O controle de pneus de caminhão é uma atividade que deve ser parte da rotina das frotas e não pode ser negligenciada.
Cuidar desses ativos contribui para a geração de economia de recursos e finanças, além de oferecer segurança e produtividade nas operações.
Entenda a seguir:
- Importância de controlar pneus de caminhão;
- Estratégias fundamentais de controle de pneus de caminhão;
- Principais ferramentas para agilizar o controle de pneus de caminhão.
Importância de controlar pneus de caminhão
Ter um bom controle de pneus de caminhão é uma grande parte do trabalho de promover resultados positivos na sua gestão de frotas, porque os pneus são itens indispensáveis na rodagem dos veículos e contribuem para o desempenho adequado deles.
Segurança, eficiência e economia são palavras-chave desse controle.
Além disso, um grande objetivo (e benefício) dessa função é garantir a durabilidade dos pneus, evitando que eles tenham desgastes excessivos — algo que, por consequência, aumenta seus custos de aquisição e manutenção da frota.
Estratégias fundamentais de controle de pneus de caminhão
Monitorar a pressão dos pneus
Ao monitorar a pressão dos pneus, você consegue identificar quando ele está acima ou abaixo da calibragem ideal e realizar a correção mais adequada para cada situação.
É importante realizar essa tarefa para que os prejuízos e riscos sejam evitados.Dentre eles: desgaste acelerado e irregular da banda de rodagem, cortes e perfurações, aquaplanagem, etc.
Há diversos meios para fazer esse monitoramento, como o sistema de monitoramento de pressão (TPMS) e a aferição dos pneus, manual ou eletrônica. Cada um tem suas vantagens e você precisa entender qual alternativa será mais prática para incluir na rotina da sua operação.
Medir a profundidade dos sulcos
É natural que os sulcos dos pneus se desgastam ao longo do tempo, mas medir a velocidade com a qual isso acontece é uma das melhores estratégias para fazer o controle de pneus de caminhão.
Dessa forma, você passa a entender qual modelo tem um desempenho melhor, qual tem maior durabilidade e apresentam mais problemas, e assim por diante.
A medição pode ser feita de maneira manual, com o paquímetro, ou utilizando o aferidor eletrônico.
Ter a manutenção preventiva em dia
Cuidar dos veículos é tão importante quanto fazer o controle de pneus de caminhão. Manter os serviços de balanceamento das rodas, alinhamento do veículo e evitar problemas de desgaste dos freios ou de peças da suspensão terá grande contribuição na manutenção de seus pneus em boas condições.
Para conseguir controlar e acompanhar se as manutenções estão sendo realizadas corretamente, antes de mais nada, você precisa ter um plano e cronograma bem definidos.
A partir disso, fica mais fácil avaliar a rotina dos colaboradores e verificar se estão cumprindo as tarefas determinadas de manutenção. Ter um plano estruturado ajuda a garantir que as atividades sejam realizadas de forma consistente e no momento certo.
Dessa forma, evitando problemas mecânicos e otimizando o uso dos pneus.
Gerenciar dados e métricas
Cada rotina do controle de pneus de caminhão gera dados que você pode utilizar para analisar sua operação e tomar decisões mais precisas. Para ter resultados mais positivos, priorize a leitura e avaliação de informações que sejam relevantes para os objetivos da frota.
Dentre as métricas e indicadores de desempenho dos pneus, você pode avaliar:
- Variação da pressão interna ao longo do tempo;
- Desgaste médio dos sulcos dos pneus;
- Índice de sucateamento dos pneus.
Além disso, as informações coletadas no dia a dia da frota, sobre os veículos e viagens, podem complementar o seu conhecimento sobre a qualidade dos pneus adquiridos para a sua operação, ou se estão apenas sendo submetidos a problemas “externos”, como de uma direção perigosa por parte dos motoristas.
Principais ferramentas para agilizar o controle de pneus de caminhão
Ficha de movimentação de pneus
A movimentação representa a instalação ou remoção dos pneus do caminhão. Por isso, uma ficha de movimentação mostra um diagrama do veículo, onde você identifica quais pneus estão instalados e quais as movimentações realizadas na determinada data.
Você pode incluir o tipo de evento, se é uma instalação, remoção, rodízio ou se o pneu foi retirado para recapagem ou descarte. E, também, pode identificar o motivo da ação realizada.
Planilha de controle de pneus
Na planilha de pneus, você também pode ter o controle de movimentações, mas, geralmente, sem a opção de um diagrama na tela.
Com suas vantagens, essa ferramenta organiza informações, como a coleta de pressão e profundidade dos sulcos e os motoristas responsáveis pela atividade em cada data.
Implementando ela em um organizador de planilhas eletrônicas, como o excel, por exemplo, você terá acesso a uma dashboard e relatórios simplificados, mas o preenchimento manual das informações ainda pode levar a erros e inconsistências nas suas análises.
É uma opção intermediária, pois é mais eficiente que uma ficha de papel, mas não apresenta resultados tão consistentes quanto um sistema tecnológico.
Sistema de gestão de pneus
O uso de sistemas modernos e tecnológicos está cada vez mais comum nas frotas e operações de transporte.
No controle de pneus de caminhão, há alguns softwares focados nessa etapa logística, que contém tanto a visualização e funcionalidade de movimentação de pneus, inserção automática dos dados de pressão e sulcos e relatórios automatizados.