O rodízio de pneus é mais uma das tarefas que faz parte da gestão de frotas, na rotina do controle de pneus. Não tem como negar: os gastos com pneus são altíssimos e um dos principais das transportadoras.
Assim, fazer o controle dos pneus e analisar os dados com frequência será um diferencial para que eles tenham uma vida útil prolongada e, com isso, a sua empresa ganha a redução de custos com a compra de novas peças.
Os pneus dianteiros do veículo carregam mais peso do que os traseiros. Por isso, caso o rodízio não seja realizado, os pneus da frente sofrem mais desgaste que os de trás.
Além disso, esse desgaste também é influenciado pela direção e interfere no controle e dirigibilidade do veículo.
Para você entender ainda melhor o que é o rodízio de pneus e porque é importante, confira, a seguir:
- O que é o rodízio de pneus;
- Para que serve;
- Qual a importância;
- Como funciona;
- Como fazê-lo;
- Quem faz o rodízio de pneus;
- Quando deve ser feito;
- Outras dicas para conservar os pneus da frota.
O que é o rodízio de pneus?
Essa é uma forma de manutenção de veículos que, normalmente, vem descrita no manual do proprietário de cada modelo, já que diferentes veículos podem ter um modo diferente de realizar o rodízio.
O desgaste de pneus é um processo natural, mas ele pode ser reduzido com as precauções corretas, como através da realização do rodízio de pneus.
É importante evitar que ocorra o desgaste excessivo, já que existem muitos riscos de rodar com pneus carecas, principalmente em relação à segurança do veículo e motorista. Também pode levar a recusa de recape, quando o pneu não pode mais ser reformado e reaproveitado na frota.
Dessa forma, o rodízio de pneus se torna uma prática que contribui para aumentar a durabilidade dos pneus e manter a eficiência e produtividade da frota.
Para que serve o rodízio de pneus?
Ele serve para trazer economia a longo prazo nas operações de transporte.
A partir de um menor desgaste nos pneus, você não precisa renovar esses ativos com tanta frequência, prolongando o uso deles — tanto por uma maior conservação das peças quanto pelo aumento de chances de recape após chegar em sua milimetragem mínima de sulcos (idealmente, de 3 mm).
Também aumenta a segurança ao dirigir, principalmente em curvas, pistas molhadas, subidas e descidas, trazendo maior estabilidade e garantia de uma frenagem em bom funcionamento.
Qual a importância do rodízio de pneus?
Sua importância está nos benefícios que proporciona à frota. Sendo eles:
Evitar a perda antecipada dos pneus
Quando se aumenta a durabilidade dos pneus, a consequência lógica é que se reduza a perda deles, certo? Essa é a grande ideia por trás do rodízio de pneus:
Que os pneus fiquem trocando de posição para terem um desgaste mais uniforme. Dessa forma, reduzindo a perda antecipada de carcaça na frota.
Trazer uma queima mais eficiente de combustível
Quando os pneus desgastam de maneira mais uniforme, o consumo de combustível também é reduzido.
Isso, pois o veículo tem as condições ideais de rodagem para fazer o mínimo esforço necessário, queimando combustível da maneira mais eficiente possível.
Ao contrário, os pneus desgastados acarretam em um maior consumo de combustível visto que diminui o atrito com o solo. Assim, faz com que o motor do veículo precise de mais força para se movimentar e gaste mais combustível.
Gerar mais segurança nas rotas realizadas
Se o desgaste dos pneus acontece de maneira mais uniforme, o veículo tem mais estabilidade e equilíbrio ao realizar as rotas e se movimentar. O motorista também sente mais conforto na direção, tendo menos balanço e sentindo menos trepidações em suas viagens.
Tudo isso garante mais segurança e menos chances de acidentes na estrada.
Economizar e reduzir custos na operação
Pneus que têm um desgaste mais regular também têm maior chance de recape, gerando uma economia de até 70% em relação a compra de novos pneus.
De maneira geral, a redução de custos acontece:
- Realizando compras de pneus com maior intervalo de tempo;
- Recapando mais pneus e realizando menos compra de peças novas;
- Consumindo menos combustível por rota.
Como funciona o rodízio de pneus?
O rodízio de pneus funciona pela troca das peças de lugar, sendo indicado para todo e qualquer veículo a partir de atingir a quilometragem indicada pelo fabricante.
Essa mudança faz com que o pneu desgaste de forma regular, aumentando a sua vida útil e reduzindo as chances de instabilidade ao dirigir.
Como fazer o rodízio de pneus?
O rodízio de pneus possui a sua descrição no manual de proprietário do veículo, isso quer dizer que não é uma simples troca de lugares das peças. Existem diferentes formas de realizá-lo de acordo com o tipo de pneu. Geralmente, se dando destas formas:
- Pneus convencionais (ou simétricos bidirecionais): possuem um rodízio conhecido como “X”. Colocando a roda direita na traseira esquerda e a traseira direita na dianteira esquerda.
- Pneus unidirecionais: as rodas dianteiras devem ir para o lugar das traseiras e vice-versa.
- Pneus assimétricos: o rodízio pode ser realizado em direções que respeitem a indicação de “exterior” e “interior” dos pneus.
Cada modelo de veículo tem uma maneira mais adequada para realizar o rodízio de pneus, então o manual deve ser sempre conferido antes de fazer esse processo.
Para evitar erros e até ferimentos durante esse processo, o recomendado é que um profissional qualificado e certificado seja o responsável. Se o motorista do veículo tiver essa habilitação, melhor. Caso contrário, providencie alguém que atenda aos requisitos.
Quem faz o rodízio de pneus?
O rodízio de pneus deve ser feito por um profissional. O mecânico responsável pela frota ou parceiro da empresa é quem pode fazer essa tarefa no momento certo e de maneira segura.
Existem alguns riscos de tentar fazer o rodízio por conta própria, não sendo um profissional certificado. Afinal, as peças são completamente retiradas e reintegradas ao veículo. Qualquer falha em seu encaixe pode ocasionar graves acidentes.
Se você possui experiência na área de manutenção de caminhões, é provável que já reconheça e possa assumir esses riscos sem problemas.
Para uma frota de caminhões, os riscos são maiores. Geralmente, uma equipe maior é necessária para que essa atividade possa ser realizada com precisão e segurança.
Quando deve ser feito o rodízio de pneus?
Não existe um prazo exato, mas a recomendação é que aconteça a cada 5 a 10 mil quilômetros rodados. Esse é um prazo médio que evita um desgaste acentuado e que possa trazer danos maiores aos pneus.
Outros cuidados para conservar os pneus da frota
A gestão de pneus é uma das áreas da gestão de frotas que tem crescido e se tornado cada vez mais comum. Nela, estão incluídas tarefas que contribuem para o mesmo objetivo do rodízio de pneus: aumentar a durabilidade desses ativos e gerar economia e segurança na frota.
Algumas das principais dicas que você pode levar desse processo, além de ficar a recomendação para implementá-lo como um todo, são:
- A cada 10mil km realizar os serviços preventivos de alinhamento, balanceamento e rodízio de pneus;
- Realizar a inspeção semanal de pressão dos pneus e mensal de profundidade dos sulcos, para evitar rodar abaixo dos limites recomendados;
- Calibrar os pneus após cada rodízio ou demais serviços preventivos;
Uma última dica é usar um sistema para transportadoras que auxilia no controle de pneus. Para isso, o Prolog App é a solução ideal. Somos o melhor e mais completo software de gestão de pneus.
Você pode conferir o que é e todas as funções que realiza em nosso material completamente gratuito sobre a ferramenta — faça o download agora.