Etapas do processo de montagem e desmontagem de pneus

Conheça melhor o processo de montagem e desmontagem de pneus para garantir uma gestão mais eficiente na sua frota.
Montagem e desmontagem de pneus na operação da frota.

A montagem e desmontagem de pneus é uma etapa da gestão de pneus da frota, sendo fundamental para instalar os ativos nos veículos e realizar tarefas como o rodízio de pneus.

Saber realizar essa atividade da maneira correta traz uma maior garantia de durabilidade e desempenho dos seus pneus. Caso sejam instalados incorretamente, podem gerar problemas na estrutura dos pneus, veículos e aumentar os riscos das suas operações.

Conheça a seguir:

O que é o processo de montagem e desmontagem de pneus?

Essa é uma atividade que consiste no procedimento de instalar ou retirar o pneu da roda de forma segura e adequada. Geralmente, essa troca acontece para remover um pneu danificado ou desgastado do veículo, seja para consertar ou descartar.

Embora seja um processo comum e até rotineiro nas operações de transporte, é preciso ter conhecimentos técnicos e as ferramentas apropriadas. Por isso, costuma ser realizado com uma equipe especializada, podendo ser interna ou terceirizada.

A importância da montagem e desmontagem de pneus está em contribuir para um melhor desempenho dos veículos, durabilidade dos pneus e economia de combustível.

Como funciona esse processo?

A desmontagem do pneu acontece em uma máquina específica para isso, popularmente chamada de “desmontadora”.

O pneu que foi removido passa por um processo de inspeção da carcaça, verificando se há danos significativos ou irregularidades que indiquem um problema no veículo e que poderá gerar danos ao novo pneu instalado.

Caso esteja tudo certo, o pneu novo pode ser instalado sem problemas e o pneu retirado, enviado à recapagem.

 A montagem também deve ser realizada com as máquinas e ferramentas adequadas, que contribuem no levantamento do veículo e encaixe da roda.

Após finalizada a instalação, o pneu precisa também ser inflado na pressão correta, além de passar por uma inspeção para identificar se há vazamentos em sua estrutura.

Dessa forma, as etapas do processo de montagem e desmontagem de pneus são:

  • Remoção do pneu usado do veículo;
  • Inspeção do pneu e da roda;
  • Montagem do pneu novo;
  • Calibração do pneu instalado;
  • Verificação final da montagem do pneu.

Se for o momento adequado, também podem ser realizados os serviços de alinhamento e balanceamento do veículo após finalizar a instalação dos pneus novos.

Boas práticas para a montagem e desmontagem de pneus

Ter os profissionais e ferramentas adequados

É importante seguir as recomendações de montagem e desmontagem de pneus para evitar danos nesses ativos. Por exemplo, possuir em sua frota as ferramentas e equipamentos para o serviço é fundamental para a segurança e produtividade dos colaboradores.

Além disso, você deve garantir que os profissionais responsáveis pela tarefa sejam qualificados para isso e tenham todo o conhecimento necessário. Qualquer erro no processo pode gerar grandes danos e prejuízos para a operação.

Dessa forma, é possível tanto fazer uma seleção mais rigorosa na contratação de profissionais para sua equipe, quanto buscar recomendações e contratar serviços terceirizados que sejam especializados nessa função.

Conhecer as dimensões dos pneus

Pneus com dimensões incorretas comprometem esses aspectos e ainda podem aumentar o consumo de combustível e acelerar o desgaste dos pneus.

Por esses motivos, a escolha dos pneus é de extrema importância para a segurança, conforto e desempenho da frota. Você pode selecionar os pneus considerando diferentes fatores, como o modelo do seu veículo e as condições da operação (tipo de terreno, clima predominante e carga transportada).

Nesse processo de montagem e desmontagem de pneus, implemente a prática dos profissionais responsáveis de sempre verificarem se as dimensões dos pneus atendem às especificações do veículo.

Fazer armazenagem de pneus de forma adequada

Para manter uma boa conservação dos pneus enquanto eles ainda estão no estoque, é preciso armazená-los da maneira correta. É importante evitar locais com muita exposição ao sol e demais condições climáticas, além de alocar os pneus na posição correta.

Pneus que serão utilizados em um curto período de tempo podem ser armazenados deitados. Por outro lado, para pneus que estarão no estoque por um período mais longo, acima de 1 mês, devem ser estocados verticalmente.

Embora não tenha relação direta com a montagem e desmontagem de pneus, manter as boas condições desses ativos no estoque pode gerar menos incômodos na hora da instalação e, também, na utilização após finalizado o serviço.

A importância da manutenção correta dos pneus

A manutenção de pneus é um processo da frota que garante a realização de atividades para manter a boa conservação e qualidade dos pneus de suas operações.

Nela, estão as atividades de inspeção regular dos pneus, medindo sua pressão e profundidade dos sulcos, realização de serviços como lavagem, calibragem e recapagem, entre outros.

Outro processo que também deve fazer parte dessa rotina é a montagem e desmontagem de pneus. O gestor dessa área deve planejar e garantir que os profissionais estejam realizando o serviço com qualidade e segurança.

Um processo organizado e correto gera os melhores resultados à sua frota, garantindo que a vida útil dos pneus seja aproveitada e possibilitando a conservação deles para viabilizar o processo de recapagem dos pneus.
Conheça ainda mais sobre a Gestão e Manutenção de Pneus da Frota em nosso e-book completo e gratuito. Faça seu download.

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.