A inspeção regular dos veículos se torna uma prática indispensável ao gerar uma redução de atrasos nas operações e de custos elevados com reparos emergenciais.
Além de ser fundamental para garantir maior segurança no transporte. Sabe por que? Porque a inspeção investiga potenciais falhas e problemas veiculares antes de se tornarem graves a ponto de causar uma quebra no veículo.
Isso possibilita a realização de serviços preventivos que geram todos os benefícios que comentei agora. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo:
- O que é a inspeção do veículo?
- Qual a diferença entre inspeção e vistoria?
- É obrigatório fazer inspeção veicular na frota?
- Para que serve a inspeção veicular?
- Quais os veículos que devem passar por uma inspeção veicular?
- O que é verificado na inspeção veicular?
- O que você precisa para uma rotina de inspeção regular dos veículos da frota?
- Quais são as consequências de não realizar inspeções regulares nos veículos da frota?
- Como a tecnologia pode auxiliar na inspeção veicular?
- Quais são os custos associados à inspeção regular dos veículos?
O que é a inspeção do veículo?
A inspeção do veículo é um processo que verifica diversos sistemas e componentes do veículo para identificar falhas ou problemas que podem afetar o funcionamento e desempenho do veículo.
Dependendo de como e a frequência com que é realizada, pode incluir desde avaliações simples, como o funcionamento das luzes de faróis, até questões mais complexas, como o funcionamento do sistema de suspensão.
Sei que um caminhão quebrado na beira da estrada acontece nas piores horas, mas é justamente esse o principal objetivo da inspeção regular dos veículos: evitar surpresas indesejadas e garantir um pleno funcionamento das operações de transporte — além de gerar economias associadas.
Qual a diferença entre inspeção e vistoria dos veículos da frota?
Embora ambos processos tenham o objetivo de avaliar a estrutura do veículo, eles possuem finalidades e métodos distintos.
A inspeção regular dos veículos é um processo contínuo de manutenção preventiva. Assim, o seu foco é identificar potenciais falhas ou problemas para antecipar suas correções, antes que causem danos e interrompam as operações.
Isso acontece de maneira mais técnica e de modo geral, a inspeção não busca “aprovar” o veículo para circulação, mas sim garantir que ele esteja nas condições ideais de funcionamento.
Já a vistoria é um processo formal de avaliação para verificar se o veículo está em conformidade com normas específicas de segurança, ambientais ou regulamentares. Mas, ao contrário da inspeção, ela não é feita de maneira técnica, focando na avaliação de aspectos visuais do veículo e sua documentação.
Nesse caso, é um procedimento que resulta em um laudo, onde o veículo pode ser aprovado ou reprovado com base nos critérios estabelecidos. Em caso de reprovação, um relatório detalhado explicando os defeitos ou as não conformidades será emitido.
É obrigatório fazer a inspeção regular dos veículos?
Não, a inspeção regular dos veículos não é uma obrigação determinada por lei. No entanto, a manutenção das boas condições do veículo é exigida (artigo 27 do CTB), e isso só é possível com um acompanhamento regular do funcionamento dos ativos.
Por outro lado, a inspeção técnica de segurança, controle de emissão de gases poluentes e de ruído é obrigatória para determinados veículos, conforme estipulado no artigo 104 do CTB.
Para que serve a inspeção veicular?
A inspeção veicular serve para garantir que os veículos da sua frota estejam sempre em condições seguras e operacionais, prevenindo falhas mecânicas e problemas estruturais que possam interromper as operações.
Com minha experiência na área, posso afirmar que realizar inspeções regulares é uma das melhores práticas que já implementei e, também, uma das mais importantes para evitar surpresas desagradáveis na estrada e manter a eficiência e a segurança das operações de transporte.
Quais os veículos que devem passar pela inspeção regular?
Visto que o objetivo da inspeção é garantir o bom desempenho dos veículos, todos deveriam passar por inspeções regulares de prevenção.
Mas há sim alguns tipos de veículos que exigem uma atenção ainda mais rigorosa, incluindo veículos de carga pesada, como caminhões e carretas; e veículos de transporte de cargas perigosas, que carregam materiais como combustíveis e produtos químicos.
O que é verificado na inspeção veicular?
Entre os itens mais comumente verificados estão os sistemas de freios, suspensão e direção, pneus e rodas, iluminação e sinalização, nível de fluídos e estrutura geral do veículo.
Eu ainda acho importante destacar que a inspeção é realizada seguindo um modelo de checklist, que pode ser mais simples e rápido, como nas inspeções pré e pós-viagem diária, ou mais completo e detalhado, como nas revisões baseadas em tempo de uso ou quilometragem.
No primeiro caso, você foca principalmente em itens de segurança ou indispensáveis para o funcionamento do veículo, como freios, faróis e cintos de segurança. Já no segundo momento, é preciso abranger aspectos como balanceamento, alinhamento, rodízio de pneus, além de outras avaliações e serviços preventivos.
O que você precisa para uma rotina de inspeção regular dos veículos da frota?
Um dos elementos essenciais é a criação de um checklist adaptado às necessidades específicas da sua frota. Outras ferramentas e equipamentos, como um sistema de gestão de manutenção, podem ser úteis, mas isso você deve avaliar conforme a realidade da sua operação.
Geralmente, frotas menores, de até 50 veículos ainda não estão no momento de contratar um sistema de gestão completo, mas podem fazer bom proveito de uma ferramenta de checklist eletrônico, um pouco mais simples, mas muito efetiva.
O planejamento adequado da frequência das inspeções, considerando o uso dos veículos, quilometragem ou tempo de operação, é outro fator indispensável. Ter um bom cronograma faz toda a diferença para evitar interrupções operacionais.
Quais são as consequências de não realizar inspeções regulares nos veículos da frota?
Sem uma rotina de inspeções, problemas mecânicos podem passar despercebidos, resultando em falhas inesperadas no meio de uma viagem, o que acaba interrompendo as operações, causando atrasos e aumento nos custos, além de colocar vidas em risco.
Mais que isso, pode levar a um desgaste acelerado dos componentes do veículo, como pneus, freios e sistemas de suspensão, resultando em reparos mais caros e frequentes.
O custo de manutenção corretiva é geralmente muito maior do que o da manutenção preventiva, sem mencionar o impacto negativo na produtividade, já que veículos parados para reparos emergenciais representam tempo e dinheiro perdidos.
Como a tecnologia pode auxiliar na inspeção veicular?
Com o uso de um checklist eletrônico é possível padronizar o processo de inspeção, garantindo que nenhum item importante seja esquecido. Esses aplicativos facilitam o acompanhamento em tempo real das condições dos veículos, permitindo que os gestores tenham acesso imediato a informações críticas.
Outra grande vantagem da tecnologia é a integração dos dados de inspeção com outros sistemas de gestão da frota, o que permite uma análise mais detalhada e a identificação de padrões ou tendências, ajudando na tomada de decisões preventivas.
Em frotas onde o uso e investimento em tecnologia já é mais avançado, o uso de sensores e dispositivos de monitoramento podem ser instalados nos veículos para antecipar ainda mais a identificação de sintomas relevantes.
Quais são os custos associados à inspeção regular dos veículos?
Os custos para manter uma rotina de inspeção regular dos veículos pode incluir a mão de obra dos profissionais responsáveis, as ferramentas necessárias e, em alguns casos, o investimento em tecnologias como o app de checklist eletrônico.
Sei que esses custos podem parecer altos ou desnecessários à primeira vista, mas na minha experiência, eles são um investimento que compensa, porque eliminar as falhas inesperadas e reparos emergenciais, que costumam ser bem mais caros, ajuda a economizar a longo prazo.
Quer garantir que sua frota esteja sempre nas condições ideais? Agende uma demonstração agora e descubra como nossas soluções podem ajudar a otimizar a rotina de inspeções e a gestão da sua frota.