A melhor maneira de usar o mapa de pneus nas suas operações de transporte

Descubra como um mapa de pneus pode dar maior controle sobre esses ativos da frota, aumentando a vida útil dos pneus e economizando recursos.
Manutenção de pneus da frota através do mapa de pneus.

A gestão correta dos pneus em uma frota impulsiona a segurança, economia e desempenho dos veículos. Entre as ferramentas que facilitam esse controle, está o mapa de pneus — um registro detalhado que lista as informações sobre os pneus que estão instalados em cada veículo.

Embora seja possível criar um mapa de pneus manualmente, essa abordagem pode ser demorada e propensa a erros. Por outro lado, a tecnologia moderna oferece soluções digitais automatizadas por meio de sistemas de gestão de pneus, tornando o processo mais rápido e eficaz.

Se você também deseja otimizar a gestão e manutenção dos pneus em sua frota, confira a seguir:

O que é um mapa de pneus?

O mapa de pneus é uma ferramenta da gestão de pneus da frota em que sua principal função é identificar a localização específica de cada pneu em um veículo. Ou seja, é um registro detalhado que rastreia a posição do pneu instalado em um veículo da frota.

Esse mapa pode contribuir para o controle de várias atividades relacionadas à manutenção de pneus, a instalação dos ativos em um veículo, o rodízio periódico entre diferentes posições do veículo e o controle do desgaste e da vida útil de cada pneu.

É a mesma coisa que um mapa de controle de pneus?

Não, o mapa de controle de pneus é uma outra ferramenta. Ele assume a forma de um modelo tipo fluxograma, estabelecendo um “passo a passo” para todas as atividades relacionadas à gestão de pneus da frota. 

Isto significa que a ferramenta é um guia visual que ajuda a determinar quais ações precisam ser tomadas em sequência, dependendo das circunstâncias e das condições dos pneus.

Por exemplo, pode incluir etapas como inspeção regular, substituição quando o desgaste atinge um certo limite, reparos em caso de danos e o descarte adequado de pneus gastos. 

Dessa forma, ajuda a manter o controle de todos os aspectos da gestão de pneus, garantindo que nenhum pneu seja negligenciado ou substituído prematuramente, o que, por sua vez, contribui para a economia de custos e para a segurança da frota.

Por que usar e para que serve o mapa de pneus?

Uma frota de veículos frequentemente passa por manutenções, trocas e rodízios de pneus e, quanto mais veículos possuir, mais difícil fica ter o controle de localização desses pneus.

Sem um método adequado para rastrear cada pneu, essa tarefa se tornaria caótica. É aqui que o mapa em questão mostra a sua importância, fornecendo um tipo de “registro” que ajuda a localizar com precisão cada pneu da frota.

Se conectar as informações do mapa ao cadastro e histórico de manutenções do pneu, identificando quais são os pneus que devem ser substituídos, você ainda consegue economizar um tempo precioso, evitar confusões e garantir que os serviços necessários sejam realizados de forma mais eficiente.

Qual a relação entre o mapa e o rodízio de pneus?

O mapa de pneus age como um diagrama estratégico, tornando mais eficiente o processo de rodízio. Se já tiver um modelo de rodízio para os veículos da sua operação, basta combinar as configurações de troca dos pneus com a identificação dada pelo mapa de pneus.

Isso porque o mapa fornece informações precisas sobre quais pneus estão instalados em cada veículo. Isso simplifica a identificação dos pneus que precisam ser desmontados e realocados para outras posições ou, até mesmo, outros veículos. 

Sem o mapa, o rodízio de pneus poderia se tornar um quebra-cabeça, consumindo tempo e recursos valiosos. Portanto, o mapa direciona o processo de rodízio, garantindo que cada pneu seja movido para o seu lugar certo.

Quando você deve fazer esse mapa para a sua frota?

Sempre! Sim, essa é a resposta. Se você deseja estabelecer um controle de alta precisão e eficiência em suas operações de transporte, o mapa de pneus é uma ferramenta indispensável.

Não importa se você está buscando controlar melhor os pneus da frota, gerar economia em suas operações ou simplesmente parar de desperdiçar tempo valioso de sua rotina.

A verdade é que, se você possui uma frota de veículos, precisa desse mapa. É uma das maneiras mais inteligentes de gerenciar seus recursos, evitar gastos desnecessários e garantir que cada veículo esteja equipado com os pneus adequados para sua rota e condições.

Porém, o mapa de pneus sozinho não faz milagre. Você precisa de outras ferramentas e processos na sua gestão de pneus da frota para obter os resultados esperados.

Por exemplo, uma planilha ou sistema que controle detalhadamente as inspeções dos pneus. Isso inclui informações sobre a pressão e profundidade dos sulcos, datas de inspeção passadas e agendamentos futuros, além de identificar a calibragem ideal e muito mais.

Além de garantir a conservação e prolongar a vida útil dos pneus, também simplifica o controle do gestor sobre localização, estoque e inventário dos pneus da frota. Combinado a outras ferramentas e tecnologias, a sua gestão estará na rota certa.

E para te ajudar ainda mais a alcançar tudo isso, desenvolvemos o Mapa de Controle de Pneus, que apresenta a metodologia Prolog, uma das melhores abordagens para a gestão de pneus de frotas. 

Com este guia, você terá em mãos um passo a passo para otimizar ainda mais suas operações e garantir que cada pneu da frota esteja no lugar certo, na hora certa.

Não perca a oportunidade de elevar sua gestão de pneus a um novo patamar. Adquira agora o Mapa de Controle de Pneus e comece a colher os benefícios imediatamente.

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.