tem menos tráfego e menos paradas (como semáforos ou pedágios). 

Isto porque, quando o veículo está parado e ligado, há um desperdício maior de combustível e emissão de gases poluentes.

Manter o calendário de manutenção preventiva

Com a manutenção em dia, você evita que os caminhões queimem mais combustível que o necessário. Ainda mais, a prevenção auxilia nos cuidados dos pneus, aumentando a vida útil e evitando o seu descarte por alguns anos a mais, pelo processo de recapagem.

Treinar os condutores para serem mais conscientes

É claro que quem dirige também precisa ter responsabilidade. Alguns cuidados com o caminhão, como respeitar a troca de marchas, usar o ar-condicionado com moderação e acelerar com prudência são ações sustentáveis.

Por ser um tema cada vez mais debatido, milhares de soluções em todos os setores surgem constantemente. 

Procurar profissionais especializados para realizar treinamentos de conscientização de toda equipe e também estar atento às novas tecnologias que surgem, são maneiras de transformar a sua frota para ser mais sustentável.

Contratar um software de gestão de pneus

Com a ajuda da tecnologia, é mais rápido e fácil identificar falhas nos pneus que possam estar acelerando o descarte deles e impedindo que a peça seja realmente aproveitada ao máximo.

Um caso que passou por esse problema (e o resolveu) é a Conlog, uma transportadora que adquiriu nossa gestão de pneus e passou de um descarte médio de 8 pneus ao mês para zero. A utilização das peças se prolonga e as compras reduzem, também gerando menos resíduos e impactos na natureza.

Além disso, um checklist de caminhão se torna indispensável. Com este, as inspeções são práticas e os reparos se tornam mais agilizados. Mas, mais que isso, o sistema, tanto de checklist quanto de pneus, gera relatórios automatizados.

É uma questão de você analisar e criar práticas sustentáveis baseadas nos dados disponíveis.
Confira alguns tipos de relatórios que estão disponíveis: 8 relatórios para entender os pneus da sua frota.

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.