Conheça algumas das principais práticas ESG na gestão de frotas e como usar as soluções da Prolog para aplicá-las na sua rotina.
“ESG” é um conceito que vem crescendo nos últimos anos e uma forte tendência no transporte de cargas e demais operações de transporte.
Por trabalhar com veículos pesados e de alta taxa de poluição, as indústrias e empresas de transporte buscam alternativas que tenham um menor impacto ao meio ambiente e também dão preferência por parcerias de negócios que priorizem e pratiquem ações sustentáveis.
Conheça a seguir:
Quais são as práticas ESG na gestão de frotas?
O ESG tem três pilares, determinados por suas letras: Environment, Social e Governance.
- Environment ou “ambiental”: tratam-se de ações da empresa que têm impacto no meio ambiente.
- Social: representam as ações de relações da empresa com seus funcionários, fornecedores, clientes, etc.
- Governance ou “governança”: diz respeito às ações da gestão da empresa, sejam de viés operacional, administrativo ou gerencial.
Exemplos de práticas ESG
Reciclagem
A reciclagem e descarte adequado dos resíduos é fundamental para proteger o meio ambiente e, não há dúvidas que uma frota e operações de transporte como um todo, produzem diversos resíduos em seu funcionamento.
Produtos como óleos e lubrificantes são muito prejudiciais à natureza, precisando de um descarte especial até mesmo para as embalagens vazias — pois os resíduos permanecem nelas. Isso torna esses recipientes inadequados para uma reciclagem comum.
Por isso, é preciso que os descartes sejam feitos corretamente e se dê atenção para o produto sendo colocado nos materiais recicláveis.
Eliminação de papel
Além de reciclar os papéis, quando necessário, há alternativas de tecnologias para aplicar na sua gestão de frotas que eliminam a utilização deles. Ou seja, você também contribui para a menor exploração de recursos naturais.
Mais que uma ação sustentável na frota, você está utilizando uma solução que reduz a quantidade de documentos a serem arquivados e gerenciados, assim como seus custos com papéis, impressões, etc.
A vantagem está também em otimizar a rotina da sua gestão e da sua equipe.
Certificações “verdes”
Fazer negócios com fornecedores e demais parceiros que possuem esse tipo de certificação, como a ISO 14001 de gestão ambiental, é uma alternativa que contribui para uma operação de transporte mais sustentável.
Também é possível criar acordos de nível de serviço (SLAs), como uma forma de garantir que todos os envolvidos nos serviços tomarão as medidas necessárias para atingir os objetivos ESG.
Controlar o consumo de combustível
Diversos tipos de combustível causam males ao meio ambiente, emitindo gases nocivos à atmosfera. Para a produção de alguns combustíveis, também prejudicam e violam as causas sustentáveis pela exploração excessiva de recursos naturais.
Por isso, duas alternativas de práticas ESG nessa área da frota são:
- Optar por veículos que sejam abastecidos com combustíveis menos poluentes.
- Controlar o consumo de combustível para identificar quando houver gastos acima do normal, agindo com uma rápida solução ao problema e evitando as emissões excessivas de gases.
Como o Prolog contribui para as práticas ESG?
Práticas ESG que visam menor impacto ambiental
Descarte correto de pneus
Com o sistema de gestão de pneus, esses ativos da frota são mais bem aproveitados e tem sua durabilidade aumentada.
Ou seja, você evita a perda antecipada de pneus e, de maneira mais ampla e menos direta, pode evitar que ocorra um aumento na produção dessas peças, tendo menor exploração de recursos naturais.
Com Prolog, os pneus são gerenciados aproveitando toda sua vida útil até o momento do descarte.
Menor consumo de combustível
A gestão de pneus ajuda a manter o consumo de combustível sob controle, porque, quando os pneus possuem desgaste irregular ou excessivo, o veículo precisa de maior impulsionamento para rodar.
Isso é o que causa um aumento na queima de combustível e prejudica o funcionamento da sua operação.
Ao utilizar o sistema Prolog, você consegue gerar economia de combustível e você pode identificar o tamanho dela em nossa calculadora de economia.
Redução de gases nocivos
Fazendo um consumo mais consciente de combustível através da gestão adequada de pneus, os gases nocivos também são reduzidos. Problemas de manutenção dos veículos, que prejudicam a queima de combustível e a tornam incompleta, também são contribuintes para a emissão de gases como o monóxido de carbono (CO).
Com os sistemas Prolog para controle de manutenção e pneus, você dá as melhores condições aos veículos para que funcionem corretamente, reduzindo as poluições da atmosfera e evitando imprevistos na realização de uma rota.
Práticas ESG no viés “social”
Mais segurança no transporte
Cuidar dos pneus e das condições de componentes dos veículos é fundamental para aumentar a segurança no transporte e isso é possível com as soluções oferecidas pela Prolog.
Fornecer a ferramenta de checklist eletrônico, por exemplo, permite que o motorista identifique e descreva o problema de seu veículo na hora da inspeção, abrindo uma ordem de serviço em tempo real.
O mecânico responsável recebe essa OS no mesmo momento em seu sistema e consegue agilizar a correção necessária. Além de mais seguro para os motoristas, ainda aumenta a produtividade das operações e reduz o tempo de ociosidade da frota.
Gestão de riscos
Com Prolog, principalmente pelo sistema de checklist eletrônico, você tem acesso ao histórico de manutenções, que permite entender a frequência de ocorrência de falhas, custos com manutenção, causas do problema e soluções aplicadas, entre outras informações.
Assim, gera uma previsão de falhas para serem incluídas no planejamento da gestão de riscos da frota. Você pode, inclusive, utilizar nosso sistema como apoio para montar uma árvore de falhas ou entender a curva PF dos seus veículos.
Essas são todas alternativas que permitem entender o potencial de falhas e prever problemas na sua operação, fornecendo tudo o que você precisa para se planejar e antecipar as soluções das prováveis situações de risco.
Controle de motoristas
Ao realizar a identificação de itens problemáticos nos veículos e nos pneus, você consegue entender alguns comportamentos que o motorista tem na estrada e incentivar práticas diferentes (e melhores) a eles.
Por exemplo, se um veículo está continuamente sofrendo com pneus desgastados em pontos localizados, pode indicar que o motorista faz muitas freadas bruscas. Além de ser perigoso e ter uma alta probabilidade de causar acidentes, gera maior perda de pneus.
Então, é preciso conversar com seus profissionais e indicar as práticas mais adequadas na direção dos veículos.
Práticas ESG no aspecto “governança”
Implementação de uma cultura na empresa
A cultura da tecnologia e dados está sendo cada vez mais utilizada na gestão de frotas e utilizar as soluções Prolog é mais um meio de aplicá-la na sua frota.
Além disso, nossos sistemas são voltados para trazer agilidade, produtividade, segurança e economia às suas operações — aspectos também importantes na cultura empresarial.
Agende uma demonstração gratuita de sistema para conhecer ainda melhor nossas soluções e como podemos contribuir com as práticas ESG da sua frota.