Gestão de pneus: quais são os mitos e as verdades?

Existem muitas crenças sobre como cuidar dos pneus para maior durabilidade. Conheça os mitos e verdades da gestão de pneus.
Entenda o que é verdade e o que é apenas um mito na gestão de pneus.

A manutenção dos veículos e dos pneus é uma das principais preocupações no controle de uma frota. 

Isso se deve pela necessidade em contar com todos os processos em dia, para garantir maior segurança na rodagem dos colaboradores. Ou seja, todos os componentes do veículo devem passar por uma avaliação criteriosa que garanta os parâmetros de qualidade. 

Dentro disso, a gestão de pneus se torna essencial. Ter uma rotina de cuidados com esses ativos ajuda a diminuir a ocorrência e riscos de acidentes de trânsito. 

No dia a dia de um responsável pela frota, é muito importante que ele saiba o momento

de trocar os pneus, assim como avaliar as condições que o mesmo se encontra. 

Mas, você sabia que existem alguns mitos da gestão de pneus? Com tantos conteúdos e notícias publicados atualmente, é importante sabermos exatamente como evitar as “armadilhas”.

Por isso, trouxemos os principais mitos e verdades sobre a gestão de pneus na frota. Confira qual é qual:

Mito: você precisa comprar todos os pneus da mesma marca e modelo

Você pode comprar diferentes marcas e modelos de pneu para a sua operação de transportes. Dessa forma, vai conseguir avaliar o desempenho de cada um e descobrir qual possui o melhor custo-benefício.

Verdade: você precisa instalar todos os pneus da mesma marca e modelo

Sim! Você deve utilizar todos os pneus da mesma marca e modelo no carro ou caminhão.

Afinal, cada um é fabricado a partir de seu próprio molde, o que pode trazer problemas na hora de colocá-lo. Marcas diferentes alteram a tração e a aderência do veículo, por possuírem características diferentes e podem causar sérios acidentes.

Por isso, evite utilizar marcas diferentes na instalação de pneus de um mesmo veículo.

Mito: o estilo de direção não impacta nos pneus

Este é um dos maiores mitos na gestão de pneus de frota. A forma como o condutor acelera e freia, por exemplo, pode levar a diminuição da sua vida útil.

A gestão de pneus deve considerar o estilo de direção na prevenção e durabilidade dos pneus. É importante ter uma direção cautelosa e constante para não acentuar seu desgaste. 

Verdade: a calibragem correta impacta na vida útil dos pneus

A calibragem é essencial para aumentar a vida útil dos pneus de um veículo. Esse é um fator que merece atenção especial na gestão de pneus, pois influencia muito nos gastos da frota. 

Uma calibragem fora do ideal, prejudica tanto o veículo quanto os pneus e pode gerar problemas maiores  para o gestor de pneus.

Uma calibragem acima do ideal pode trazer problemas de instabilidade e influência na rodagem. Abaixo, eles ficam mais sujeitos a furos e cortes, além do aumento no consumo de combustível. 

Mito: a calibragem pode ser feita apenas quando o pneu estiver visivelmente murcho 

Mais um ponto para a série dos maiores mitos da gestão de pneus. 

A calibragem deve ser realizada a cada 7 ou 15 dias, de acordo com a quilometragem rodada dos veículos, como medida de prevenção de possíveis aborrecimentos. Essa cautela leva a uma grande economia dentro do setor de gestão dessas peças.

Tenha sempre o cuidado em levar os veículos para calibragem com regularidade.

Verdade: é possível fazer mais de 1 recapagem dos pneus da frota

Muitos imaginam que a recapagem diminui a vida útil dos pneus da frota. Na verdade, dependendo do processo, ele pode até aumentar a sua durabilidade. 

O processo de recapagem, sendo a troca da banda de rodagem do pneu, pode ser feito mais de uma vez. 

Ao substituir a banda de rodagem usada por uma nova, o pneu ganha maior estabilidade e durabilidade. 

É um processo seguro, pois passa por inúmeros testes antes de voltar à estrada, além de ser mais barato do que a troca total dos ativos, sendo uma alternativa importante para a gestão dos pneus de frota. 

Mito: o rodízio de pneus não é obrigatório

O rodízio dos pneus é importante para equilibrar o nível de desgaste dos pneus. Por isso, ele não só é recomendado, como extremamente necessário para evitar problemas no futuro. 

Esse processo, geralmente, é realizado a cada 10 mil quilômetros rodados, e é essencial para uma boa gestão de pneus. 

O mito da gestão de pneus pode levar a deterioração rápida das peças, aumentando os gastos com trocas antes da hora.

O rodízio garante uma maior estabilidade na condução por equilibrar o desgaste nas peças traseiras e dianteiras. Ainda mais, traz maior segurança na rodagem e evita gastos com outras áreas do veículo, como a suspensão.

Verdade: serviços de manutenção preventiva contribuem para a vida útil dos pneus

A prevenção é sempre o melhor remédio. Ter essa preocupação na gestão de pneus da frota é essencial para garantir os melhores resultados. Custos pequenos no presente podem levar a economizar muito no futuro.

Tenha sempre em mente que a cautela e prevenção são seus principais aliados na gestão de pneus.

Mito: é preciso trocar os pneus apenas quando eles ficam careca

Lembra quando falamos sobre o mito da calibragem apenas quando o pneu está murcho? Aqui, esse mito da gestão de pneus funciona da mesma forma para as peças carecas. 

Quando eles chegam nesse estágio, já passaram (e muito) do momento de trocá-los.

Nunca deixe para realizar as trocas quando os pneus já estiverem nesse estado. 

Ao rodar com pneus carecas, os veículos perdem a estabilidade necessária para rodar com segurança e o controle em freadas mais bruscas. Além de também reduzir as chances de uma recapagem por danos excessivos na carcaça do pneu.

A falta de cuidado nessa área da gestão de pneus pode levar a sérios acidentes

Verdade: a tecnologia ajuda a controlar os pneus da frota

Aquelas longas planilhas de preenchimento manual, aumentam seu trabalho e deixam de otimizar seu tempo em outros pontos que merecem atenção. Contar com uma ferramenta que automatize a gestão de pneus da frota faz toda a diferença no dia a dia de uma empresa. 

A automatização desse processo gera agilidade no recolhimento de informações, além da rapidez no preenchimento de dados importantes. Assim, deixa o gestor de pneus livre para pensar nas melhores estratégias dentro de sua área. 

As tecnologias facilitam e otimizam a gestão de pneus.

O Prolog sabe da importância em contar com a tecnologia para potencializar a logística dos pneus da frota. 


Trabalhamos com as melhores soluções para oferecer maior economia e produtividade na sua empresa. Para começar, confira nosso Guia da Gestão de Pneus e transforme a gestão de pneus de sua frota — o download é grátis.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.