A gestão de dados no transporte é uma tendência e as novas ferramentas para frotas surgem como uma forma de facilitar a coleta deles, organizando-os para realizar uma leitura ágil e prática. A dashboard logística é uma dessas ferramentas.
Trata-se de um painel que reúne todas as informações importantes sobre uma operação logística. Nele, são listados as métricas e indicadores definidos pelo gestor, os quais são mais importantes e relevantes para os objetivos e metas que deseja atingir.
Conheça ainda melhor:
- O que é uma dashboard logística;
- Qual o papel de um dashboard na empresa;
- Como funciona a dashboard logística;
- Quais as vantagens de usar sua frota;
- Como montar a sua;
- Por que implementar a dashboard logística.
O que é uma dashboard logística?
A dashboard logística, ou painel de gestão, é um tipo de área centralizadora de dados sobre as operações logísticas do seu negócio.
Ela funciona de maneira semelhante a uma torre de controle logístico, porém, não tem necessariamente um espaço físico destinado para acontecer esse controle. Ainda assim, o objetivo é o mesmo:
Reunir todos os dados importantes sobre a frota e ter maior controle sobre as métricas e indicadores de desempenho.
Dessa forma, consegue trazer uma contribuição positiva ao gestor, que visa gerar economia, segurança e produtividade para as operações de sua frota através de decisões mais inteligentes e precisas.
Qual o papel de uma dashboard na empresa?
A ideia é que a dashboard logística seja uma ferramenta automatizada, puxando os dados sem que seja preciso inseri-los novamente no sistema após a coleta na rotina da frota.
Ela deve reunir todas as informações importantes, conforme configuração inicial realizada, e gerar gráficos e relatórios para direcionar a empresa aos seus objetivos.
Além disso, ela torna mais produtiva a rotina do gestor de frota, já que ele não precisa mais ficar buscando dados de diferentes setores para analisar e tomar suas decisões. Tanto as informações sobre pneus, quanto manutenções, consumo de combustível, entre outras, ficam visíveis em uma mesma dashboard.
Ter essa visão completa sobre a frota e seu funcionamento é fundamental para que ocorra um planejamento de frotas mais preciso e efetivo.
Como funciona a dashboard logística?
Ela funciona a partir da coleta de dados na frota. Apesar disso, sua função não é apenas coletar as informações, mas também, trazer os dados para seu sistema a partir de outras plataformas.
Por exemplo, uma frota que utiliza um sistema de gestão de abastecimento, um de gestão de manutenção e um de gestão de pneus, deve realizar a integração de todos eles para que a dashboard logística reúna tudo em uma única visualização.
Há dois tipos de dashboard logística:
- Operacional: serve para a parte mais rotineira da operação. Por exemplo, medindo o nível de produção, controlando a disponibilidade de veículos e os custos operacionais.
- Gerencial: nesse painel, o foco é um pouco mais abrangente, pois deve trazer informações que impactam no funcionamento da empresa como um todo.
Quais as vantagens de usar uma dashboard logística?
Organização e integração de setores internos
Como o objetivo da dashboard logística é justamente reunir todos os dados da operação, um benefício lógico dele é uma melhor organização das informações sobre a empresa.
Além disso, auxilia na integração de diferentes setores: manutenção, pneus, combustível, financeiro, pessoas, etc.
Otimização de tempo
Conforme acontece uma automatização na organização e armazenagem de dados, o tempo do gestor é economizado. Assim, ele pode focar no mais importante: analisar todas as informações geradas e tirar conclusões que tragam melhorias efetivas à frota.
Outro ponto positivo é que usar esse tipo de painel de gestão ajuda a eliminar o uso de planilhas na rotina dos colaboradores.
Resultados melhores a curto, médio e longo prazo
Aumentar os resultados é uma consequência de implementar qualquer tipo de ferramenta para coleta de dados na frota.
Com a dashboard logística, principalmente de um modelo tecnológico, você consegue avaliar diferentes momentos da operação e entender o andamento de suas ações com objetivos de curto, médio e longo prazo.
Ou seja, você passa a visualizar exatamente o que falta para completar as metas estabelecidas no planejamento da frota e gerar insights a partir de dados concretos e reais da sua operação.
Como montar a sua dashboard logística?
Você pode tanto utilizar planilhas e programas como o Excel para construir a sua dashboard logística, ou utilizar sistemas para frotas que já tenham essa funcionalidade e possibilidade de integração entre softwares.
As etapas para construir uma dashboard logística são:
- Definir o problema que deseja acompanhar.
- Identificar quais ações devem acontecer para resolver esse problema e os indicadores de desempenho para cada uma.
- Coletar os dados que alimentam esses indicadores.
- Analisar tudo o que foi coletado e como pode contribuir para a sua gestão de frotas.
- Gerar hipóteses e testar novas ações com base nos resultados obtidos.
Alguns exemplos de indicadores para incluir na sua dashboard:
A escolha dos indicadores deve acontecer conforme a realidade que você enfrenta na sua operação. É preciso que eles façam sentido com os processos existentes no dia a dia da frota, com o que você busca realizar e com o que tem à disposição. Algumas ideias para tomar como ponto de partida incluem:
- Controle de disponibilidade dos veículos;
- Performance individual por motorista;
- Performance por etapa da frota;
- Custos operacionais envolvidos na frota.
Por que utilizar uma dashboard logística?
Porque ela é uma ferramenta para aderir a uma das tendências logísticas para os próximos anos: a gestão analítica baseada em dados.
Junto de tecnologias como os ERPs e demais tipos de sistemas, é uma maneira de compreender a fundo os processos da frota, buscando ajustes onde realmente são necessários.
Pode acontecer, por exemplo, de o gestor trazer uma nova plataforma para a rotina dos colaboradores, mas que não agrega mudanças efetivas. Além de ser um gasto, trata-se de um investimento de tempo para a curva de aprendizado.
Com o painel logístico, esse tipo de “desperdício” não acontece, pois, sempre sabemos exatamente onde devem estar nossos esforços.
Para começar a utilizar na sua operação, conheça as soluções Prolog e as dashboards completas que oferecemos para a sua gestão de pneus e inspeção veicular — acesse nosso site.