Conseguir gerar e até aumentar a eficiência operacional da frota depende de fatores como: uso de tecnologias de gestão, comprometimento dos colaboradores e tomada de decisões embasadas e estratégicas por parte dos gestores.
Diferente de ter uma operação eficaz, que funciona dentro do esperado, a eficiência acontece quando os resultados superam as expectativas. Ou seja:
Enquanto a eficácia significa fazer uma entrega dentro do prazo, a eficiência é quando a entrega acontece antes da data final prevista. Confira mais sobre o assunto a seguir, incluindo:
- O que é eficiência operacional;
- Por que a eficiência operacional é importante;
- Como medir a eficiência operacional;
- Como melhorar a eficiência operacional.
O que é eficiência operacional?
São ações e práticas na rotina das operações para fazer as atividades da melhor maneira possível, com qualidade, mas usando o mínimo de recursos e tempo disponíveis.
A ideia é que sejam buscados os resultados mais positivos sem causar problemas no caminho.
Por exemplo, se você reduz o tempo de inspeção dos veículos pela metade, mas começa a encontrar muitos erros de preenchimento dos checklists ou os veículos começam a passar por manutenções mais frequentes, não podemos considerar como eficiência.
Pois, mesmo diminuindo o tempo de inspeção, gerou resultados piores no final do processo.
O que é a parte operacional da frota?
O operacional da frota é a parte que lida com a rotina “mão na massa” da operação. Ou seja, atividades como a conferência de cargas, carregamento do veículo e a parte do transporte.
Por que a eficiência operacional é importante?
Os benefícios de aumentar a eficiência na sua frota incluem:
- Aumento na lucratividade do negócio
Com todos os processos organizados e otimizados, a operação consegue encaixar mais serviços e aumentar os recebimentos que tem em um determinado período.
- Organização das rotinas
A padronização de processos é parte de aplicar uma estratégia de eficiência operacional na frota, o que significa que a rotina de todos os colaboradores terá mais agilidade e organização também.
- Otimização de tempo
Da mesma forma que a padronização organiza os processos, ela permite que os colaboradores realizem suas atividades com facilidade e rapidez, economizando tempo em seu dia a dia.
O gestor também se beneficia através da eficiência operacional, pois terá todas as informações da frota organizadas e padronizadas para analisar ao final do mês.
- Melhor distribuição de motoristas e veículos
Ao entender como acontece a distribuição de cargas na sua frota e quantos veículos realizam rotas diárias, você pode avaliar se é realmente necessário ou se é possível reduzir a quantidade de veículos na rua. Algo que pode, inclusive, tornar as entregas mais rápidas.
Da mesma forma, terá menos motoristas em ação, reduzindo os custos com transporte nesta etapa também.
Consequências da falta de eficiência operacional
Não praticar estratégias que buscam o melhor índice de eficiência operacional, pode não trazer consequências tão diretas, mas você deixa de aproveitar todos os benefícios.
A longo prazo, pode estar encarando uma operação de baixa produtividade, custos excessivos e maior dificuldade de recuperar a organização da frota.
Como medir a eficiência operacional?
A única maneira de medir a eficiência nas operações de transporte é utilizando a coleta e análise de dados. Mesmo que ainda não tenha as tecnologias para automatizar essa atividade, deve, no mínimo, possuir planilhas de controle para as diversas áreas da operação para ter uma gestão de frotas eficiente.
Coletando os dados gerados, é preciso também conhecer quais são as métricas e parâmetros de desempenho para avaliar o índice de eficiência operacional, algo que pode ser realizado em uma dashboard logística. Confira quais são:
Indicadores para a eficiência operacional
ROI – Retorno sobre Investimento
O cálculo de valor do retorno de investimento é realizado para entender quanto do investimento inicial está se pagando no momento. Nesse caso, serve para avaliar se o valor direcionado às ações de investimento em ferramentas e processos implementados na frota está gerando ou não resultados satisfatórios.
OEE – Overall Equipment Effectiveness
Em português, podemos chamar de “Eficácia Geral do Equipamento”. Significa medir o quanto os veículos da frota estão cumprindo com sua função de maneira adequada e/ou o quanto estão gerando problemas e custos inesperados.
Dentre os dados a serem avaliados, podemos considerar a quantidade de serviços corretivos que um automóvel passou, valores com manutenções planejadas e não planejadas, entre outros.
FCO – Fluxo de Caixa Operacional
Entender o fluxo de caixa também é uma avaliação importante para entender se a estratégia para aumentar a eficiência operacional está funcionando. Para isso, você deve analisar os dados de entradas e saídas financeiras visualizando o lucro antes dos impostos, desvalorização e impostos.
Como saber se a frota já é eficiente?
Algumas questões que você pode responder para saber se possui uma boa gestão na sua operação são:
- Os indicadores de desempenho da sua operação são claros e mensuráveis?
- Os processos internos da operação já foram identificados e mapeados?
- Existe um planejamento de frotas a longo prazo?
Se a resposta foi “não” para qualquer uma dessas perguntas, você pode começar a repensar qual é o objetivo da gestão de frotas e quais as metodologias de gestão para aplicar as soluções na sua operação.
Dicas para aumentar a eficiência operacional da sua frota
Uma das maneiras de gerar mais eficiência na sua frota é identificando quais são os maiores problemas enfrentados. A partir disso, consegue investir nas soluções mais adequadas para obter resultados.
Além disso, você pode aplicar a otimização logística através dessas ações:
- Implementar novas tecnologias para coleta, armazenagem e organização de dados;
- Padronizar os processos da sua operação, como de inspeção de veículos e inserção de dados em sistemas de controle;
- Identificar as não conformidades, suas causas e buscar as soluções necessárias em cada etapa e área da frota;
- Adotar medidas de controle de qualidade nas atividades da sua operação, desde a organização do armazém à entrega final;
- Treinar os colaboradores sobre eficiência operacional e demais processos que serão adotados para aumentar os resultados da empresa;
- Definir metas e planos de ação para cumprí-las.
Quer descobrir algumas das principais tecnologias para a eficiência da sua frota? Baixe nosso infográfico gratuito.