Você sabe ler as informações técnicas do pneu? Confira o que elas representam

Confira nosso guia mostrando quais são as partes de um pneu e como ler corretamente as informações técnicas inscritas na lateral deles.
Conheça todas as partes do pneu e quais são as informações técnicas inscritas na lateral

Você conhece todas as partes do pneu e quais as informações técnicas gravadas nele? Saiba que é importante fazer uma boa gestão de pneus na frota.

Ainda que sejam muitos detalhes para dar conta, trouxemos um guia completinho para você estudar e aprender bastante sobre a estrutura dos pneus da sua frota. Caso você já tenha lido nosso primeiro artigo falando tudo sobre pneus de caminhão, confira esse conteúdo complementar: 

Partes de um pneu

Partes do pneu.

Banda de rodagem

A banda é, na verdade, a única parte do pneu que realmente fica em contato com o chão. Por isso, ela deve ser resistente a danos e, para cumprir seu papel, é formada por três elementos: os ombros, sulcos e barras. Cada um com suas próprias características e funções:

     

      • Ombros: são, praticamente, uma camada extra de borracha na lateral do pneu. Servem para suportar a carga e transferência de força e peso nas curvas. Ou seja, dão estabilidade ao veículo. Costuma ser a parte do pneu que sofre maior desgaste pelo impacto que recebe e esforço que faz. Ainda assim, não é recomendado realizar consertos nesta região.

      • Sulcos: são cavidades na banda, podendo ser longitudinal e/ou transversalmente, com o papel de drenar a água para evitar aquaplanagem e deslizamentos, reduzir a temperatura do pneu, determinar a aderência em pisos secos e molhados, auxiliar na tração, e reduzir os ruídos. Também é a parte do pneu onde está o TWI (indicador de desgaste).

      • Barras: elas possuem um único, mas importante papel de gerar tração.

    Lateral (costado)

    A lateral do pneu tem uma borracha com propriedades específicas para ser, ao mesmo tempo, mais resistente — à fadiga e ao envelhecimento — e flexível. Ainda que não esteja em contato com o chão, sua principal função é amortecer as irregularidades do solo.

    É necessário ter um cuidado para não gerar atrito entre a lateral e obstáculos diversos, isto poderia gerar danos irreversíveis e até mesmo gerar a perda da carcaça do pneu.

    Carcaça

    Esse é o nome dado para a estrutura interna do pneu, que pode ser formada por poliéster, nylon ou aço. Ela deve resistir à pressão, choques, aquecimento e esforços do veículo além de suportar o peso deste.

    É a parte que determina os índices de carga e velocidade para cada modelo de pneu. Claramente, possui uma forte influência na dirigibilidade e conforto do veículo, assim como na durabilidade dos pneus.

    Inclusive, ela pode ser tanto diagonal quanto radial. A diferença entre eles é que:

       

        • Pneu diagonal: é formado por diversas lonas de material têxtil, fazendo com que o pneu seja um pouco mais flexível e o tornando específico para alguns cenários de uso, como em terrenos mais irregulares.

        • Pneu radial: é formado por uma única lona de cabos de aço. Isso faz com que o pneu seja mais firme na estrada, auxiliando na estabilidade e evitando o superaquecimento dos pneus.

      Cintas estabilizadoras

      As cintas são também chamadas “lonas”, elas podem ser formadas por fios sobrepostos de poliéster ou nylon, mas em ambos os casos, serão revestidas por borracha. Dessa forma, facilita a adesão aos demais componentes do pneu. 

      Essencialmente, elas servem para estabilizar a rodagem e proteger a carcaça de impactos e perfurações.

      Você pode encontrar as cintas de proteção e as cintas de trabalho, a diferença é, simplesmente que a primeira tem a finalidade de proteger as cintas de trabalho. Já a própria cinta de trabalho estabiliza o pneu.

      Talões

      Os talões estão nas duas extremidades da carcaça do pneu. São uma estrutura de fios de aço, revestidos em cobre e impermeabilizados com borracha. É muito importante que sejam de alta resistência, pois estão na parte que é mais suscetível a danos, onde estão os maiores esforços de aceleração e frenagem.

      Sua função? Fixar o pneu na roda, evitar o vazamento de ar e detalonamento. 

      Estanque (Liner)

      O estanque, ou liner, é um revestimento de borracha impermeável para proteger a carcaça contra umidade nos pneus sem a câmara de ar (radiais). Também estanca o vazamento de ar comprimido, evitando a perda de pressão do pneu.

      Informações técnicas do pneu

      Informações na lateral do pneu.

       

      Saiba identificar todas as informações na lateral dos pneus.

      Todo pneu já vem de fábrica com uma marca de letras e números em sua lateral (costado) e você precisa saber o que cada uma dessas informações significa.

      Confira no vídeo:

      Data de fabricação

      Essa data é encontrada na lateral do pneu, normalmente próximo à marcação “DOT” (Department of Transportation). Os quatro números representam a semana e o ano de produção do pneu. Se os números forem 0121, por exemplo, esse pneu foi fabricado na primeira semana de 2021.

      Ao lado da inscrição “DOT”, também pode ser encontrada a série e lote em que o pneu foi fabricado.

      Largura e altura

      As primeiras informações costumam ser referentes à largura e altura do pneu. O primeiro número é a largura da secção do pneu e o segundo, após a “/“, é a altura da secção em porcentagem.

      Para explicar melhor, um pneu que possui a marca 260/60, tem altura de 260 mm e a altura é 60% deste tamanho, totalizando 156 mm.

      Radial ou diagonal

      Em sequência, você verá a letra “R” ou nenhuma letra. Respectivamente, representando radial e diagonal. Essa informação indica o alinhamento de cordas no pneu, dando respostas sobre a resistência, aderência ao solo, conforto na direção e desempenho em estrada.

      Por vezes, a construção diagonal pode ser indicada com um traço.

      Diâmetro

      Ao lado dessa letra, encontramos o número que indica o diâmetro do pneu, em polegadas. 

      Para facilitar, uma dica: cada polegada tem 25,4 mm. 

      Índice de carga

      O código numérico é a carga máxima que o pneu suporta. Ele vem logo após a medida do pneu e deve ser consultado na tabela de índice de carga para entender a capacidade correspondente em quilos:

      Conheça todos os níveis de carga suportada de cada tipo de pneu.

       

      Índice de carga máxima suportada pelos pneus.

      Índice de velocidade

      Logo após o número do índice de carga, há uma letra. Esta indica o índice de velocidade. Também é preciso conferir a tabela deste índice para saber a velocidade máxima correspondente à letra:

      Entenda a velocidade máxima que o pneu pode rodar.

       

      Tabela do índice de velocidade máxima do pneu.

      Marcação a fogo dos pneus

      Outra informação que, agora, você mesmo inclui nos pneus após adquiri-lo para a frota, é o número de identificação dele. Ou seja, a marca de fogo. Algumas marcas de pneu possuem uma indicação na lateral para você fazer essa inserção, com o dizer “Brand Tire Here” (“Marque o pneu aqui”).

      Para ter um controle eficiente dos pneus da frota e saber como cuidar deles para garantir uma durabilidade maior, evitando também a perda precoce de carcaças, a marca de fogo é o primeiro passo.

      Leia mais sobre o assunto.

      Autor

      Luiz Felipe

      Sócio fundador e CTO na Prolog App

      Leia também

      Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

      Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

      O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

      Maico

      Quezia

      O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

      O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

      Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

      Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

      Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

      Soluções

      Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

      Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

      Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

      Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.