Dashboard logística: saiba como criar a sua

A dashboard logística é um painel centralizador de dados da operação, utilizado para a análise e tomada de decisões da empresa.
A dashboard logísitca é fundamental para uma gestão baseada em dados.

A gestão de dados no transporte é uma tendência e as novas ferramentas para frotas surgem como uma forma de facilitar a coleta deles, organizando-os para realizar uma leitura ágil e prática. A dashboard logística é uma dessas ferramentas.

Trata-se de um painel que reúne todas as informações importantes sobre uma operação logística. Nele, são listados as métricas e indicadores definidos pelo gestor, os quais são mais importantes e relevantes para os objetivos e metas que deseja atingir.

Conheça ainda melhor:

O que é uma dashboard logística?

A dashboard logística, ou painel de gestão, é um tipo de área centralizadora de dados sobre as operações logísticas do seu negócio. 

Ela funciona de maneira semelhante a uma torre de controle logístico, porém, não tem necessariamente um espaço físico destinado para acontecer esse controle. Ainda assim, o objetivo é o mesmo: 

Reunir todos os dados importantes sobre a frota e ter maior controle sobre as métricas e indicadores de desempenho.

Dessa forma, consegue trazer uma contribuição positiva ao gestor, que visa gerar economia, segurança e produtividade para as operações de sua frota através de decisões mais inteligentes e precisas.

Qual o papel de uma dashboard na empresa?

A ideia é que a dashboard logística seja uma ferramenta automatizada, puxando os dados sem que seja preciso inseri-los novamente no sistema após a coleta na rotina da frota. 

Ela deve reunir todas as informações importantes, conforme configuração inicial realizada, e gerar gráficos e relatórios para direcionar a empresa aos seus objetivos.

Além disso, ela torna mais produtiva a rotina do gestor de frota, já que ele não precisa mais ficar buscando dados de diferentes setores para analisar e tomar suas decisões. Tanto as informações sobre pneus, quanto manutenções, consumo de combustível, entre outras, ficam visíveis em uma mesma dashboard.

Ter essa visão completa sobre a frota e seu funcionamento é fundamental para que ocorra um planejamento de frotas mais preciso e efetivo.

Como funciona a dashboard logística?

Ela funciona a partir da coleta de dados na frota. Apesar disso, sua função não é apenas coletar as informações, mas também, trazer os dados para seu sistema a partir de outras plataformas.

Por exemplo, uma frota que utiliza um sistema de gestão de abastecimento, um de gestão de manutenção e um de gestão de pneus, deve realizar a integração de todos eles para que a dashboard logística reúna tudo em uma única visualização.

Há dois tipos de dashboard logística:

  1. Operacional: serve para a parte mais rotineira da operação. Por exemplo, medindo o nível de produção, controlando a disponibilidade de veículos e os custos operacionais.
  2. Gerencial: nesse painel, o foco é um pouco mais abrangente, pois deve trazer informações que impactam no funcionamento da empresa como um todo.

Quais as vantagens de usar uma dashboard logística?

Organização e integração de setores internos

Como o objetivo da dashboard logística é justamente reunir todos os dados da operação, um benefício lógico dele é uma melhor organização das informações sobre a empresa.

Além disso, auxilia na integração de diferentes setores: manutenção, pneus, combustível, financeiro, pessoas, etc.

Otimização de tempo

Conforme acontece uma automatização na organização e armazenagem de dados, o tempo do gestor é economizado. Assim, ele pode focar no mais importante: analisar todas as informações geradas e tirar conclusões que tragam melhorias efetivas à frota.

Outro ponto positivo é que usar esse tipo de painel de gestão ajuda a eliminar o uso de planilhas na rotina dos colaboradores.

Resultados melhores a curto, médio e longo prazo

Aumentar os resultados é uma consequência de implementar qualquer tipo de ferramenta para coleta de dados na frota

Com a dashboard logística, principalmente de um modelo tecnológico, você consegue avaliar diferentes momentos da operação e entender o andamento de suas ações com objetivos de curto, médio e longo prazo.

Ou seja, você passa a visualizar exatamente o que falta para completar as metas estabelecidas no planejamento da frota e gerar insights a partir de dados concretos e reais da sua operação.

Como montar a sua dashboard logística?

Você pode tanto utilizar planilhas e programas como o Excel para construir a sua dashboard logística, ou utilizar sistemas para frotas que já tenham essa funcionalidade e possibilidade de integração entre softwares.

As etapas para construir uma dashboard logística são:

  1. Definir o problema que deseja acompanhar.
  2. Identificar quais ações devem acontecer para resolver esse problema e os indicadores de desempenho para cada uma.
  3. Coletar os dados que alimentam esses indicadores.
  4. Analisar tudo o que foi coletado e como pode contribuir para a sua gestão de frotas.
  5. Gerar hipóteses e testar novas ações com base nos resultados obtidos.

Alguns exemplos de indicadores para incluir na sua dashboard:

A escolha dos indicadores deve acontecer conforme a realidade que você enfrenta na sua operação. É preciso que eles façam sentido com os processos existentes no dia a dia da frota, com o que você busca realizar e com o que tem à disposição. Algumas ideias para tomar como ponto de partida incluem:

  • Controle de disponibilidade dos veículos;
  • Performance individual por motorista;
  • Performance por etapa da frota;
  • Custos operacionais envolvidos na frota.

Por que utilizar uma dashboard logística?

Porque ela é uma ferramenta para aderir a uma das tendências logísticas para os próximos anos: a gestão analítica baseada em dados.

Junto de tecnologias como os ERPs e demais tipos de sistemas, é uma maneira de compreender a fundo os processos da frota, buscando ajustes onde realmente são necessários. 

Pode acontecer, por exemplo, de o gestor trazer uma nova plataforma para a rotina dos colaboradores, mas que não agrega mudanças efetivas. Além de ser um gasto, trata-se de um investimento de tempo para a curva de aprendizado.

Com o painel logístico, esse tipo de “desperdício” não acontece, pois, sempre sabemos exatamente onde devem estar nossos esforços.

Para começar a utilizar na sua operação, conheça as soluções Prolog e as dashboards completas que oferecemos para a sua gestão de pneus e inspeção veicular — acesse nosso site.

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.