Há diferentes metodologias de gestão que podem ser aplicadas no dia a dia de uma empresa e é preciso identificar qual poderá trazer os melhores resultados à operação de transporte.
Mas, uma coisa é certa:
Sem uma metodologia, a sua gestão de frotas não consegue atingir os objetivos e metas estabelecidas. Apenas a partir de um método organizado e direcionado, a identificação de soluções se torna mais inteligente e eficiente.
Nas frotas, as metodologias de gestão mais comuns são:
Metodologia 5s
A metodologia 5s surge a partir de um conceito fundado no Japão, baseado nos sensos de: utilização, organização, limpeza, saúde e disciplina – capazes de desenvolver a alta performance das organizações.
Resumidamente, eles são aplicados através de ações específicas em cada área, mas que sempre se complementam:
- Senso de utilização – voltada para uma organização da frota e seus espaços de trabalho, mantém tudo o que ainda é útil e elimina os materiais que não são mais necessários.
- Senso de organização – após definir o que ainda será utilizado, esse segundo senso traz a intenção de qual local é mais adequado para serem armazenados os itens que ficaram.
- Senso de limpeza – toda a equipe deve se comprometer com a limpeza do ambiente de trabalho, seja o banheiro, escritório ou veículo.
- Senso de saúde – padroniza os processos da empresa e traz os métodos de controle de jornada para preservar a saúde tanto mental quanto física dos funcionários.
- Senso de disciplina – toda frota deve funcionar a partir de uma política de frotas, onde estão descritas ações que definem os padrões de comportamento ético e a moral dos colaboradores.
Pela completude que esse método possui, ele pode ser utilizado de maneira ampla nas empresas de transporte, abordando todas as áreas da gestão de frotas.
PDCA
O ciclo PDCA diz respeito às quatro etapas desenvolvidas para solucionar problemas no meio logístico e que servem para todos os tipos de gestão:
- Planejar (Plan);
- Executar (Do);
- Controlar (Control);
- Agir (Act).
Na fase do planejamento, você deve identificar os problemas e fazer uma análise com base em um plano de ação com foco nas metas estabelecidas.
A fase da execução é colocar em prática tudo o que foi planejado. Depois, a fase do controle, tem como propósito verificar os resultados em relação às metas, onde ocorre uma comparação de “expectativa x realidade”.
Por último, a fase da ação serve para manter ou reorganizar os procedimentos de acordo com os resultados obtidos.
Scrum
Scrum é um dos métodos de gestão que consiste na divisão de um objetivo em pequenas metas, a partir de ciclos rápidos, conhecidos como sprints.
Primeiro, são definidos os responsáveis pelas tarefas e como elas serão realizadas. Para cada sprint, há um prazo específico de finalização, geralmente entre duas a quatro semanas.
Ao final de cada ciclo, as medidas adotadas durante o processo são revisadas, validadas ou adaptadas conforme os pontos positivos e os negativos identificados.
Das metodologias de gestão, essa é uma que deve ser utilizada em casos específicos, ao invés de no controle de frotas como um todo.
Por exemplo, para cumprir um prazo de lançamento de produto ou serviço, seja para o desenvolvimento dele ou revisão de códigos, e assim por diante. Também pode ser utilizada dentro de outros tipos de gestão também.
Análise SWOT
“SWOT” é um acrônimo para as palavras Strenghts, Weaknesses, Opportunities, Threats. Em português: “Forças”, “Fraquezas”, “Oportunidades” e “Ameaças”.
Essa ferramenta é usada para avaliar as principais formas de desenvolver uma empresa ou área desta, sem deixar de lado seus pontos fracos.
Igualmente, não avalia apenas o “interno”, focando no que se sabe da empresa, mas considera o “externo”, trazendo informações sobre o mercado que está inserida, seus concorrentes, e muito mais.
Esse é um tipo de análise excelente para realizar o planejamento da frota, contribuindo para identificar as melhores oportunidades de mercado e estratégia a ser utilizada.
Se existe alguma dúvida sobre investir mais em veículos ou em tecnologias, por exemplo, a análise SWOT é a sua melhor opção, por ser a mais completa das que apresentamos aqui.
Análise 5W2H
Análise 5W2H é uma metodologia que aperfeiçoa o planejamento e controle dos processos logísticos através de cinco perguntas básicas — os 5 “w” e 2 “h”:
- What: o que deve ser feito?
- Why: por que precisa ser feito?
- Where: onde será implementado?
- When: quando deverá ser feito?
- How: como será conduzido?
- How much: quanto custará?
Essa ferramenta também é ótima para o seu planejamento anual da frota, ajudando a organizar projetos maiores. Confira um exemplo, na prática:
O que: | Renovação da frota (10 veículos) |
Por que: | Veículos com mais de 6 anos |
Onde: | Frota de caminhões – SP / SP |
Quando: | Até julho / 2023 |
Como: | Financiamento |
Quanto custa: | Aproximadamente R$ 1,5 milhões |
Agora que você já sabe quais metodologias de gestão aplicar na sua logística de transporte, faça também o download gratuito do nosso e-book Guia da Gestão de Frotas e entenda os próximos passos para trazer economia e produtividade às suas operações!