O que faz um gestor de pneus para frota?

Se você está interessado em começar uma carreira como gestor de pneus para frota, confira agora quais são as principais tarefas que fazem parte da rotina desse profissional.
Qual a pessoa ideal para ser o gestor de pneus para frota?

A profissão de gestor de pneus para frotas está em crescimento, isso porque o seu valor para a manutenção de veículos e melhora na distribuição dos produtos de clientes vêm fazendo a área se destacar.

Para as empresas de transporte, esse profissional é sinônimo de economia e resultados positivos, já que ele consegue prolongar a usabilidade dos pneus e possíveis atrasos devido a imprevistos com os caminhões.

Além disso, é o principal responsável por determinar as rotinas de pneus da frota, criando um cronograma de aferições e instruindo os motoristas a realizarem essa tarefa. Seu papel, como o de qualquer gestor, também passa por conscientizar a equipe da importância da colaboração deles para atingir os melhores resultados.

Essa é apenas uma prévia do que um gestor de pneus pode acrescentar à transportadora. 

Vamos conhecer melhor o que precisa para atuar na área e quais as principais responsabilidades do profissional. Começando pelo:

Perfil de um gestor de pneus para frota

Na empresa, o perfil do gestor de pneus de uma frota deve ser de um profissional que entenda de gestão de negócios e as consequências de bons resultados. Esse profissional é atento às novidades, tem conhecimento em planejamentos e sabe identificar oportunidades com discernimento.

É importante que possua uma visão administrativa, técnica e legislativa para desempenhar com responsabilidade as funções que o cargo exige na rotina de trabalho, lidando com compras, estoque, manutenção de pneus e fiscalização.

Gostar do que faz é um detalhe que torna tudo melhor ainda. Então, se aferir calibragem, entender sobre peso, tipos de pneus e estradas, e velocidade máxima de um pneu são do seu interesse, esse trabalho é para você. 

E o que você ganha com isso? O salário de um gestor de pneus é interessante, mas saber que está garantindo mais segurança nas rodovias do nosso país também é bem recompensador, você não acha?

Diferença entre gestor de frotas e gestor de pneus para frotas

Por ser uma profissão ainda pouco conhecida, muitos gestores de frotas acreditam que podem lidar com uma “rotina dupla”. Ou seja, fazer tanto o seu trabalho normal quanto o de controlar os pneus da frota.

Embora possa não ser um problema tão grande, será uma sobrecarga desnecessária. Contratar um profissional para realizar a gestão de pneus irá transformar positivamente os resultados das suas operações de transporte.

Para que não fique nenhuma dúvida, vamos explicar as diferenças, certo?

Na gestão de frotas, o profissional:

  • Faz a gestão dos veículos da empresa, realizando planejamentos que visem a economia e melhor desempenho das operações.
  • Cuida dos custos operacionais, busca de novas tecnologias, monitora as manutenções e eficiência das máquinas e organiza os dados e as informações coletadas.
  • É responsável pela fiscalização legal, ou seja, se os caminhões e condutores transitam dentro da lei. 
  • Realiza a administração das equipes, mantendo os colaboradores motivados e prestando apoio e solução diante de adversidades como acidentes e roubos de carga.

Na gestão de pneus da frota, o profissional:

  • É responsável por um setor específico dentro da logística: os pneus dos veículos.
  • Precisa administrar as compras, entradas e saídas de pneus no estoque, buscar os melhores custos, qualidade e sustentabilidade. 
  • Fiscaliza o trabalho da borracharia da empresa e acompanha o ciclo de vida útil de um pneu.
  • Deve reconhecer a performance dos pneus, fatores que geram maiores danos e perdas e melhorar a segurança das máquinas e motoristas nas estradas.

É importante destacar que um gestor de frotas também é responsável pelo gestor de pneus, assim como dos demais colaboradores da frota, pois deve observar tudo que envolve o trabalho com as máquinas da empresa. 

Já um gestor de pneus para frota, possui como responsabilidade os pneus e a equipe que cuida especificamente destes componentes dos veículos.

Principais responsabilidades do gestor de pneus para frota

O controle de pneus é realizado quando um profissional faz todas as atividades que envolvem os cuidados com os pneus de uma frota. As principais tarefas de um gestor de pneus são:

  1. Compras de pneus de qualidade;
  2. Monitoramento do estoque;
  3. Análise dos motivos que levam a troca dos pneus;
  4. Busca de soluções que evitem a repetição de problemas;
  5. Aquisição de novas tecnologias;
  6. Acompanhamento da rotina da borracharia;
  7. Orçamento e autorização da recapagem de pneus;
  8. Exame de anomalias provocadas por falhas mecânicas nos pneus;
  9. Autorização da entrada e saída de veículos para a manutenção dos pneus;
  10. Realização de suporte de problemas nos pneus durante uma viagem ou entrega.

Agora que você conheceu melhor a rotina de um gestor de pneus para frota, se identificou com a profissão?

Para aprender como fazer uma boa gestão de pneus, baixe nosso e-book Gestão de Pneus e aproveite para melhorar ainda mais os seus resultados. É gratuito! 

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.