Qual a hora certa de trocar o rolamento de caminhão?

O rolamento de caminhão diminui o atrito entre suas superfícies de contato e evita o desgaste dos demais componentes do veículo. Confira sua importância aqui.
O rolamento de caminhão é uma peça fundamental para o funcionamento do veículo.

O rolamento de caminhão é um componente que permite o movimento rotativo entre duas ou mais elementos.

A peça cumpre o papel de redutor de atrito entre componentes do veículo, o que evita o desgaste e a diminuição da vida útil dos demais componentes do caminhão. 

Os rolamentos são constituídos por um anel interno e um externo, vários corpos rolantes, e uma gaiola e sua fabricação é altamente padronizada, seguindo normas severas de segurança.

Afinal, ele é um dos principais responsáveis por evitar rompimentos na estrutura do caminhão, prevenindo acidentes na estrada.

A seguir, confira:

Por que trocar o rolamento do caminhão?

O rolamento desempenha uma função muito específica nas rodas do caminhão: assegura que os motoristas se locomovam pelas estradas com agilidade e segurança. Assim, é essencial que estejam sempre nas melhores condições de rodagem.

Também serve para proporcionar movimento entre as peças e demais elementos, o que acaba por diminuir o atrito entre eles e preservar a vida útil do caminhão.

Isto significa que, quando em bom estado, traz economia com manutenção e consumo de combustível. Caso contrário, pode acarretar em problemas como a perda de estabilidade, trepidação, aumento do consumo de combustível e desgaste acelerado dos pneus.

Por isso, nunca se deve adiar a troca de um rolamento. Inclusive, fica a dica para você sempre optar por marcas originais e de qualidade comprovada.

Quais são os defeitos mais comuns no rolamento do caminhão?

Alguns dos problemas mais comuns que os rolamentos apresentam são desgaste, fadiga e falhas mecânicas. Por isso, a importância de acompanhar o seu funcionamento regularmente é tão grande.

Quando ele está desgastado, pode ser por uma lubrificação inadequada da peça, por contaminação de poeira, areia ou outros resíduos, ou pelo excesso de peso na hora de carregar o veículo. 

Esse último motivo também ocasiona a fadiga do rolamento, assim como uma montagem incorreta pode gerar essa consequência.

As falhas mecânicas podem acontecer por todos esses mesmos motivos, sendo indispensável avaliar o funcionamento do rolamento com certa frequência e ter a peça em estoque para eventuais necessidades de troca.

Quando é hora de trocar o rolamento do caminhão?

Por ser de fácil acesso, o rolamento das rodas pode passar pela inspeção com uma boa frequência, como mensalmente. Como regra geral, sempre verifique esta parte do veículo  quando atingir a marca de 70 mil quilômetros rodados. 

Apesar desta previsão, isso não significa que ele não possa apresentar falhas antes. 

Caso o motorista perceba rolagem irregular quando estiver em rota, com ruído ou trepidação do veículo, deve solicitar ao gestor da frota um serviço de manutenção para avaliar o problema — e providenciar a troca do rolamento, caso a suspeita se confirme.

Quais são os tipos de rolamentos?

Existem alguns diferentes tipos de rolamentos, cada um mais adequado para diferentes funções:

Axial

O rolamento axial de esfera, tanto de escora simples quanto dupla, funciona para suportar pesos grandes, desde que o alinhamento seja perfeito. Já o axial autocompensador de rolos pode ser usado para suportar, também, a alteração de ângulos durante a rodagem. 

Esferas 

O rolamento fixo de apenas uma carreira de esferas é próprio para altas rotações e deve estar sempre muito bem alinhado em seu eixo.

Já o que possui uma carreira, mas é de contato angular, suporta cargas em apenas um sentido. 

Rolos

O rolamento de rolo cilíndrico é o mais adequado para suportar cargas muito pesadas.

O de rolos cônicos só suporta cargas axiais em um único sentido.

Autocompensador

O rolamento autocompensador de esferas tem duas carreiras de esferas e se ajusta aos ângulos de rotação. Por isso, ele suporta melhor tanto quando há um desalinhamento das rodas quanto uma possível flexão do eixo.

Tanto o autocompensador de uma carreira de rolos quanto o de duas carreiras, são usados para cargas pesadas.

Quais cuidados ter com o rolamento do caminhão?

Manter uma rotina de manutenção preventiva é sempre a melhor recomendação. Por meio dela, o inspetor pode checar a montagem do rolamento, aperto e tolerância, entre outros fatores que são afetados no uso.

Além disso, a falta de troca ou manutenção pode gerar queda na performance do veículo, afetando de forma direta o desempenho deste. Algumas dicas de conservação:

  • Realizar as montagens usando ferramentas indicadas;
  • Conservar o rolamento em sua embalagem original;
  • Manusear o rolamento com cuidado;
  • Fazer a lubrificação dentro dos prazos recomendados;
  • Manter constantes as inspeções do nível de trepidação e ruído.

Mais que isso, um ponto importante é prestar atenção na lubrificação, que pode causar problemas devido a um lubrificante contaminado ou do tipo errado para o modelo de veículo.

Por último, lembre-se que:

Sempre que houver falhas no veículo como um todo, significa que os rolamentos podem estar sobrecarregados ou prejudicados. Um dos motivos que tornam o checklist de inspeção dos veículos tão importante.

Outros motivos incluem melhorar o planejamento de manutenções, sempre identificando os serviços necessários (como a troca de rolamento de caminhão), redução de custos operacionais e mais segurança nas rotas.

Utilizando um método de controle, como as planilhas ou um sistema, também gera ampla visão sobre o estado da frota e reduz os erros e irregularidades nas listas de inspeção.


Para começar a usar os melhores modelos de checklist, faça o download grátis de nossos modelos aqui. Basta imprimir e começar a usar!

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.