Dicas para planejar as manutenções de pneus da frota

O que é preciso para conseguir planejar a manutenção de pneus da frota? Confira tudo sobre o assunto.
A manutenção de pneus é essencial. Entenda porque.

A manutenção de pneus faz parte da rotina de gestão de frotas. As principais atividades incluem o controle das condições do pneu para maior segurança na rodagem e que possam ser utilizados por mais tempo.

Embora não seja uma atividade ainda totalmente popularizada no Brasil, está se tornando cada vez mais importante. Principalmente por conta dos inúmeros benefícios que gera, diminuindo custos e aumentando a vida útil dos pneus. 

Confira mais a seguir:

O que é a manutenção preventiva de pneus?

A manutenção de pneus é parte de uma área das operações de transporte que chamamos de “gestão de pneus”. Nessa atividade, os pneus são inspecionados e avaliados, identificando a necessidade de reformas, principalmente em sua banda de rodagem. 

A preservação de condições ideais de rodagem é o principal objetivo desse tipo de manutenção, contribuindo para que o pneu não chegue em um desgaste acima da média e acabe sendo perdido antes do tempo por conta de sua deformação.

Benefícios de fazer a manutenção de pneus corretamente

As condições do pneu influenciam em outros aspectos do veículo. Se não forem cuidados adequadamente, podem atrapalhar o desempenho da frota ao longo do tempo. Por isso, a manutenção de pneus gera benefícios como:

Aumentar a vida útil de um pneu

Se o objetivo da manutenção de pneus é preservar as características do ativo, consequentemente, a vida útil dessas peças do veículo irá aumentar.

Uma empresa que não realiza a gestão de pneus e suas atividades de manutenção chega a perder até 50% a mais de pneus. A Cobeb, por exemplo, foi uma das transportadoras que reduziu pela metade a perda de pneu após implementar o sistema de gestão para controlar esses ativos da frota.

Muitas das perdas acontecem pela recusa de recape, decorrente da fadiga de carcaça, quando o pneu já rodou além de seu limite e a estrutura interna foi danificada. 

Nesses casos, torna-se perigoso realizar algum tipo de manutenção ou reforma, além de ser um custo que não irá compensar, pois a reforma não terá a duração esperada de cerca de dois anos adicionais para o pneu.

Por isso, os processos de manutenção de pneus são fundamentais para aumentar a durabilidade desses itens.

Reduzir custos operacionais

Os custos são reduzidos em três aspectos:

Aquisição de pneus

Por se aproveitarem melhor os pneus, evitando que sofram danos excessivos e que estejam sempre com as manutenções em dia, é possível comprar menos pneus todos os meses. Dessa forma, reduzindo os custos de aquisição de novas peças.

Manutenção de veículos

Pneus que rodam com a pressão de calibragem abaixo ou acima do ideal sofrem mais danos e impactam na estrutura do veículo, sentindo todos os “balanços” e trepidações. Além disso, a calibração correta evita acidentes e tombamentos na estrada. 

Menos serviços de manutenção aos seus veículos, mais economia para a sua frota.

Combustível

Quando os pneus estão murchos, por exemplo, o motor precisa realizar um esforço maior, pois o veículo fica mais “pesado” ao rodar com maior atrito no solo. Isso gera uma queima de combustível acima do necessário.

Por isso, se os pneus estão em suas condições ideais de rodagem, eles permitem que a movimentação aconteça de maneira mais “suave” e o consumo de combustível da frota se torna mais eficiente — levando a redução de custos de abastecimento.

Gerar dados para análise

Para quem realiza a manutenção de pneus usufruindo de tecnologias logísticas, a geração de dados é uma realidade. E não há como negar: gerar informações concretas e reais para analisar e tomar decisões embasadas é fundamental nos dias de hoje.

Alguns dados coletados incluem: variação de calibragem e profundidade dos sulcos, quantidade de pneus enviados ao recape, quantidade de recusas de recape, qualidade dos serviços de manutenção, quanto tempo um pneu dura após ser reformado, etc.

A partir deles, você começa a entender melhor os fatores que influenciam na durabilidade dos pneus e quais são as principais causas de danos e problemas. O que resulta em decisões mais certeiras e efetivas.

Como fazer a manutenção de pneus?

1 – Montar um plano de manutenção

O plano de manutenção é essencial para toda a frota, seja dos veículos ou dos pneus. É a partir do que foi determinado ali que todos saberão o seu papel e atividades a serem cumpridas no dia a dia da operação.

Certifique-se de esclarecer todas as atividades envolvidas, quantas vezes devem acontecer e quem são os responsáveis. É importante também identificar o objetivo da empresa com essa rotina e quais são as métricas avaliadas.

Quanto mais claro fica o porquê os colaboradores devem realizar as tarefas e a importância de seus papéis na gestão da frota, maior a chance de eles terem um alto desempenho em suas funções.

2 – Ter o cronograma disponível para os responsáveis

Todo plano de manutenção é acompanhado por um cronograma de atividades. É importante que este fique disponível em um painel de atividades ou em um sistema de gestão, como a visualização Kanban, para que todos saibam quando realizar as suas atividades.

3 – Acompanhar as medições realizadas

Por parte do gestor da frota e/ou de pneus, o ideal é estar sempre atento e acompanhando a realização das atividades de gestão e manutenção de pneus. Tanto para ter certeza de que estão sendo cumpridas, quanto para avaliar se há resultados fora do comum ou preocupantes, que devem ser analisados imediatamente.

4 – Tomar as medidas apropriadas

Quando notar problemas ou situações incomuns, o gestor precisa agir rápido. Felizmente, com todos os dados disponíveis, seu trabalho pode ser totalmente focado em buscar as informações necessárias e entender qual a solução mais adequada em cada momento.

Seja incluir uma nova atividade na rotina ou aumentar a frequência de inspeção dos pneus, são decisões que devem ser revistas regularmente.

5 – Manter as demais áreas da gestão de frotas em pleno funcionamento

Todas as áreas da frota estão conectadas. Se os pneus estão danificados, os veículos também sofrem danos e o contrário também acontece: se o veículo está com problemas, prejudica os pneus.

Dessa forma, é preciso que todas as áreas de gestão estejam funcionando da melhor maneira possível, desde a gestão de veículos, motoristas e até abastecimento, fornecendo a melhor performance das operações de transporte. 

Principais erros na manutenção de pneus

  1. Não fazer a manutenção: o principal erro é não realizar qualquer tipo de manutenção.
  2. Economizar na compra: comprar o pneu mais barato sem saber qual é o melhor modelo para a sua frota, é um erro. Você precisa acompanhar os dados para saber qual marca e modelo possui o melhor CPK e, aí sim, fazer a aquisição de peças novas.
  3. Esperar o pneu ficar careca para fazer uma troca: se o pneu ficou careca, as chances de ter danos na carcaça são maiores, o que impossibilita a recapagem dos pneus e impede a reutilização deles por mais tempo.
  4. Riscar “sulcos” no pneu: depois que o pneu ficar careca, fazer a marcação dos sulcos à mão, riscando a borracha é uma prática extremamente errada. Prejudica a borracha, o pneu e pode causar danos no veículo por rodar com um pneu inadequado.
  5. Não fazer o rodízio de pneus: o rodízio é uma prática que ajuda a manter o desgaste dos pneus regular e equilibrado em todos os pneus do veículo. Deixar de fazê-lo pode gerar desgastes mais acentuados nos pneus dianteiros, já que costumam sustentar o peso do motor do veículo.
  6. Não descobrir a calibragem ideal: a calibragem mantém um desgaste regular por toda a superfície da banda de rodagem e é o que faz o veículo rodar de maneira equilibrada, se não souber a calibragem ideal, pode estar prejudicando o desempenho da sua frota.
  7. Não calibrar o estepe: o estepe deve ser mantido nas condições adequadas para ser utilizado caso algum imprevisto ocorra na estrada.
  8. Usar “macarrão” no pneu furado: essa é uma peça usada para cobrir um buraco no pneu quando ele fura, pode ser usado em casos emergenciais, para chegar até um ponto onde o pneu será trocado, mas não deve ser mantido como um recurso para fazer o pneu rodar durante mais tempo.

Para cuidar bem dos pneus da sua frota, você precisa evitar esses erros e realizar os cuidados adequados de gestão e manutenção de pneus. Dentre eles, o controle dos dados da inspeção de pneus.

Isso, você pode fazer através de uma planilha de controle de pneus, desenvolvida para esse propósito. Faça o download gratuito deste material aqui.

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.