Prazo final para exame toxicológico se aproxima e mais de 3,4 milhões de condutores ainda estão em irregularidade

Mais de 3,4 milhões de motoristas devem regularizar o exame toxicológico até 30 de abril. Não perca o prazo e evite penalidades na sua frota.
Prazo para exame toxicológico é 30 de abril.

Recentemente, o prazo para a realização do exame toxicológico foi prorrogado para motoristas das categorias C, D e E.

Essas três categorias, respectivamente, representam a habilitação do condutor para dirigir para veículos maiores, como caminhões e vans de carga, veículos de transporte de até 8 passageiros, e todos os veículos automotores, incluindo caminhões pesados e ônibus articulados.

No momento, mais de 3,4 milhões de condutores ainda não cumpriram essa obrigação e o prazo está acabando: será possível realizar o exame toxicológico sem receber penalidades até dia 30 de abril de 2024.

Após essa data, a partir de 1º de maio, motoristas cuja carteira de habilitação venceu entre janeiro e junho deste ano passarão a receber uma multa de penalidade gravíssima no valor de R$1.467,35 e sete pontos na CNH — como estabelecido no CTB, artigo 165-B.

Para as carteiras que o vencimento for entre julho e dezembro deste ano, terão ainda a possibilidade de providenciar o exame toxicológico até o fim de maio — quando também começam as aplicações das devidas penalidades.

Nesse sentido, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) reforça a responsabilidade dos órgãos estaduais (Detrans) e Distrito Federal por verificar o cumprimento dos prazos e aplicação de penalidades.

O exame, com a finalidade de detectar substâncias psicoativas em um período de até 90 dias, é realizado a cada 30 meses para motoristas de caminhões e ônibus. Ele é fundamental para ajudar a aumentar a segurança nas estradas, garantindo o cumprimento de normas de trânsito e mantendo a conformidade das operações de transporte.

Não apenas motoristas devem se preocupar com esse exame, mas também os gestores de frota. É indispensável uma rotina de gestão de motoristas a fim de saber quais estão aptos a realizar o exame e garantir que os prazos sejam cumpridos.

Assim, evitando interrupções operacionais e garantindo que a frota seja percebida como confiável e segura.

O especialista em gestão de frotas e transporte, Emerson Bastos, aqui da Prolog, comenta:

“Os gestores de frota devem entender a importância do exame toxicológico não apenas pela obrigação da lei, mas como uma parte da nossa responsabilidade com a segurança nas estradas. E também pode ser um impacto para a imagem da empresa, caso os exames não sejam realizados e o motorista acabe causando problemas.”

Portanto, se você é gestor de frota, certifique-se de monitorar o vencimento da CNH de cada motorista, assim como manter registros e acompanhar o vencimento do exame toxicológico de cada um.

Fique por dentro de mais notícias e informações sobre gestão de frotas e operações de transporte assinando a nossa newsletter gratuita.

Autor

Jade Zart

Há mais de 6 anos na área de marketing, hoje coordena o time da Prolog e está sempre antenada nas principais novidades e inovações do setor logístico.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.