Eficiência da frota: como a lei do descanso para motoristas gera impactos positivos

Veja como a lei do descanso para motoristas promove segurança e produtividade na frota com estratégias eficazes.
Entenda o que diz a lei do descanso para motoristas da frota.

A lei do descanso para motoristas de frota, na realidade, é composta pela própria Lei 13.103, conhecida também apenas como “lei do motorista”. Trata-se de uma regulamentação trabalhista para condutores profissionais que se tornou efetiva em 2015.

Seu propósito é estabelecer uma série de direitos e obrigações para os motoristas da frota, tornando-se fundamental para o gestor da frota entender a abordagem ideal para supervisionar e equilibrar as escalas de trabalho dos condutores.

O tempo de descanso e intervalos representa um desafio nas operações de transporte, principalmente para os motoristas que enfrentam longas jornadas e viagens que se estendem por dias e até semanas.

Por isso, entenda a seguir:

O que diz a lei do descanso para motoristas?

A lei do descanso estabelece diretrizes para garantir que os motoristas da frota tenham o tempo adequado de repouso durante suas jornadas de trabalho, evitando a fadiga e o sono ao volante. 

A preservação da saúde física e mental dos motoristas é essencial para promover operações de transporte seguras, além de ajudar a reduzir os casos de acidentes. Isso contribui para o desempenho das atividades, permitindo que cumpram seus prazos de entrega de maneira mais eficiente e correta.

A lei do descanso para motoristas cita direitos como o descanso remunerado, a realização de intervalos periódicos, a isenção de pagamento dos  pedágios na rota das operações, recebimento de exames médicos e toxicológicos por conta da empresa, entre outros.

Qual é o tempo de descanso e intervalos para os motoristas da frota?

De acordo com a lei 13.103 (lei do motorista), os motoristas de caminhão devem trabalhar por até 8 horas diárias e desfrutar de um período de descanso ininterrupto de 11 horas. 

Além disso, a legislação estipula um tempo de intervalo para almoço obrigatório, com duração de 1 hora por dia de trabalho.

Essa mesma lei também determina que o tempo máximo de direção contínua não ultrapasse 5 horas, sendo obrigatórios intervalos de, pelo menos, 30 minutos após esse período.

Importância da lei do descanso para motoristas

Entender e aplicar corretamente a lei do descanso para motoristas na sua frota e operações de transporte é de extrema importância para extrair os diversos benefícios que ela proporciona:

  1. Melhora o desempenho dos motoristas

Quando os motoristas estão descansados, sua atenção na estrada aumenta e eles dirigem com mais responsabilidade. Isso inclui evitar comportamentos de risco, como acelerações e frenagens bruscas.

  1. Redução do risco de processos judiciais contra a empresa

Ao seguir a lei e controlar de maneira adequada a jornada de trabalho dos motoristas, assim como proporcionar os intervalos de descanso determinados, você garante que os direitos dos motoristas sejam respeitados. 

Isso minimiza a possibilidade de processos judiciais por parte deles.

  1. Maior engajamento e motivação dos colaboradores

Ao fornecer condições de trabalho adequadas e seguras aos motoristas, você cria um ambiente que gera o engajamento e a motivação. Isso se reflete no cumprimento de suas obrigações, tanto na direção dos veículos quanto na realização de tarefas como a inspeção veicular.

  1. Redução de custos operacionais

Com uma gestão adequada do tempo e o cumprimento da lei do descanso para motoristas, o desempenho e o engajamento melhoram. Isso também resulta em um benefício muito buscado pelos gestores de frota: a redução de custos operacionais.

Isso acontece porque os veículos passam por revisões e serviços periódicos adequados, além de serem conduzidos seguindo as boas práticas de direção defensiva. Essas ações levam a um consumo mais eficiente de combustível e a um menor desgaste de pneus, entre outros benefícios.

Como cumprir a lei do descanso para motoristas na gestão de frotas?

O não cumprimento da lei do descanso para motoristas pode acarretar em penalidades, de acordo com o artigo 230 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), incluindo multas para a frota e desconto de pontos na carteira do motorista. 

Por esse motivo, você deve ter os métodos apropriados de gestão para garantir o controle de jornada e dos intervalos de repouso.

Nesse sentido, vale a pena explorar tecnologias que possam apoiar essa tarefa. 

Um exemplo são os sistemas de monitoramento de rota e telemetria. Essas soluções conseguem identificar o tempo de direção, as paradas realizadas e outras informações cruciais para gerenciar não apenas a jornada dos motoristas, mas também seu comportamento nas estradas.

Há outras ferramentas e sistemas que você pode realizar o seu planejamento de frotas e incluir para adquirir, conforme liberação de orçamentos.


Porém, você também pode começar com o nosso kit focado na lei do motorista, com todas as informações e recursos que você precisa para controlar os motoristas da frota, suas viagens e tempo de descanso. Confira agora.

Autor

Emerson Bastos

Formado em Administração de Empresas pela Univali e atua há 20 anos com transporte rodoviário de carga, frota, planejamento e controle, e finanças.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.