Entenda qual o papel da tecnologia na logística de pesados 

Conheça quais são os benefícios que o uso da tecnologia pode oferecer para a logística de pesados e traga mais segurança e controle para a sua frota.
O impacto da tecnologia na logística de pesados.

A logística de pesados tornou-se muito mais simples desde a chegada da tecnologia dos aplicativos, deixando para trás toda a papelada que ocupava espaço e dificultava o monitoramento de frotas, trazendo uma solução de fácil acesso.

Mas como esse sistema atua e como funciona a logística de transporte através dele?

Com o uso de ferramentas que podem ajudar na organização, controle de qualidade e agilidade nos processos que trazem excelência na entrega dos serviços e muito mais segurança. Tudo isso, na palma da sua mão.

E então, ficou interessado? Conheça quais tecnologias são utilizadas na logística de pesados e comece agora mesmo a trazer mais eficiência para o seu negócio.

Brevemente, entenda então:

Como funciona a logística de transporte?

Uma logística de transporte moderna irá funcionar através de um sistema que traga mais seguridade e acessibilidade às informações da frota. 

Isso é possível por meio de um aplicativo, como é o caso aqui do Prolog, pelo qual você consegue administrar as necessidades dos veículos em tempo real e de qualquer lugar. 

Assim, dando adeus aos montes de papéis que tornavam o gerenciamento de caminhões complicado e demorado — algo que torna a gestão muito mais ágil e organizada.

Mas, afinal…

Tem algum exemplo de quais as tecnologias utilizadas na logística de pesados?

Existem hoje muitas soluções disponíveis, tanto para um gerenciamento completo de supply chain quanto para aspectos específicos da gestão de frotas. Podemos citar como exemplo alguns dos mais comuns: o sistema integrado de gestão (ERP), sistema de gestão de armazém (WMS) e sistemas de roteirização.

Vale mencionar que, pensando no dia a dia da frota, uma boa tecnologia é aquela acessível, que está sempre disponível sem precisar de grandes equipamentos ou sinal de internet. Ou seja, o sistema de logística ideal deve funcionar offline direto do celular, já que em alguns trajetos é muito difícil para os motoristas localizarem e acessarem redes wi-fi.

Para ilustrar, você encontra hoje sistemas de aplicativos que criam checklists personalizados para que os colaboradores da empresa os preencham verificando os componentes do veículo.

Com o checklist realizado, os dados chegam até a gestão para serem analisados e resolvidos, garantindo que o caminhão pegue a estrada de forma segura.

Por exemplo, durante um checklist diário, se o motorista verificar a falha em uma das lanternas do seu caminhão, poderá preencher em seu aplicativo e terá o problema resolvido pela central, evitando multas e viajando com mais tranquilidade.

Assim, a tecnologia aplicada na logística de pesados deve transmitir seus dados em tempo real, permitir o envio de comentários, fotografias e o acesso a relatórios que melhorem a organização e o número de soluções na empresa.

Além disso, uma vantagem maior é quando você tem acesso à quantidade de serviços gerados, o tempo que levou para solucioná-lo e quais são os maiores problemas que envolvem a frota em sua rotina de trabalho.

Qual o impacto da tecnologia na logística de pesados?

Com a ajuda da tecnologia, é muito mais fácil receber e armazenar materiais informativos, e resolver todos os imprevistos de forma rápida com controle e organização que apenas a integração de dados em um sistema pode disponibilizar, e o melhor: na hora que você precisa.

A informação, para quem vive no mundo dos negócios, é tudo. Isso porque é através dos dados enviados e salvos em um sistema que todos os processos logísticos vão acontecer de maneira muito mais segura e descomplicada.

As solicitações terão respostas mais rápidas, o planejamento é mais intuitivo e as tarefas que geralmente levariam horas para serem concluídas, podem ser realizadas rapidamente com alguns cliques na tela.

Quais outros aspectos mostram a importância da tecnologia na logística de pesados?

Além de todas as vantagens que você leu até aqui, a tecnologia no mercado de logística ainda pode proporcionar 5 benefícios para o seu negócio, essenciais para manter frente a concorrência:

1. Contenção de falhas

Com o uso da tech na logística de pesados, os processos manuais podem ser reduzidos, diminuindo as chances de falhas humanas e aumentando a rapidez de identificação de erros, caso ocorram. 

Igualmente, a tecnologia facilita o encontro de problemas nos veículos que fazem parte da frota antes que eles de fato aconteçam (por meio da manutenção preventiva), entregando um serviço de maior qualidade e segurança.

2. Redução de custos

Com o número de erros reduzidos, os custos são mais baixos por consequência. Pois, os problemas encontrados podem ser solucionados com mais rapidez e com um número menor de colaboradores. 

Além do mais, há economia em papelaria de escritório, ocasionando também o cuidado com o meio ambiente e economia no cuidado dos caminhões, que passam pela manutenção agilizada antes de uma possível piora em suas condições.

3. Melhora dos planejamentos

O uso de um sistema proporciona um relatório final. Isto é, acesso a um maior número de informações específicas que ajudarão rapidamente na criação de planejamentos.

4. Rapidez nos procedimentos

As informações e dados armazenados no sistema são mais exatos, confiáveis e seguros, trazendo agilidade em todos os procedimentos da empresa.

5. Aumento de satisfação

Quando um produto é entregue ao destinatário dentro do prazo, sem danos e extravios, as chances de satisfação do cliente são maiores. Sabe o que isso significa? Fidelidade, indicações e aumento da credibilidade da sua empresa!

Outro ponto muito importante é garantir proteção para a equipe de motoristas que poderá viajar com tranquilidade e, é claro, também trabalhará mais satisfeita.

Assim fica fácil de reconhecer a importância da tecnologia na logística de pesados, não é mesmo? Pois é capaz de trazer soluções rápidas e diagnósticos que vão melhorar muito a qualidade da frota, a segurança dos motoristas e os resultados de entrega da sua empresa.

Gostou de conhecer mais sobre a tecnologia que envolve os processos de uma transportadora? Então, inscreva-se no nosso canal do YouTube e tenha acesso a conteúdos exclusivos e novidades do mercado:

Conheça 7 tecnologias logística que simplificam e ajudam na gestão de sua frota

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.