Principais cargos para exercer a gestão de frotas

As funções na gestão de frotas são importantes para o dia a dia na operação. Confira o que envolve cada função.
Conheça todas as funções da gestão de frotas.

Seja em operações de veículos leves ou pesados, é preciso que as funções na gestão de frotas sejam designadas para que tudo ocorra sem erros. 

Desde o planejamento de rota até a inspeção dos veículos, são muitos os processos na rotina de uma frota. Por isso, a organização e planejamento são fundamentais!

Geralmente, quem realiza essa etapa é o gestor de frotas, mas, além dele, quem são os demais responsáveis? Quem deve executar cada tarefa planejada?

A seguir, vamos apresentar as principais funções na gestão de frotas:

Gerentes e supervisores

Gestor de frotas

O gestor de frotas é o responsável por garantir a disponibilidade dos veículos usados para o transporte de cargas, passageiros e funcionários. É ele quem monitora gastos e planeja soluções com o objetivo de aumentar a eficiência da operação e o desempenho da equipe.

Suas funções envolvem: gerenciamento financeiro, controle de manutenção, análise de resultados, gestão de equipe e cuidados com a legislação. O mais importante é que todas as suas atividades tenham foco em redução de custos e melhoria nos serviços prestados.

Gestor de pneus

O gestor de pneus monitora o rendimento e a durabilidade dos pneus com foco principalmente nos gastos com o ativo. Afinal, se a empresa deseja manter os preços competitivos no mercado, ela deve contabilizar custos como: abastecimento, reposição de peças e manutenção.

Suas funções na gestão de frotas abrangem desde a coleta de informações, como a frequência das trocas de pneus e o cronograma de rodízio das rodas; até o planejamento da substituição de pneus, com base na quilometragem rodada de cada veículo e a condição das estradas.

Gestor de manutenções

O gestor de manutenções organiza, lidera e monitora o processo de reparos e consertos de uma frota. É ele quem garante que os veículos, equipamentos, máquinas e instalações estejam funcionando corretamente.

Suas funções incluem: aplicação da política de manutenção, consultorias técnicas, identificação de falhas, implementação de novas soluções, liderança dos colaboradores da frota que realizam as tarefas de manutenção e assim por diante.

Coordenador de logística

O coordenador de logística pode ter funções na gestão de frotas que se assemelham às do gestor de frotas, porém, geralmente este coordenador é mais voltado aos processos logísticos como um todo, não apenas ao que diz respeito à frota e seus veículos.

Dessa forma, ele administra a movimentação de mercadorias e serviços relacionados à cadeia de suprimentos. Isto é, desde a chegada da matéria-prima no armazém até a entrega do produto final para o cliente.

Suas funções são: controle de orçamento, administração e renovação da frota, monitoramento dos indicadores de desempenho, etc. É importante lembrar que a distribuição das atividades e seus encarregados varia de acordo com cada empresa.

O tecnólogo em logística cuida de toda a organização operacional de uma frota, ou seja, faz o gerenciamento de matérias-primas, produtos e recursos. É ele quem otimiza os processos e diminui os custos em cada etapa.

Suas funções envolvem: controlar o armazenamento, administrar o estoque, acompanhar as operações de carga e descarga, gerenciar a compra de suprimentos, realizar o atendimento aos clientes, entre outros.

Analista de frotas e pneus

O analista de frotas e pneus analisa dados e informações relacionadas à operação dos veículos. Ele busca melhorias e otimizações em todo o fluxo de trabalho, por isso sua visão do negócio é bastante estratégica.

Suas funções na gestão de frotas abrangem: controle de manutenções, documentações e gastos; produção de relatórios sobre o desempenho dos ativos; planejamento de compra, venda e troca de carros; suporte técnico para motoristas, etc.

Assistente de frotas

O assistente de frotas realiza diversas atividades operacionais, entre elas: monitoramento e rastreamento de veículos, pagamento de fretes, lançamento de notas fiscais em sistema, além de auxiliar na administração de combustível.

Conferentes de frotas

O conferente de frotas, como o próprio nome sugere, é o profissional responsável por conferir mercadorias e documentações, tanto na hora da carga quanto da descarga em um armazém ou terminal.

Suas funções incluem: conferir as cargas e seus respectivos documentos, acompanhar as atividades de produção,elaborar relatórios sobre o desempenho dos funcionários, liderar equipes, etc.

Motoristas de frotas

O motorista de frotas movimenta todo e qualquer tipo de material de um lugar para o outro de acordo com sua especialização. É ele quem faz a ponte entre a coleta de um produto e a entrega até o consumidor final.

Suas funções são: movimentar a carga, realizar as inspeções dos veículos e pneus através do checklist ou sistema de gestão de pneus, entre outros.

Agora que você já sabe quais são os principais cargos e suas funções na gestão de frotas, não deixe de fazer o download do nosso Guia de Gestão de Frotas!

Autor

Emerson Bastos

Formado em Administração de Empresas pela Univali e atua há 20 anos com transporte rodoviário de carga, frota, planejamento e controle, e finanças.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.