Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Controle total da frota: confira o que incluir na sua gestão

A gestão de frotas completa em uma empresa de transportes engloba diversas áreas. Quer saber quais são? Conheça agora.
Conheça todas as áreas da gestão de frotas que você precisa cobrir.

A gestão de frotas é um título que se refere às diversas tarefas de uma operação de transporte. Isso significa que encontramos outras gestões dentro dela, que administram, separadamente, setores importantes para manter e organizar a empresa.

Essas divisões são fundamentais para que os procedimentos de rotina aconteçam com eficiência, já que cada indivíduo se dedica e monitora a sua área de atuação específica, melhorando a performance dos serviços oferecidos.

As atividades que fazem parte da logística e transporte de cargas são indispensáveis para a cadeia de distribuição da empresa e trabalham se complementando. O objetivo é atender todas as demandas nos prazos com profissionalismo e economia.

O que inclui a gestão de frotas na operação de transporte?

Gestão de frotas

Essa parte é, na verdade, responsável por todos os processos de uma operação de transportes. Mas calma, o gestor de frotas não faz tudo sozinho.

Em grande parte, ele organiza e lidera os demais setores, ficando como a sua maior responsabilidade analisar todos os acontecimentos, montar relatórios e tomar decisões estratégicas para otimizar os resultados da frota.

Por exemplo, ele precisa acompanhar todas as atividades relacionadas aos veículos, desde as compras até as manutenções. Isto para compreender quais são os gastos da frota nessa área e analisar as possibilidades de redução de custos. 

Além disso, todos os processos que o gestor de frotas mantém sob controle visam prevenir acidentes, economizar tempo, aumentar a produtividade, cumprir prazos de entregas, garantir a disponibilidade de veículos e ampliar a eficiência dos serviços.

Gestão de pneus

Os custos com pneus chegam a ser o segundo maior gasto da frota, ficando atrás apenas do combustível. Porém, isto apenas acontece pela falta de cuidados com esses ativos da operação. 

Planilha gratuita para o controle de pneus na frota

Organize em um só lugar o registro de todos os pneus de sua operação e reduza custos através de uma maior vida útil e menor consumo de combustível.
Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Por isso, a gestão de pneus surgiu como uma alternativa para baratear esses custos. Nela, acontece a inspeção de pneus, coletando dados sobre a pressão e profundidade dos sulcos, assim como as demais tarefas relacionadas às peças.

As funções de quem é responsável por essa gestão são muitas, necessitando de conhecimentos sobre as partes que compõem os pneus e as principais causas de danos, objetivando evitar e consertar as irregularidades, quando encontradas.

As principais tarefas que devem ser executadas na gestão de pneus da frota são:

  • Conhecer os diferentes tipos de pneus;
  • Realizar pedidos de peças novas;
  • Saber adequar cada pneu para o tipo de caminhão e solo específico;
  • Manter a calibragem ideal;
  • Conferir o desgaste;
  • Realizar rodízios;
  • Prolongar a vida útil das peças através de manutenções regulares;
  • Enviar os pneus para recape ou descarte;
  • Orientar os motoristas em cuidados básicos.

Principalmente para empresas de médio e grande porte, é indispensável possuir um gestor de pneus profissional.

Gestão de manutenção

A falta de manutenção é uma das principais causas de acidentes e perda total de veículos de uma frota. Isso porque algumas empresas deixam de investir em profissionais para trabalharem no setor, monitorando e realizando os reparos assim que começam a surgir.

A gestão de manutenção não serve apenas para reparar o caminhão, mas também para prevenir acidentes que possam comprometer a frota, a mercadoria transportada e o motorista.

Você consegue perceber a importância da separação da gestão em setores pela quantidade de serviços que o gestor de cada área precisa fazer.

Veja o que o gestor de manutenção lida em sua rotina:

  • Levantar os dados da situação mecânica de cada caminhão (peças e funções em ótimas, regulares ou má condições);
  • Criar um cronograma de manutenção preventiva para cada veículo;
  • Monitorar o cronograma de manutenção;
  • Encaminhar os veículos para a manutenção corretiva;
  • Determinar o orçamento das manutenções;
  • Administrar um histórico de revisões e consertos, assim como dos gastos com cada um;
  • Elaborar um checklist para conferências diárias de funcionalidades e peças do veículo;
  • Acompanhar as atualizações diárias da situação dos caminhões; 
  • Etc.

Gestão de combustível

Controlar o abastecimento e consumo de combustível da frota é um dos maiores desafios atualmente e pode ser que você já tenha adivinhado o motivo: 

Não temos nenhum dizer sobre os preços nas bombas!

Os valores do diesel, assim como de outros tipos de combustível, são definidos por padrões internacionais. Ou seja, são afetados pelo valor do dólar. Ainda mais, após a definição do preço, inclui-se uma porcentagem (bastante alta) de impostos.

Apesar disso, ter o controle de quanto se gasta em combustível é essencial para buscar soluções que ajudem a reduzir os custos da frota e manter o máximo de controle possível sobre esse gasto.

Entender também o consumo de combustível é essencial para reconhecer o desempenho de cada veículo da frota e encontrar possíveis problemas ou falhas. Por isso, todo gestor dessa área deve ter o registro dos caminhões, o seu tipo de combustível utilizado e quantos quilômetros roda com um litro.

Lembre-se: 

Esta conta deve ser feita para cada marca e modelo usado na frota.

Ademais, você precisa de parcerias com algum posto confiável e de bons planejamentos de rotas, visando a segurança e agilidade na entrega.

Pense em uma grande empresa, com muitos caminhões, quanto custo pode ser reduzido através de estratégias inteligentes?

Para ajudá-lo na gestão de frotas — e, por consequência, em todas as demais — faça o download gratuito do nosso Kit de Gestão de Frotas. Você recebe: 

  • Guia completo sobre gestão de frotas;
  • Planilha de controle de pneus;
  • Modelos de checklist diário e completo;
  • Manual de boas práticas na inspeção de veículos.

Baixe agora e comece a aproveitar todo o conhecimento e ferramentas sem qualquer custo!

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

Teste Grátis

Checklist Eletrônico
na operação de sua frota
sem custos

Prolog App - Checklist Eletrônico

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.