Pneus novos na frente ou atrás? Tire suas dúvidas sobre o assunto

Entre colocar pneus novos na frente ou atrás, a prática mais segura é posicioná-los na traseira. Entenda o porquê.
Onde instalar pneus novos: na frente ou atrás?

Colocar os pneus novos na frente ou atrás? Essa é uma decisão que pode impactar a segurança e desempenho dos veículos.

Embora a maioria dos gestores de frota opte por instalar pneus novos na frente, onde se concentra o controle de direção e frenagem, a prática mais segura é posicionar os pneus novos na traseira.

Isso se deve ao fato de que os pneus traseiros têm mais influência na estabilidade do veículo.

Para você entender ainda melhor, siga lendo:

Pneus novos na frente ou atrás?

Pneus novos na frente ou atrás?

Dá para colocar pneus novos na frente quando o veículo possui o mesmo tamanho e montagem dos pneus nos eixos dianteiros ou traseiros, mas geralmente, é preferível usar pneus novos atrás por questões de segurança.

Eu explico melhor: quando você coloca os pneus novos na frente do caminhão, algo que a maioria acaba fazendo, você provavelmente está considerando o controle de direção e a resposta de frenagem do veículo. 

No entanto, são os pneus traseiros que ajudam a manter o controle, especialmente em condições climáticas adversas, como chuvas. Nesses casos, ter pneus traseiros com melhor aderência melhora a resposta do veículo, evitando riscos de aquaplanagem.

Além disso, os pneus traseiros são grandes responsáveis por manter a estabilidade do veículo em curvas, então precisam ter uma boa aderência e estar em condições adequadas para que o veículo não tombe.

E o pneu remold, na frente ou atrás?

Os pneus remold são pneus reformados e embora possam ser uma opção econômica, eles podem não oferecer o mesmo nível de desempenho e segurança que pneus novos. Por isso, geralmente, seu uso não é recomendado.

Ainda assim, caso você utilize um pneu remold na frota, de qualquer maneira deve realizar a instalação no eixo traseiro.

Isso porque, quando estão em boas condições podem ainda oferecer aderência suficiente para manter a segurança, enquanto se evita colocar esse tipo de pneu na frente, onde o controle de direção e frenagem é mais exigido.

Mas nesse assunto, meu principal conselho é sempre avaliar a qualidade dos pneus remold antes de adquirí-los para a sua operação. 

Onde os pneus desgastam mais: na frente ou atrás?

O desgaste dos pneus é um dos principais problemas enfrentados pelas frotas de caminhões, e os motivos podem variar dependendo do tipo de veículo, da tração e das condições de uso.

Em veículos de tração dianteira, os pneus dianteiros tendem a se desgastar mais rapidamente. Isso ocorre porque eles são responsáveis tanto pela direção quanto pela tração, além de suportarem uma maior carga durante a frenagem.

Por outro lado, em veículos de tração traseira, os pneus traseiros geralmente sofrem mais desgaste devido à maior responsabilidade pela tração e, em muitos casos, pela carga.

Já veículos com tração nas quatro rodas podem apresentar um desgaste mais equilibrado, mas ainda assim pode haver uma leve predominância de desgaste nos pneus dianteiros devido à direção e à frenagem.

Além das características dos veículos, sempre recomendamos que sejam acompanhados e avaliados aspectos como a distribuição de carga nos veículos, o respeito à capacidade de carga de cada veículo e modelos de pneus, assim como o comportamento do motorista na estrada.

Como a distribuição do peso do veículo influencia o desgaste dos pneus?

Veículos com uma distribuição de peso desequilibrada tendem a sobrecarregar certos eixos, resultando em um desgaste mais rápido dos pneus nesses pontos específicos.

Por exemplo, se a maior parte do peso do veículo estiver concentrada na traseira, os pneus traseiros sofrem maior pressão e, consequentemente, maior desgaste.

Quais são os sinais de que os pneus precisam ser substituídos?

O principal sinal para saber a hora certa de trocar os pneus é a identificação visual de danos presentes na borracha externa ou na carcaça dos pneus, isso inclui desgastes excessivos ou irregulares, rachaduras, bolhas ou rasgos.

A idade do pneu também precisa ser considerada, pois mesmo que estejam visualmente em boas condições, a borracha é um componente que envelhece e pode perder suas propriedades com o tempo. É preciso avaliar os pneus mais velhos e entender se estão realmente em boas condições ou se precisam da substituição.

No mesmo sentido, você pode avaliar os pneus com base na quilometragem percorrida.

O principal sinal que um pneu precisa ser substituído e até descartado, em alguns casos, é quando atinge o limite mínimo de profundidade dos sulcos, de 1,6 mm.

Para garantir que os pneus serão trocados na hora certa, você precisa ter uma rotina de inspeção desses ativos, verificando tanto a pressão quanto a profundidade dos sulcos regularmente.

Isso dará os recursos que precisa para prever a necessidade de troca e evitar surpresas desagradáveis, mantendo a frota sempre em condições adequadas de operação.

Para facilitar o seu trabalho, oferecemos uma planilha de controle de pneus gratuita.

Essa ferramenta permite que você registre os dados das inspeções realizadas e tenha acesso completo às informações para tomar decisões sobre manutenções preventivas e previsões de troca dos pneus.
Faça o download gratuito da planilha de controle de pneus para frotas.

Autor

Jean Zart

Co-fundador e CEO da Prolog, possui mais de 10 anos de experiência no mundo do transporte e logística, tendo atuado nas áreas de análise de gestão e processos. Desde 2016, se dedica à Prolog, motivado a gerar inovação e otimização na gestão de frotas.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.