Como saber se está na hora de trocar os pneus da frota

Como saber se está na hora de trocar os pneus da frota? Isso é o que você vai ver hoje. Confira se o seu controle de pneus está em dia!
Entenda a hora certa de fazer a troca de pneus da frota.

Está na hora de fazer a troca de pneus da frota? Entenda quais são os indicativos de que os veículos da sua frota precisam de pneus novos. 

Afinal, é uma questão de evitar falhas, acidentes e diminuir os gastos nas operações de transporte da empresa. Os pneus costumam ser um dos maiores custos no transporte de cargas, mas muito por cuidados inadequados.

Entenda mais.

Quando é a hora de trocar os pneus da frota?

Vamos separar aqui por tópicos:

Profundidade dos sulcos 

Esse é o controle mais importante para se fazer nos pneus da frota. A profundidade pode ser medida com ferramentas manuais ou digitais, mas sempre recomendamos a digital por ser mais prática e por já inserir os dados em um sistema que automatiza a análise e organização da inspeção.

Ou seja, ele indica, conforme profundidade atual dos sulcos, as condições do pneu continuar rodando. Caso precise de uma recapagem ou esteja na hora de realizar a troca de pneus da frota, você terá as datas em mãos para se planejar com mais calma.

De qualquer maneira, o limite de desgaste de um pneu é de 1,6mm. Assim que a profundidade do sulco atingir essa altura, o pneu deve ser substituído imediatamente.

Porém, vale lembrar que a recomendação é que eles não cheguem nesse número, garantindo a possibilidade de recapar e prolongar o uso do pneu com uma nova banda de rodagem.

Bolhas na superfície 

Qualquer bolha é um indicativo de final de vida para o pneu pois significa que o dano é mais grave — o problema está na carcaça.

As bolhas podem ser causadas pelo impacto do veículo em buracos na pista ou pela calibragem incorreta, abaixo do indicado para o pneu, entre outros motivos. O risco de rodar com esse tipo de problema é alto, pois o pneu pode estourar e causar um acidente.

Então, se forem encontradas bolhas na inspeção, está na hora de trocar os pneus da frota.

Ressecamento 

Seja por exposição ao sol ou por uso de produtos inadequados (ou de baixa qualidade), o ressecamento de pneus é comum ao longo do tempo. Além de ser um problema em si, aumentando o atrito e, por consequência, o consumo de combustível, também pode gerar outros incômodos.

Por exemplo, o esvaziamento dos pneus ou rompimento da borracha.

Furos visíveis

É óbvio, né? Se há furos visíveis, está na hora de fazer a troca de pneus da frota. Não tem nem o que discutir.

Algo que você pode (e deve) considerar é trocar a marca ou modelo do pneu. Às vezes, o furo pode ocorrer também por estar utilizando o tipo errado de pneu para a estrada que irá enfrentar.

Uma viagem que mistura asfalto e estrada de chão requer um pneu de média severidade ou mesmo um pneu misto. Ambos tipos mais adequados que um pneu de baixa severidade, cujo é mais sensível e ideal para viagens apenas para rodovias asfaltadas.

Dito isto, o pneu furado não está, necessariamente, perdido. Você pode levar a peça até um profissional qualificado para avaliar se há chance de reparação antes do descarte.

Como fazer para economizar com os pneus da frota?

Para começar, você precisa realizar a gestão de pneus. Fazer a marcação e cadastro deles em um sistema de controle para saber exatamente quais são os gastos de compra e/ou reforma, serviços realizados e quilômetros rodados.

Entre outras informações que também consegue acompanhar, como a profundidade dos sulcos e a pressão dos pneus.

Com todas essas informações, você recebe um conhecimento imprescindível: qual pneu tem o melhor custo-benefício.

Isso quer dizer que você economiza de diversas maneiras com a gestão de pneus:

Além dessas, cuidar dos pneus da frota também:

  • Economiza combustível e custos com reparo de veículo;
  • Evita multas por infração das normas sobre conservação do veículo.

 

Confira no vídeo:

O que é preciso para um bom controle de pneus?

Antes de tudo, é preciso ter um plano. Saiba que tipo de ferramenta irá utilizar e quem serão os responsáveis por cada tarefa.

Normalmente, o motorista é quem realiza a inspeção de pneus. Sobrando ao gestor da frota a tarefa de analisar todos os dados, gerar insights e tomar decisões que melhorem o desempenho da frota.

Agora, o quanto essas tarefas serão divididas em pequenas partes depende do meio escolhido para o controle. Para exemplificar, um controle por meio de planilha indica que o motorista fará todas as anotações em um papel e depois as “passará a limpo” na planilha do computador.

Ou mesmo o próprio gestor terá que realizar a organização dos dados em seu computador. Já com um sistema digital, todas as informações da aferição são inseridas e atualizadas automaticamente. Inclusive, os relatórios são automatizados. Então, o gestor deve apenas selecionar o tipo de relatório que deseja analisar e focar sua energia em tomar decisões inteligentes.

A troca de pneus da frota faz parte do processo e é bem importante. Mas o processo antes dela é ainda mais! Primeiro, você precisa entender se os pneus estão valendo a pena para então poder realizar compras melhores.

Para entender ainda mais sobre a gestão de pneus, baixe nosso material gratuito Guia da Gestão de Pneus: tornando a sua gestão mais eficiente.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.