Aumentar a vida útil de um pneu? Confira como alcançar esse objetivo

confira como aumentar a vida útil de um pneu

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Já foi o tempo em que a vida útil de um pneu era cortada pela metade por conta da falta de cuidados.

Hoje, você tem acesso a muito conhecimento e ferramentas exclusivas para aumentar a durabilidade dos pneus da sua frota.

É muito mais vantajoso usar alguns minutos para realizar uma boa gestão de pneus do que tentar “compensar” erros no uso e manutenção dessas peças com “truques”.

Sabia que compensar uma sobrecarga com a calibragem de pneus maior do que a recomendada não é uma boa prática? Entre essa e outras ações de mesmo cunho, você está desperdiçando dinheiro e causando uma perda precoce dos pneus da sua frota.

Cuidados essenciais para aumentar a vida útil de um pneu

Algumas condutas que você e seus colaboradores podem tomar para aumentar a vida dos pneus são, na verdade, tarefas básicas e rotineiras.

Portanto, confira a seguir e comece a aplicar na sua frota imediatamente:

Revisar os pneus a cada 10mil km rodados

A revisão dos pneus pode (e deve) ser realizada juntamente do processo de manutenção preventiva, verificando calibragem e profundidade dos sulcos. Mas uma inspeção ainda mais completa deve ser feita a cada 10 mil km rodados.

O alinhamento e balanceamento são dois causadores de desgaste que são problemas simples de serem identificados e corrigidos. Caso contrário, podem gerar danos e quebras no veículo e até mesmo a perda do mesmo.

E-BOOK
GESTÃO DE PNEUS

Economia e produtividade com a gestão de pneus.

Prolog - Ebook Gestão de Pneus

Verificar suspensão e geometria

Lembre-se sempre: não precisa esperar o veículo apresentar problemas para procurar o que está acontecendo. Por isso, você deve verificar também a suspensão e geometria dos veículos a cada manutenção preventiva.

Certifique-se de ter um cronograma e a lista de verificação para manutenções pré-definidas. Assim, os motoristas têm acesso facilitado e conseguem sempre manter os veículos bem cuidados.

Manter os pneus com a pressão correta

Fazer com que os pneus estejam com a pressão correta é simples: basta realizar a calibragem com frequência. A cada 15 dias é o mínimo, a cada 7 seria o ideal.

Para manter a pressão por mais tempo, é necessário fazer o procedimento com os pneus frios.

Fazer o rodízio quando necessário

Você com certeza já sabe que o rodízio de pneus é uma prática comum para aumentar a durabilidade dos mesmos. Mas, sabe por quê? Ele é um auxílio para que o desgaste seja regular em todos os pneus, tanto dianteiros quanto traseiros.

Para isso acontecer, você precisa estar constantemente acompanhando o desempenho dessas peças para entender a hora certa de fazer o rodízio.

Inclusive, o melhor estilo de rodízio está indicado no Manual do Proprietário de cada veículo.

Verificar o TWI

A sigla “TWI” é usada para falar sobre o “Tread Wear Indicator”, isto é: o indicador de desgaste dos pneus. Este é uma forma de relevo que há nos pneus e indica exatamente o que o nome propõe: o nível de desgaste.

Quando a banda de rodagem atinge o indicador TWI do pneu, é porque está na hora de realizar uma troca.

Limpar os pneus para retirar resíduos e detritos

Cada sujeira no pneu é um motivo de dano para este. Ou seja: a limpeza ajudará a aumentar a vida útil de um pneu. 

Se os detritos e sujeiras da estrada fazem mal para os pneus, um pneu encardido também sofrerá danos. Faz sentido, certo?

Causas de desgaste dos pneus

Essas foram as dicas para você aumentar a durabilidade dos pneus, mas que tal entender a razão por que acontece a perda precoce deles? Igualmente, será essencial para providenciar melhorias na sua frota.

  • Pressão alta ou baixa: ou o pneu estará murcho e em maior contato com o solo, ou estará em risco de tombar o veículo. Em ambos casos, o desgaste é excessivo e acontece de maneira irregular.
  • Estilo de direção do motorista: este deve ser defensivo, econômico e sustentável, priorizando a preservação do veículo e seus componentes. Qualquer freada fora de hora ou uma pisada mais forte no acelerador pode causar um desgaste desnecessário aos pneus.
  • Condições das estradas: não há muito como evitar pegar algumas estradas. Porém, é tarefa do gestor avaliar as rotas para combinar as melhores estradas com os caminhões e qual o pneu mais adequado.
  • Desalinhamento: quando o volante “puxa” para o lado significa que existe um problema de alinhamento. Isso é um perigo, pois desequilibra o veículo. 
  • Falta de balanceamento: agora, quando o veículo está trepidando e há “vibrações” no volante, é um problema de balanceamento.
  • Problema nos amortecedores e freios: os amortecedores fazem um papel importante na aderência do pneu com o solo, e os freios podem fazer o pneu realizar uma força maior para parar, aumentando o desgaste. Por outro lado, se o freio estiver mais forte do que deveria, pode desgastar-se pelo excesso de atrito.
  • Excesso de carga: o peso faz o pneu aumentar a área de contato com o chão e o veículo precisa fazer mais força para se movimentar. E não adianta acreditar que vai compensar o peso aumentando a calibragem do pneu, os riscos e consequências disto são gravíssimos.

Aprenda ainda mais sobre a Gestão de Pneus com o nosso ebook completo e totalmente gratuito: GUIA DA GESTÃO DE PNEUS

Economize mais aumentando a vida útil dos pneus de sua frota.

Entenda como a solução de Gestão de Pneus do Prolog faz isso por você.

Aproveite e leia também

como construir uma ferramenta de business intelligence na logística? venha descobrir

O que é necessário para construir um BI para suas operações de transportes?

Usar o business intelligence na logística da sua empresa é uma etapa determinante nos resultados. É através desse tipo de…

Read Story
entenda como um programa para controle de pneus ajuda a sua frota

Programa para controle de pneus: por que você precisa de um

Você é responsável pelos cuidados com pneus da frota? Então deve saber que é essencial ter um método ou um…

Read Story
todas as habilidades que um gestor de frota deve ter

Gestor de frotas: o que você precisa para se tornar um?

O gestor de frota desempenha um papel fundamental nas transportadoras. Sem ele, os processos dificilmente funcionarão correta e eficientemente. Mas…

Read Story
Arrow-up