A manutenção proativa funciona por meio de um conjunto de ações preventivas, coleta e análise de dados e o seu objetivo primário é tratar o problema central, em sua causa, ao invés de apenas tratar as falhas que surgem a partir dele.
Esse tipo de manutenção se destaca por prever problemas antes que eles ocorram, estando em seus principais benefícios a redução de custos operacionais, a maior durabilidade de veículos, e a melhoria na confiabilidade e disponibilidade dos mesmos para operações diárias.
A implementação dessa estratégia de manutenção na frota precisa ser realizada com o auxílio de tecnologias, treinamentos e um acompanhamento próximo de resultados.
Confira a seguir:
- O que é uma manutenção proativa dos veículos da frota
- Para que serve e importância da manutenção proativa
- Como funciona uma estratégia de manutenção proativa
- Manutenção proativa e reativa
- Como implementar a manutenção proativa na frota
O que é uma manutenção proativa dos veículos da frota?
A manutenção proativa dos veículos da frota é uma abordagem estratégica que envolve o monitoramento contínuo e a análise sistemática dos dados operacionais dos veículos para prever e prevenir falhas antes que elas ocorram.
Dessa forma, o seu objetivo é focar em identificar as falhas reais, reduzindo interrupções operacionais e aumentando a eficiência.
Para que serve e importância da manutenção proativa?
A manutenção proativa serve para garantir operações contínuas e eficientes com os veículos da frota, identificando e solucionando problemas antes que eles se manifestem em falhas funcionais.
Seus principais benefícios incluem:
- Aumento de durabilidade dos veículos: manter os veículos regularmente revisados e corrigir problemas potenciais antes que causem danos maiores prolonga a vida útil dos mesmos.
- Mais segurança nas operações: veículos bem mantidos são menos propensos a falhas mecânicas que podem levar a acidentes, garantindo maior segurança para os motoristas e para o tráfego em geral.
- Conformidade com regulamentações: a manutenção proativa ajuda a assegurar que os veículos atendam às normas de segurança e emissões, evitando multas e outras penalidades legais.
- Otimização de uso dos veículos: com um planejamento eficiente de manutenção, os veículos ficam disponíveis quando necessários, sem interrupções inesperadas.
- Credibilidade e reputação: a confiabilidade na entrega e na qualidade dos serviços prestados melhora a percepção do cliente sobre a empresa, fortalecendo sua posição no mercado.
Como funciona uma estratégia de manutenção proativa?
Essa estratégia na gestão de frotas funciona através da coleta e análise de dados sobre o funcionamento dos veículos. Se você já pratica a manutenção preventiva e até a preditiva em sua operação, já tem boa parte da abordagem proativa em andamento.
Além da coleta e análise, é preciso ter a proatividade de agendar os serviços necessários para ter realmente os resultados positivos desse modelo de gestão.
Para a estratégia funcionar melhor, a instalação de sensores e dispositivos de monitoramento nos veículos, que coletam dados contínuos sobre o estado e o desempenho de componentes ajuda a reunir ainda mais informações de maneira precisa e em tempo real.
Essas, então, são analisadas para identificar padrões ou sinais de alerta que possam indicar o surgimento de alguma falha.
Isso pode ser feito “manualmente”, usando planilhas em papel ou digitais, ou por meio de sistemas de gestão de manutenção mais especializados, que geram relatórios automatizados e podem ser integrados com uma plataforma de BI.
Com base nessa análise, a manutenção é agendada de forma estratégica para resolver os problemas antes que resultam em defeitos maiores.
Manutenção proativa x Manutenção reativa
Cada uma dessas abordagens tem suas suas características e implicações.
A manutenção proativa foca na prevenção de falhas antes que elas ocorram. Como falamos acima, ela utiliza dados e análises preditivas para programar intervenções de manutenção baseadas na condição atual e no desempenho esperado dos veículos.
O objetivo é minimizar as paradas inesperadas, otimizar a vida útil dos componentes e melhorar a eficiência operacional.
Por outro lado, a manutenção reativa lida com reparos e correções após o surgimento dos problemas.
Essa estratégia pode resultar em custos operacionais mais altos e maior tempo de inatividade dos veículos, pois as falhas são tratadas somente após sua ocorrência, o que pode ser imprevisível e causar interrupções maiores nas operações.
Enquanto a manutenção reativa pode ser inevitável em certos casos, a tendência é que as empresas modernas de transporte busquem implementar práticas mais proativas para garantir a máxima disponibilidade e confiabilidade de suas frotas.
Como implementar a manutenção proativa na sua frota?
Ter uma rotina de gestão de manutenção em andamento
Já ter uma rotina de manutenção na frota que funciona ajuda a implementar a manutenção proativa muito mais rápido. Essa rotina deve abranger a definição de procedimentos padrão para inspeções regulares, manutenções programadas e verificações de segurança.
Uma rotina bem definida também facilita a organização e a priorização das tarefas de manutenção, garantindo que nenhum aspecto importante seja negligenciado.
Dessa forma, a tomada de decisões de maneira proativa é facilitada.
Implementar as tecnologias necessárias
Essa etapa pode incluir não apenas tecnologias de manutenção, como os sensores de temperatura, ou ferramentas de medição de pressão dos pneus, por exemplo, mas pode ir além, abrangendo softwares de telemetria também.
Além de ter diagnósticos mais precisos sobre o funcionamento dos veículos, você ainda acompanha o comportamento do motorista na estrada e passa a entender se há casos de motor ocioso.
Junto de tudo isso, a integração dessas ferramentas com sistemas de gestão da frota permite automatizar o agendamento de manutenções e otimizar a alocação de recursos.
Acompanhar indicadores de manutenção e desempenho
Monitorar indicadores de manutenção e desempenho inclui o acompanhamento de métricas como a frequência de falhas, o tempo de resposta para reparos, o custo de manutenção por veículo e a disponibilidade da frota.
Analisar esses indicadores ajuda a identificar áreas de melhoria e a ajustar estratégias de manutenção.
Em adição, esses dados auxiliam na predição de futuras necessidades de manutenção, possibilitando um planejamento mais preciso e econômico.
Tomar decisões ágeis e baseadas nos dados obtidos
Com os dados coletados através das tecnologias implementadas, gestores podem rapidamente identificar tendências ou problemas emergentes e agir antes que esses problemas afetem a operacionalidade da frota.
Decisões ágeis baseadas em análise de dados detalhados garantem que as intervenções de manutenção sejam tanto preventivas quanto eficientes, reduzindo custos desnecessários e melhorando a durabilidade dos veículos.
Pronto para otimizar a gestão da sua frota com uma manutenção proativa? Conheça nossa solução em uma demonstração gratuita de sistema. Agende agora uma conversa com um de nossos especialistas.