11 erros da gestão de frotas que você deve evitar

Descubra os principais erros da gestão de frotas e entenda como melhorar o desempenho e resultados das suas operações de transporte.
Principais erros da gestão de frotas.

Pela quantidade de tarefas e pontos de atenção que um gestor de frota deve ter, cometer erros na gestão de frotas pode ter se tornado algo comum em muitas empresas.

Porém, isso é um sinal de alerta para atualizar processos e seu modelo de gerenciamento. Afinal, erros podem custar caro não apenas para a empresa, mas para a segurança da sua operação também.

Entenda a seguir os erros mais comuns da gestão de frotas e como evitá-los:

Falta de manutenção preventiva

Não realizar a manutenção regular dos veículos pode levar a falhas mecânicas inesperadas, aumentar os custos de reparo e até mesmo colocar a segurança dos motoristas em risco.

Por isso, é fundamental estabelecer uma rotina de manutenção preventiva para garantir que os veículos da frota estejam sempre em boas condições de funcionamento. 

Isso significa incluir inspeções diárias de veículos, tanto na saída quanto no retorno das operações, e trabalhar com o agendamento prévio de serviços. 

Além disso, se possuir os recursos necessários, considere a implementação de tecnologias de manutenção preditiva também. Ela irá otimizar a sua rotina e prevenir danos veiculares com muita antecedência. 

Tudo isso pode ocorrer de maneira organizada pela gestão de manutenção de frotas de veículos.

Não ter controle sobre os custos operacionais

Muitos gestores possuem meios de acompanhar esses custos, mas não conseguem controlar e mantê-los dentro de um orçamento definido para a área.

É essencial ter uma compreensão completa dos gastos envolvidos na operação da frota, incluindo combustível, manutenção, seguros e outros custos associados. 

Sem esse acompanhamento detalhado, fica difícil identificar áreas onde é possível economizar e melhorar a eficiência. E você pode acabar em outro dos grandes erros da gestão de frotas: cortar custos onde não deveria!

Busque e implemente um sistema de gestão que possa suprir essa demanda da sua gestão e certifique-se de que todas as áreas da frota estão tendo seus custos inseridos e identificados de maneira correta.

Não realizar o monitoramento da frota

O monitoramento da frota é fundamental para uma gestão eficaz. Não acompanhar a localização, velocidade e o desempenho dos veículos pode resultar em falta de visibilidade e controle sobre as operações.

Investir em sistemas de rastreamento e telemetria é essencial para manter um monitoramento eficiente e tomar decisões informadas.

Além disso, esses sistemas identificam também dados sobre o comportamento dos motoristas na estrada, algo fundamental para resolver também o próximo dos erros da gestão de frotas:

Não treinar adequadamente os motoristas

A falta de treinamento adequado dos motoristas é um erro que pode afetar a segurança e a eficiência da frota. 

Ignorar o treinamento pode levar a problemas de desempenho e segurança, assim como realizar treinamentos que não são relevantes para o momento da frota pode aumentar seus custos e não resolver os problemas necessários.

Por isso, utilizar as tecnologias de acompanhamento de rota e entender quais são os principais problemas de comportamento na direção é fundamental para trazer treinamentos que sejam, de fato, relevantes e eficazes.

Falta de planejamento de rotas

A roteirização inadequada de rotas é um dos erros da gestão de frotas que pode resultar em desperdício de tempo e combustível. 

Ter esse planejamento realizado da maneira correta garante que as entregas sejam pontuais e economize recursos. Para isso, é preciso considerar os diferentes fatores que influenciam em uma rota: tempo de realização, distância percorrida, tráfego no horário, curvas, semáforos, e assim por diante.

O uso de tecnologias de roteirização inteligente podem ajudar a otimizar as rotas e evitar esse erro.

Não realizar o controle de pneus

Quando os pneus estão desgastados ou com pressão inadequada, podem aumentar o consumo de combustível e o risco de acidentes. 

O que você deve fazer é incluir a inspeção de pneus na rotina da frota, monitorando tanto a pressão de ar interna quanto a profundidade dos sulcos em cada pneu do veículo.

Isso já pode ser realizado de maneira semi automática, através do aferidor eletrônico que envia dados diretamente para o seu sistema de controle e automatiza a interpretação desses dados, indicando quais pneus devem ser calibrados ou substituídos.

O sistema de gestão de pneus tem um papel fundamental: armazenar todas essas informações e gerar relatórios para a análise e tomada de decisão do gestor. Assim, você passa a evitar os erros da gestão de frotas em relação aos cuidados com pneus.

Não fazer uma gestão de frota sustentável

Ignorar práticas sustentáveis é um dos erros da gestão de frotas à medida que a sustentabilidade se torna cada vez mais importante em todos os setores da indústria e do mercado.

Medidas para reduzir as emissões de carbono, economizar combustível e minimizar o impacto ambiental são primordiais. 

Além disso, a partir do momento em que forem implementadas, você pode buscar outras áreas para investir em sustentabilidade e práticas ESG, que abrangem, além do aspecto ambiental, também o social e governamental.

Não ter um plano de gestão de riscos

Os riscos da frota podem ser diversos, desde a segurança na estrada até roubo de dados digitais da empresa. Por isso, pode ser difícil iniciar e criar um plano completo, levando muitos gestores a deixarem essa tarefa de lado e, adivinha? Sim, é um dos grandes erros da gestão de frotas.

É preciso identificar as diferentes áreas onde há riscos associados e organizar as melhores soluções para cada situação. Assim, é possível realizar treinamentos de prevenção e precaução, caso as situações de riscos venham a acontecer.

Além disso, entender os riscos e suas soluções pode ajudar a investir melhor em veículos mais modernos e tecnologias de segurança no transporte, seja para monitorar um veículo e auxiliar em um possível roubo de carga ou para evitar que o motorista dirija de maneira irresponsável e cause acidentes.

Falta de controle de documentação

A gestão de documentação é muitas vezes negligenciada, mas é crucial para evitar que os motoristas realizem rotas com seus documentos vencidos ou mesmo sem portar documentos importantes para o transporte de determinadas cargas e mercadorias.

Ainda mais, não controlar adequadamente a documentação pode resultar em multas, atrasos e complicações operacionais.

Utilizar sistemas que contribuem nessa etapa da gestão também é fundamental, melhorando a sua organização e tornando a verificação de informações mais rápida e precisa.

Não utilizar tecnologia adequada

A tecnologia desempenha um papel fundamental na gestão de frotas moderna e esse é um dos erros da gestão de frotas mais práticos de resolver. Basta identificar as soluções adequadas para as necessidades da sua operação.

Afinal, não aproveitar as soluções tecnológicas disponíveis pode deixar a sua empresa para trás da concorrência, limitando a eficiência e a visibilidade da operação.

Não fazer controle de abastecimento de combustível

Não controlar o abastecimento de combustível pode levar a desperdício e até desvio de combustível. Por isso, estabelecer medidas de controle de abastecimento, como cartões de frota e sistemas de acompanhamento, é fundamental para evitar esse erro.

Além disso, com o desafio de ter preços em constante flutuação, ter um controle de abastecimentos e até de consumo de combustível por veículo é fundamental para não se perder nas contas e começar a reduzir gastos nessa área também.

Que tal continuar entendendo como tornar sua gestão de frotas mais eficiente e econômica? Baixe nosso material gratuito sobre o assunto clicando aqui.

Autor

Emerson Bastos

Formado em Administração de Empresas pela Univali e atua há 20 anos com transporte rodoviário de carga, frota, planejamento e controle, e finanças.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.