Como cuidar da suspensão de caminhão para evitar falhas

O que a suspensão de caminhão faz? Por que é importante? Veja as respostas e como prevenir problemas nesta parte do veículo.
Evite problemas na suspensão de caminhão.

Absorver impactos do solo e gerar estabilidade no veículo são algumas das funções da suspensão de caminhão.

Apenas nesta visão geral, você já consegue notar a importância de seu funcionamento estar sempre em perfeitas condições, certo? Caso não tenha percebido, fica a nossa nota de confirmação aqui.

E, para complementar, vale mencionar que seu impacto está na segurança e conforto do veículo. Afinal, a suspensão é composta por peças como os amortecedores e molas, e é justamente por essa composição que existe também uma influência no desempenho dos pneus.

Por ser uma parte tão importante, será que ela pode estragar com frequência? Como garantir que ela vai estar sempre em sua melhor performance?

Confira essas e outras respostas a seguir.

Quais são os principais problemas na suspensão de caminhão?

Barulhos altos

Se houver um problema na suspensão do caminhão, pode ter certeza de que você vai estar escutando ruídos metálicos bastante fortes ao rodar com o veículo.

Aliás, o problema pode até ser confundido com um mau funcionamento dos amortecedores. Na verdade, nesses casos, o defeito vem de outras peças da suspensão, como as buchas de borracha desgastadas ou os terminais axiais folgados.

Instabilidade na direção

Aqui, sim, vemos problemas nos amortecedores. Normalmente, é um desgaste que prejudica a transmissão de amortecimento para o veículo, gerando solavancos e balançando o caminhão quando precisa acelerar ou frear.

Fica o lembrete:

Se o veículo estiver balançando demais nas curvas, ou se a carroceria está sofrendo derrapamentos para virar, a suspensão deve ser verificada imediatamente.

Excesso de desgaste nos pneus

Você pode ter os melhores pneus do mercado, mas nenhum vai sobreviver se você não cuidar da suspensão do veículo. Os amortecedores aparecem aqui também como um meio que pode trazer prejuízos à frota pelos danos causados nos pneus.

Isto é, quando os amortecedores estão danificados, faz aumentar o desgaste dos pneus, podendo gerar a perda antecipada deles. Os pneus também podem sofrer com esse problema tendo uma resposta mais lenta à frenagem — fator também ligado à instabilidade do veículo. 

Outra coisa que pode acontecer é a roda “pulando”, não tendo o contato adequado com o pneu e o solo.

Danos nas molas

Um problema difícil de ser identificado, pois não dá qualquer indicação sonora. Porém, é possível identificar molas danificadas por desgastes ou perda de altura do veículo.

Outros “sintomas”, já indicam um avanço no problema das molas da suspensão de caminhão, são os danos nos pneus, amortecedores e rolamentos.

Como garantir o funcionamento adequado da suspensão de caminhão?

Realize a manutenção preventiva

É preciso inspecionar, com alguma periodicidade, todos os itens que compõem esse sistema. O cronograma é mais complicado de ser determinado por tempo, visto que este pode variar conforme modelo de caminhão e frequência de viagem de cada um.

Por isso, é mais comum realizar essa manutenção a cada 10 mil km rodados pelo caminhão.

Atenção para a seguinte informação:

Caso note ruídos ou balanço excessivo do veículo, principalmente em frenagens e acelerações, pode verificar a suspensão mesmo antes de completar os 10 mil km, pois existem grandes chances de ter algum problema nesse sistema.

E o que inspecionar na suspensão de caminhão?

  • Bieletas;
  • Bandejas;
  • Molas e elos;
  • Buchas;
  • Coxim do amortecedor;
  • Pivô quebrar;
  • Estado da coifa; 
  • Batente.

Evite o excesso de carga ao carregar o veículo

O peso maior que o recomendado atrapalha o funcionamento do veículo e pode comprometer peças da suspensão. Isto leva a um caminhão quebrado ou à necessidade de que ele fique parado para uma manutenção de correção.

Sabe o que isso significa? Maiores custos tanto pelo tipo de manutenção quanto pelo tempo de ociosidade.

Cuide do alinhamento e balanceamento

Esses fatores têm uma ligação direta com o sistema de suspensão de caminhão e devem ser verificados com a mesma frequência (a cada 10 mil km rodados). Ambos trabalham no veículo fazendo com que os eixos, rolamentos e suspensão operem com eficiência e segurança, no ângulo adequado e indicado pelo fabricante.

Calibre os pneus

Os pneus contribuem grandemente para preservar a suspensão. Inclusive, trabalhando com ela para garantir a estabilidade do veículo e aumentando a segurança das viagens.

Lubrifique os amortecedores

Lubrificar essas peças previne que a sujeira das estradas se acumule ali, algo que poderia prejudicar a movimentação e desempenho do veículo. Igualmente, contribui para aumentar a durabilidade do sistema de suspensão.

Se você se lembra, os amortecedores têm um papel importante no tempo de frenagem do caminhão. Para explicar melhor: 

Problemas nele não necessariamente impedem o funcionamento dos freios, mas aumentam o tempo e distância para que o caminhão responda ao comando parando o veículo.

Portanto, para um funcionamento pleno, lubrifique os amortecedores com produtos de qualidade e adequados para o tipo de veículo que possui.

Padronize o processo de inspeção da suspensão de caminhão

É importante que todas as peças sejam verificadas, ainda mais após uma viagem de maior distância em estradas em más condições. Algumas alternativas para isso incluem a criação de uma política de frotas e, também, usar o checklist eletrônico para inspeção de veículos.

A política de frotas prevê uma ação comum para todos diante de determinadas situações e pode, é claro, descrever o passo a passo de uma verificação veicular e, especificamente, de suspensão de caminhão.

Porém, isso pode ser mais trabalho. Já com o checklist eletrônico, basta cadastrar veículos e placas, criar as listas de verificação e determinar o cronograma aos motoristas responsáveis. 

Assim, sempre que for iniciar uma inspeção, é só abrir o checklist e selecionar a placa do momento. Todos os itens a serem preenchidos já possuem um padrão de resposta pronto e seguem sempre a ordem criada pelo gestor de manutenção.

Até mesmo para um checklist de suspensão de caminhão!
Que tal conhecer mais dessa plataforma digital? Clique aqui e saiba tudo sobre o Checklist Eletrônico Prolog App.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.