O mapa da gestão de pneus é uma ferramenta que esclarece e organiza todos os processos dessa gestão. Assim, nenhum passo é negligenciado ou esquecido, garantindo que os resultados dessa gestão realmente sejam positivos.
Esse mapa permite ter uma visão mais completa sobre a performance dos pneus, facilitando o controle de variáveis como pressão, desgaste e necessidade de rotação, elementos essenciais para manter a frota em movimento de forma segura e econômica.
De maneira geral, é um recurso para os gestores que ajuda a transformar uma área que pode parecer complexa em um processo simplificado e de alta eficiência.
Confira mais a seguir:
- O que é um mapa da gestão de pneus
- Para que serve esse mapa de controle de pneus
- Por que utilizar esse mapa em sua gestão de pneus?
- Qual a diferença dele para o mapa de pneus
- Como funciona esse mapa na sua operação
O que é um mapa da gestão de pneus?
O mapa da gestão de pneus é uma ferramenta que estabelece um fluxo de tarefas para realizar os cuidados necessários e adequados dos pneus da frota, assim gerando as condições ideais para que sua vida útil seja totalmente aproveitada.
Ou seja, ele é uma representação detalhada e estruturada dos processos envolvidos na manutenção, monitoramento e substituição dos pneus de uma frota de veículos.
Por meio deste mapa, é possível acompanhar o ciclo de vida completo dos pneus, desde a sua compra até o descarte, passando pela instalação, inspeções regulares, manutenções, e recauchutagem ou reparos.
Para que serve o mapa da gestão de pneus?
Ele serve como um roteiro para os gestores de frotas, destacando cada passo necessário para assegurar o uso correto e a durabilidade dos pneus.
Essa ferramenta estratégica visa otimizar a gestão de pneus, reduzindo custos associados a danos prematuros e compras desnecessárias, além de contribuir para a segurança e eficiência operacional da frota.
Por que utilizar esse mapa em sua gestão de pneus?
A utilização de um mapa não apenas simplifica o acompanhamento e a manutenção de pneus, mas também ajuda a ter uma rotina otimizada para gerar insights mais coerentes e valiosos para a sua tomada de decisões.
Ao detalhar cada aspecto da gestão de pneus — da compra ao descarte —, esse mapa assegura que cada pneu seja usado até o seu potencial máximo de desempenho e vida útil.
Isso reduz os casos de fadiga da carcaça e descartes antecipados dos pneus. Além disso, ao otimizar a gestão de pneus, outros benefícios são notados, como a redução no consumo de combustível e a redução de necessidade e custos de manutenção veicular.
Qual a diferença para o mapa de pneus?
O mapa de pneus foca no registro e rastreamento físico dos pneus na frota, destacando a localização atual e condições básicas de cada pneu, como a identificação se ele é novo, usado ou recapado.
Enquanto ele faz esse registro de localizações e condições básicas de cada pneu da frota, o mapa da gestão de pneus oferece uma visualização completa dos processos da gestão de pneus.
Assim, ele determina um passo a passo do que é preciso fazer na rotina de cuidados dos pneus, do registro da ID do pneu até a análise dos dados de pressão e profundidade dos sulcos.
Como funciona o mapa da gestão de pneus?
Esse mapa funciona como um organizador da gestão de pneus, estabelecendo a sequência de tarefas e atividades necessárias para os cuidados adequados dos pneus. Ele passa pelos seguintes processos:
Registro e identificação de pneus
O primeiro estágio no mapa da gestão de pneus é o registro e a identificação de cada pneu da frota.
Esse processo envolve catalogar informações essenciais, como tipo, marca, data de aquisição e localização atual no veículo, também realizando a marca de fogo do pneu, caso ainda não possua.
É um registro indispensável para conseguir acompanhar cada pneu individualmente e realizar uma gestão mais eficiente.
Monitoramento de condições
Após a identificação, o mapa da gestão de pneus indica a realização do monitoramento de pneus constante para entender suas condições de conservação. Isso inclui a verificação regular da pressão, do desgaste do sulco e da conservação geral de cada ativo.
Ferramentas tecnológicas, como o aferidor eletrônico, uma tecnologia para gestão de pneus, podem automatizar essa etapa e garantir maior precisão na coleta dos dados.
Análise de dados e tomada de decisão
Além dessa parte mais operacional, o mapa também indica algumas etapas para que você saiba analisar e tomar decisões mais informadas a partir da sua gestão de pneus.
Nesse momento, os dados coletados pelo monitoramento são analisados para avaliar o estado dos pneus e determinar a necessidade de manutenção, reparos ou substituição.
Você pode encontrar passos e dicas sobre como gerar relatórios sobre o desempenho e estado dos pneus, assim como avaliar as estratégias adotadas para a manutenção dos pneus.
Dessa forma, se torna possível estabelecer uma rotina, tanto operacional quanto administrativa, de identificação de áreas que necessitam de melhorias e implementação de ações corretivas para otimizar ainda mais a gestão dos pneus da frota.
Comece a utilizar um mapa pronto da gestão de pneus em sua frota. Ele será seu guia prático para manter os pneus nas condições ideais de rodagem, otimizar sua durabilidade e garantir a segurança na estrada.
Clique aqui para adquirir o seu fluxograma da gestão de pneus da Prolog.