Como fazer a gestão de pneus em frota alugada?

Entenda como funciona a gestão de pneus em frota alugada e o que você precisa fazer em suas operações de transporte.
Entenda o papel da gestão de pneus em frotas alugadas.

Com a terceirização de frotas, surge a dúvida sobre quem assume as responsabilidades de tarefas específicas, incluindo a inspeção de veículos e a gestão de pneus em frotas alugadas.

Há situações onde a gestão da frota é completamente terceirizada, incluindo os veículos. Nesses casos, a empresa contratante não precisa se preocupar com a manutenção ou gestão dos pneus. 

Já em cenários onde a terceirização envolve apenas os veículos, detalhes acerca dos cuidados com a frota, como a gestão de pneus, devem ser acertados durante a contratação. 

Confira a seguir:

Como funciona a gestão de uma frota alugada?

Normalmente, em um contrato de aluguel de frota, a empresa de aluguel fornece os veículos e pode também oferecer serviços de manutenção e assistência. Nessa situação, a empresa contratante não precisa se preocupar com nada além de seu negócio central.

No entanto, dependendo do acordo, certas responsabilidades podem recair sobre a empresa contratante, como a inspeção diária dos veículos. Nesses casos, é importante que os termos de manutenção e gestão sejam claramente definidos no contrato. 

Como fazer a gestão de pneus em frota alugada?

Fazer a gestão de pneus em uma frota alugada exige um entendimento claro das responsabilidades entre a empresa contratante e a empresa de aluguel. 

Normalmente, as tarefas de manutenção mais detalhadas, incluindo cuidados com os pneus, são de responsabilidade da empresa de aluguel. 

No entanto, a empresa contratante pode ter algumas obrigações básicas, como verificar a pressão dos pneus e relatar quaisquer problemas observados. 

Confira as principais etapas para a gestão de pneus em frotas alugadas:

Seguir as diretrizes do contrato de aluguel

Antes de implementar uma rotina de gestão de pneus em frota alugada, você deve revisar o contrato de aluguel para entender claramente quais aspectos da manutenção dos pneus são responsabilidade da empresa contratante e quais são de responsabilidade da empresa de aluguel.

Verificar a pressão e profundidade dos sulcos regularmente

Monitorar a pressão dos pneus requer a necessidade de possuir um aparelho medidor para registrar a pressão interna no momento da inspeção. Da mesma forma, é preciso medir a profundidade dos sulcos, que pode ser realizado manual ou digitalmente.

Além disso, é necessário ter um método de acompanhar esses dados ao longo do tempo, seja por meio de uma planilha ou sistema.

Os motoristas devem ser instruídos a verificar a pressão conforme método estabelecido pelo gestor da operação.

Manter registros das inspeções de pneus

É útil manter registros detalhados das inspeções dos pneus, incluindo a data da verificação e as condições identificadas, para acompanhar o estado dos pneus ao longo do tempo.

Isso contribui para análises sobre o uso do pneu, identificando se o desgaste dele está normal e dentro do esperado ou se há sinais de desgaste por má condução do veículo, falta de calibragem ou até excesso de pressão na calibragem dos pneus.

Relatar desgastes e danos imediatamente

Qualquer sinal de desgaste irregular, danos ou problemas com os pneus deve ser relatado imediatamente à empresa de aluguel para que as ações corretivas necessárias sejam tomadas.

Dessa forma, evita-se danos estruturais nos pneus e nos veículos, prevenindo de ter problemas com a locadora.

Fornecer treinamento adequado aos motoristas

Os motoristas precisam receber treinamento adequado sobre a importância da manutenção dos pneus e como realizar inspeções básicas, contribuindo para a manutenção geral e a segurança da frota.

Definição de métricas e indicadores de acompanhamento

Defina parâmetros como a vida útil esperada do pneu, padrões de desgaste, e consumo de combustível. Esses indicadores ajudam a avaliar a eficiência dos pneus e a identificar quando eles precisam ser substituídos ou reparados.

Além disso, podem contribuir para negociações futuras de contratos de aluguel, fornecendo dados concretos sobre o uso e desgaste dos pneus.

Quem é o responsável pela gestão de pneus em frota alugada?

Na gestão de pneus em uma frota alugada, a responsabilidade geralmente é compartilhada entre a empresa de aluguel de veículos e a empresa contratante. 

  • Locadora de veículos: normalmente, é responsável pela manutenção preventiva e pela substituição dos pneus, conforme estipulado no contrato. 
  • Contratante: geralmente, tem a responsabilidade de garantir o uso adequado dos pneus, realizando verificações regulares e relatando quaisquer problemas ou danos.

É importante que ambas as partes compreendam suas responsabilidades e mantenham uma comunicação efetiva para garantir uma gestão de pneus eficiente.

O contrato de aluguel deve estabelecer claramente as obrigações de cada parte, e a empresa contratante deve educar seus motoristas sobre a importância do cuidado com os pneus e os procedimentos de relato de problemas.

Quer aprofundar seus conhecimentos sobre gestão de pneus em frota alugada? 
Baixe agora nosso e-book gratuito Guia da Gestão de Pneus e conheça estratégias e práticas essenciais para manter seus pneus em condições ideais. Clique aqui para fazer seu download.

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.