Entenda a gestão de frota de caminhões.

Ganhe agilidade e produtividade usando um checklist para a sua gestão de frota de caminhões

Luiz Felipe
Luiz Felipe

Um checklist para manutenção é essencial. Ajuda a tornar a tarefa mais rápida e prática, otimizando a operação de transporte da empresa. Entenda como criar e usar um checklist na sua gestão de frota de caminhões.

Não há dúvidas de que uma gestão de frota seja desafiadora. Afinal, são muitas tarefas para dar conta, desde cuidar dos veículos até planejar as rotas de transporte. São funções que demandam tempo e dedicação do gestor.

Inclusive, em muitos casos, esse ainda precisa parar em determinados momentos para repassar informações do papel para o sistema da empresa.

Desse modo, muitas soluções vêm surgindo para facilitar o trabalho dos gestores. Dentre as alternativas, o checklist eletrônico ajuda a tornar a manutenção preventiva mais rápida. Entenda mais sobre como funciona essa manutenção e como usar um checklist para tornar sua gestão de frota de caminhões mais eficiente.

O que é manutenção preventiva?

A manutenção preventiva tem um nome bastante descritivo. Ou seja, é uma manutenção feita para prevenir problemas e acidentes no veículo durante uma viagem. Dessa maneira, deve ser realizada antes de qualquer veículo sair para uma nova operação. 

Se o motorista for apto à essa tarefa, ele mesmo pode fazer a checagem do caminhão. Caso contrário, a transportadora deve disponibilizar de uma equipe de mecânicos para dar conta do trabalho.

Através de um checklist, ou lista de verificação, os profissionais conferem diversos itens que podem estar danificados ou desgastados no caminhão. Além disso, fatores como o óleo do motor e a calibragem dos pneus são essenciais para o bom funcionamento de um veículo. Devem, igualmente, ser conferidos com regularidade em cada manutenção.

Esse processo de manutenção na gestão de frota de caminhões é o que ajuda a manter uma alta performance e produtividade nas operações.

Como fazer uma manutenção preventiva na gestão de frota de caminhões?

Para fazer a manutenção preventiva de forma correta, o primeiro passo é ter uma equipe capacitada. Assim, se os motoristas não tiverem essa habilidade, é necessário que a empresa tenha à disposição um grupo de profissionais que cumpram o trabalho.

Em adição, é preciso ter uma rotina de manutenção e, até, um planejamento e cronograma. Por exemplo, se uma operação começa em X semanas, a revisão dos veículos já deve ser feita com certa antecedência.

Powered by Rock Convert

Dito isso, o próximo passo é: checar tudo no caminhão!

Eis aqui a explicação da necessidade de ter um checklist para manutenção. Para lembrar de checar todos os pontos do veículo e fazer anotações corretas das condições do mesmo, uma lista de verificação se torna a melhor amiga do mecânico.

Deve-se conferir os componentes internos, a injeção eletrônica, o compartimento do motor, os componentes inferiores, a geometria, os freios e o escapamento. É importante notar que esses são os “grandes grupos” do checklist. Dentro de cada um deles, há vários detalhes incluídos na verificação.

Por exemplo, quando falamos motor, é preciso conferir o óleo, se há algum vazamento, ver o nível do reservatório do líquido do arrefecimento, etc.

Ainda mais, os pneus também devem entrar no checklist. Apesar de serem uma gestão quase à parte da geral, eles precisam ser conferidos antes da viagem — tanto para analisar as condições de uso quanto para fazer a calibragem correta.

Gestão de frota de caminhões: dicas para fazer um checklist personalizado

Para conseguir criar um checklist para desempenhar a manutenção da frota, a primeira coisa a fazer é ter noção da quantidade e tipos de veículos que a transportadora tem. Uma vez que o gestor está ciente dessas informações, ele também precisa saber como funciona a manutenção.

Isso significa que ele precisa conhecer os detalhes de cada item que precisa ser checado durante a revisão. Claro, você, como responsável pela gestão de frota de caminhões, não precisa saber conferir e trocar as peças, por exemplo. Mas é importante que saiba tudo o que precisa ser conferido.

Outra dica para facilitar o seu serviço é aproveitar de tecnologias disponíveis no mercado. O checklist eletrônico é uma ferramenta que está se popularizando e é excelente para aumentar a produtividade da frota.

Quais são os benefícios do checklist eletrônico?

Para você conseguir visualizar melhor o porquê essa ferramenta está sendo cada vez mais utilizada, aqui estão alguns pontos vantajosos dela:

  • agilidade na manutenção;
  • redução de custos;
  • organização e padronização de informações;
  • atualização de dados em tempo real;
  • geração de relatórios;
  • segurança para os motoristas;
  • aumento de vida útil de veículos e pneus.

Achou interessante? Então conheça nossa solução e como o checklist eletrônico vai melhorar os resultados da sua empresa!

Powered by Rock Convert

0 Comments

Deixe uma resposta

More great articles

Qual a importância da manutenção preventiva?

Por que fazer a manutenção preventiva de caminhões? [conheça a IMPORTÂNCIA]

Entenda mais sobre os tipos de manutenção na gestão de frota e como planejar a sua manutenção preventiva de caminhões. …

Read Story

Principais riscos de operações de transporte

Toda empresa tem riscos envolvidos na sua operação. No caso de operações de transporte, são muitos os elementos de risco.…

Read Story
Checklist para manutenção de ônibus.

Qual a importância do checklist para manutenção de ônibus em uma gestão de frota?

Segurança com o passageiro é o centro de todo o cuidado com uma frota de ônibus. Por isso, a manutenção…

Read Story

Never miss a minute

Get great content to your inbox every week. No spam.
[contact-form-7 404 "Not Found"]
Arrow-up
Translate »