Mais de 400 operações de transporte promovem mais economia e produtividade com o Prolog

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Os segredos da inspeção de veículos que ninguém sabe

A inspeção veicular para a frota pode ser simples e rápida sim, basta você seguir essas dicas! Confira 5 segredos para otimizar a sua gestão.
Faça a melhor inspeção veicular na sua frota.

Você já sabe que a inspeção veicular é uma necessidade indispensável na sua frota, mas você sabe como torná-la mais rápida e eficiente? É isso que vamos compartilhar hoje!

Para falar a verdade, não tem tanto segredo assim não e já vamos dar um spoiler de cara: você precisa abrir mão do papel e caneta e começar a usar um sistema digital. Esse é o grande truque para as operações de transporte que são, de fato, produtivas.

Mas, para te convencer, confira esses 5 pontos de atenção na hora de fazer a inspeção de veículos da sua transportadora:

Priorize a coleta e análise de dados

Relatórios “esquecidos na gaveta” não fazem nada por você nem pela sua gestão! Ainda mais se forem dados que podem transformar a sua gestão e provocar resultados positivos na economia e produtividade da frota.

Dessa forma, você não pode deixar de coletar dados e analisá-los com frequência. Mais do que ver a importância na inspeção de veículos para evitar acidentes, falhas mecânicas, etc., você precisa enxergar o quanto as informações coletadas nesse momento são valiosas para a sua tomada de decisões.

É verdade que a planilha consegue suprir várias necessidades da inspeção, mas uma coisa que ela não faz é gerar relatórios e análises de maneira automática. Portanto, para otimizar seu tempo e operação de transporte, use um checklist digital.

Além disso, manter um histórico de problemas que o veículo apresentou (e qual veículo foi este), assim como saber a validade da inspeção veicular de cada placa são informações que você precisa na sua gestão — algo que é bem mais efetivo de maneira digital.

Para ficar ainda mais claro, aqui vai um exemplo:

E-BOOK
Checklist Eletrônico

A tecnologia que vai reduzir os seus custos e aumentar a produtividade da frota

Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Você quer medir a produtividade dos mecânicos da sua frota. Como fazer isso? Bom, ao usar o software de inspeção, você tem acesso fácil a dados que podem responder a sua dúvida!

Conforme as ordens de serviços são abertas e o mecânico se torna responsável por ela, é calculado um tempo médio de conserto de cada uma. Para cada mecânico, você consegue visualizar a quantidade total de consertos e a média em horas para a solução dos problemas.

E essa é apenas uma entre as diversas outras informações que você pode extrair dos dados coletados em uma inspeção veicular.

A ordem dos itens de inspeção deve fazer sentido

O principal problema dos checks de papel é que a ordem de verificação pode acabar bagunçada e tornando a tarefa ainda mais demorada do que deveria ser. Isso acontece porque, na maioria dos casos, os itens da lista não foram pensados de acordo com a praticidade do processo, mas sim em ordem alfabética.

Uma inspeção como esta, que é feita ao longo de todo o veículo precisa ser otimizada para seguir uma ordem que tenha uma sequência lógica e faça sentido para cada veículo.

Principalmente as inspeções diárias, que devem ser rápidas e práticas, acabam levando a minutos excessivos. Até porque há as inspeções de saída e de retorno para cada viagem. No fim do mês, você perceberá que foram horas acumuladas ao invés de poucos minutos.

Portanto, a conclusão que você deve levar aqui é: organizar o processo de inspeção veicular com uma ordem que faça sentido para os motoristas darem menos voltas ao redor do veículo.

Instruções para a inspeção veicular devem existir

Cada veículo tem suas próprias características e particularidades, principalmente modelos mais novos que surgem com diferentes recursos todos os anos. Por isso, não assuma que todos os motoristas saberão o que olhar e onde olhar. 

Ter um manual de boas práticas na inspeção para os motoristas consultarem é importante, mas ainda mais: crie ilustrações e descrições para o uso do checklist. Desse modo, quem for realizar a tarefa não encontra dificuldades em nenhum momento. 

Evite escrever a mão sempre que possível

Se a sua frota ainda usa o checklist de papel, essa tarefa terá um planejamento um pouco maior para você adquirir — finalmente — a sua ferramenta de inspeção eletrônica.

A verdade é que as escritas a mão geram confusões desnecessárias, seja na hora da leitura para conserto ou para análise do gestor. Inclusive, muitos dados podem acabar interpretados de maneira errônea por conta de uma escrita ilegível.

Pior ainda, os mecânicos podem não corrigir um problema sério por falta de entendimento da escrita. É algo que não deve ser arriscado!

Aproveite o digital

Se você ainda não entendeu todos os benefícios que um checklist eletrônico traz para a inspeção veicular da sua frota. Você precisa voltar no começo desse post e ler com mais atenção.

Além de agilizar o processo e deixar ele mais organizado para os motoristas, você também recebe relatórios completos e consegue visualizar com clareza a saúde de todos os veículos da frota em poucos segundos (e cliques).

A facilidade se estende ainda mais com o fácil acesso aos sistemas através de smartphones.

Quer entender ainda mais sobre o checklist digital? Confira a nossa solução!

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.