8 indicadores de desempenho na gestão de pneus que você deve acompanhar

Conheça os principais indicadores de desempenho na gestão de pneus e saiba como utilizá-los na sua frota para obter melhores resultados.
Conheça os indicadores de desempenho para controle de pneus da frota.

Os indicadores de desempenho na gestão de pneus funcionam como um ótimo meio de entender se as suas ações nessa etapa fundamental para o controle da vida útil desses componentes do veículo estão surtindo o efeito esperado.

É importante para qualquer tipo de gestão determinar os KPIs que irá acompanhar, pois são eles que determinam se um objetivo está sendo alcançado e o quão próximo ou distante você está dele.

Conheça os principais indicadores de desempenho na gestão de pneus:

 

Custo total de manutenção da frota

Além dos custos com a manutenção dos pneus e da frota como um todo, é preciso incluir os serviços preventivos e corretivos na estrutura dos veículos.

Isso porque, se os custos com manutenção estão fora de controle, os pneus podem ser um dos responsáveis por isso. Como eles são os encarregados por “conectar” o veículo ao solo, cada impacto que sofrem, é recebido também pelo automóvel.

Por exemplo, se estão com uma baixa pressão de calibragem, podem fazer o veículo balançar com mais frequência e podem causar mais atrito em determinadas partes de sua estrutura que geram desgastes e até podem ocasionar em peças soltas.

Dentre outras situações, sempre que não estiverem em suas condições ideais de rodagem, os veículos recebem impactos que aumentam o custo total de manutenção da frota.

Por isso, esse é um indicador que pode ser acompanhado para entender o efeito dos processos de uma gestão de pneus correta.

Acompanhamento da pressão interna dos pneus

Esse é um dos indicadores de desempenho na gestão de pneus que contribui na visualização dos motivos e influência nos níveis de desgaste que ocorrem nos pneus. 

A principal informação que traz é o quanto um pneu se mantém com a calibragem de pneus correta. 

Além disso, pode ajudar a entender melhor quais problemas levam à perda acelerada de pressão, também identificando quando as alterações de pressão acontecem e se o motorista responsável realizou a inspeção e/ou calibragem conforme previsto em sua rotina.

Controle de profundidade dos sulcos do pneu

A profundidade dos sulcos do pneu mostram o quanto a peça se desgasta durante o período de uso. Tipicamente, é uma medição realizada a cada 30 dias, mas pode acontecer quinzenalmente também, caso o veículo tenha uma maior frequência de uso.

Como um indicador de desempenho na gestão de pneus, traz informações cruciais para controlar os níveis de desgaste, entender as causas para cada tipo de desgaste e quais são as soluções que você precisa adotar.

Ainda mais, controlar a profundidade dos sulcos ajuda a identificar a hora certa de tirar um pneu de uso para enviá-lo ao recape — quando atingir o limite estipulado pelo gestor da frota ou de pneus.

Quantidade de “socorros” na estrada devido a manutenção de pneus

Antes de mais nada, um aviso: o ideal é que essa quantidade seja sempre zero.

Mas, caso comecem a ter muitos casos de manutenção de pneus em rota, seja por pneu furado, deslizando, aquaplanando, etc. é preciso identificar quantas vezes isto está ocorrendo, quais são os veículos e quem são os motoristas responsáveis.

Dessa forma, você tem clareza de quem pode estar com ações inadequadas de direção e quem não está realizando as rotinas de inspeção e cuidados com o veículos e pneus adequadamente.

Também passa a ter informações suficientes para conseguir estabelecer parâmetros e metas de redução de “socorro em rota” nas suas operações de transporte.

Índice de sucateamento do pneu

Esse índice representa uma média de quantos pneus são sucateados por mês nas operações da sua frota, ação que acontece pela falta de cuidados apropriados com as peças e nada mais é que a perda antecipada do pneu.

Alguns motivos que levam a esse descarte precoce do ativo são: trincas no talão, separação da cinta, fadiga da carcaça, cortes e perfurações, entre outros.

A partir do controle desse indicador, você pode entender questões como: 

  • Quais são as medidas desses pneus que foram sucateados e se estavam adequadas ao modelo do veículo instalados;
  • Qual a principal marca de pneu da operação que tem maior índice de sucateamento;
  • Qual o principal motivo dentro da sua operação que leva ao sucateamento do pneu.

 

Dos indicadores de desempenho na gestão de pneus, esse é um dos que mais pode contribuir para entender os pneus de melhor custo benefício para as necessidades da sua frota — junto com o CPK do pneu, como veremos a seguir.

Custo por quilômetro do pneus

O CPK do pneu é um dos mais importantes indicadores de desempenho na gestão de pneus: ele mostra qual é o valor do pneu para cada quilômetro rodado, o que permite comparar as diferentes marcas e modelos que você usa e descobrir qual possui melhor custo benefício.

Esse cálculo é realizado utilizando os valores de compra e serviços de manutenção e reforma dos pneus, assim como a quilometragem rodada antes e após a realização dos serviços. 

Diferente de uma crença comum, onde os pneus mais baratos geram maior economia à frota, os modelos de melhor custo benefício podem não ser o de menor valor de aquisição, mas com certeza serão aqueles que terão impactos mais positivos na redução de custos.

Horas de treinamento

Esse é um indicador não apenas para a gestão de pneus, mas para todas as áreas da frota.

As horas de treinamento dos colaboradores e motoristas podem refletir diretamente no desempenho que eles têm e nas atividades que realizam diariamente. 

Você pode buscar a quantidade de horas em treinamento que cada motorista teve e usar os demais indicadores de desempenho para entender quem apresenta melhores resultados no geral e como as horas de treinamento estão contribuindo para isso.

Consumo de combustível

O consumo de combustível pode ser aumentado se os cuidados com pneus não estiverem adequados, então é um indicador importante para acompanhar. Através dele, você consegue buscar problemas relacionados aos pneus, caso note aumentos fora do comum.

Os problemas mais prováveis nos pneus que causam um maior consumo de combustível são: desgaste acentuado na banda de rodagem e pressão de inflação abaixo do ideal.

Portanto, acompanhar esses diferentes indicadores de desempenho na gestão de pneus contribui em diversos aspectos para a sua operação.

Para acompanhar todos os dados necessários e não perder nenhuma informação, utilize a nossa planilha de controle de pneus — download grátis.

Confira o conteúdo no vídeo:

Autor

Jade Zart

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.