Termos da Gestão de Manutenção que você precisa saber

Conheça os principais termos usados na gestão de manutenção de uma operação de transporte.
Conheça todos os termos em um glossário de gestão de manutenção.

A gestão de manutenção é fundamental para garantir o funcionamento e segurança da frota, isso porque os veículos são as peças que fazem tudo acontecer no transporte e sua boa conservação é crucial.


Por esse motivo, trata-se de um setor de destaque no transporte. 

Hoje, trouxemos os principais termos da gestão de manutenção para que você conheça:

Manutenção preditiva

Esse modelo de manutenção utiliza tecnologias avançadas para realizar diagnósticos de possíveis falhas. Ele funciona por padrões de vibração que, quando se mostram anormais, indicam um problema no veículo.

A manutenção preditiva é a mais incomum, por ter custos de implementação bem altos. Porém, devido à sua identificação precoce de problemas, reduz os custos dos consertos a longo prazo.

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva é a mais comum, mas acaba sendo a com custo mais elevado. 

Nesse tipo, o conserto é realizado após a peça ou o veículo apresentar uma falha, ficando, na maioria dos casos, parado no estacionamento ou na oficina. 

Isso traz um alto custo, seja pelo serviço de correção, possibilidade de perda do veículo e a realização de uma movimentação para suprir a demanda que aquele veículo atenderia caso não estivesse parado.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é realizada através de um cronograma, criado com base no checklist de inspeção, feito, normalmente, pelo motorista do veículo.

Pela percepção do condutor e as respostas do checklist diário, o veículo passa por serviços agendados, consertando suas peças antes de apresentar falhas.

Controle de estoque

O controle de estoque é feito por meio de uma planilha ou software, identificando e contabilizando as peças novas e usadas que estão armazenadas e prontas para uso nos caminhões.

Em muitos tipos de sistemas, também é possível solicitar orçamento e comprar peças diretamente por ele.

Avaria

A avaria é uma falha, dano, desgaste ou deterioração em peças que fazem parte do veículo, interferindo no seu funcionamento adequado.

Durante a inspeção, são anotadas as avarias que estarão na ordem de serviço para encaminhar aos mecânicos.

Backlog

“Backlog” traduzido para o português, pode ser definido como “acúmulo”. Na gestão de manutenção, trata-se da quantidade de trabalho acumulado, seja planejado, executado ou pendente, dentro de um determinado período. 

Dessa forma, é possível identificar a quantidade de horas necessárias e se estão disponíveis para realizar os serviços.

Chão de fábrica

Localidade onde se encontram os colaboradores, máquinas e veículos que são utilizados nas atividades da empresa.

CMMS

CMMS é a sigla de “Computerized Maintenance Management System”, ou seja, o “Sistema de Manutenção Computadorizado”. 

No caso, ele é responsável por gerenciar e armazenar os dados operacionais da frota, permitindo a consulta para gerar relatórios e análises.

Confiabilidade

A confiabilidade é um dos indicadores de manutenção mais utilizados. Diz respeito à capacidade de um veículo ou máquina funcionar adequadamente dentro de um determinado período de uso.

Em outras palavras, auxilia a identificar por quanto tempo o veículo é confiável para rodar em boas condições.

Criticidade

A criticidade é um tipo de medida para determinar o quanto um veículo é útil para o funcionamento da operação. Ou seja, o quão crítico é caso ele pare de funcionar.

Depreciação

É a medida usada para calcular o valor que um veículo perde após sua aquisição. Se ele não passa pelas rotinas da gestão de manutenção, seu valor de compra cai bastante. 

Mas, mantendo em bom estado e pleno funcionamento, a depreciação não tem um impacto tão grande, conseguindo ainda um bom valor de revenda. 

Diagnóstico

Assim como um diagnóstico médico, trata-se de um resultado da identificação de uma possível causa de falha do veículo. Após avaliar a ocorrência e verificar todas as possibilidades, o mecânico gera um diagnóstico de qual foi o problema, causa e a solução necessária.

Disponibilidade

A disponibilidade determina quando o veículo está disponível para ser utilizado e performar sem problemas. Esse aspecto considera a própria confiabilidade do veículo e necessidade de manutenção.

Durabilidade

Determina o tempo de vida útil que um veículo ou ativo tem na operação. Geralmente, os veículos pesados da frota duram de 5 a 10 anos; os pneus, de 3 a 5; e assim por diante.

Para conhecer a durabilidade também é preciso realizar as inspeções e ter o acompanhamento próximo desses dados. 

Eficiência operacional

A fluidez nas operações da rotina de trabalho, resultante do uso de técnicas que auxiliam na otimização dos serviços, como a tecnologia.

Gestão de ativos

São boas práticas organizacionais que visam extrair valor dos bens da empresa, fazendo com que cada um deles obtenha o desempenho desejado e garanta a aplicação dos recursos a curto, médio e longo prazo.

Ordem de serviço

A Ordem de Serviço (OS) é um documento que formaliza e instrui um serviço a ser prestado. 

Geralmente, está presente em manutenções agendadas e possui atribuição de profissional responsável, lista de tarefas e demais exigências e especificações.

PCM

A PCM se refere ao Planejamento e Controle de Manutenção que é, literalmente, possuir organização no setor de manutenção da empresa, aplicando técnicas que tornem ela mais segmentada e rápida.

Dessa forma, evitando veículos parados e prejuízos nos prazos de entregas.

Quer entender mais sobre a gestão de manutenção na operação de transportes? Então, continue lendo este Guia da Gestão de Manutenção.

Autor

Jade Zart

Há mais de 6 anos na área de marketing, hoje coordena o time da Prolog e está sempre antenada nas principais novidades e inovações do setor logístico.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.