Conheça qual é a marca de pneu que dura mais nas operações de transporte

Entenda qual é a marca de pneu que dura mais e otimize o desempenho dos veículos e operações da sua frota.
Conheça qual é a marca de pneus que dura mais nas frotas.

É importante saber identificar qual é a marca de pneu que dura mais, pois esse é um fator fundamental para garantir o desempenho e segurança das operações, além de evitar custos elevados no transporte.

Diversos fatores influenciam no que torna uma marca de pneu melhor que as demais, como seu tamanho, materiais de fabricação, função e tecnologia utilizada. Além disso, há elementos de utilização que afetam o desempenho, como as estradas percorridas, a pressão de calibragem, entre outros.

Ainda assim, existem maneiras de descobrir essa informação e otimizar a sua gestão de frotas. Confira:

Qual é a marca de pneu que dura mais?

Essa pergunta não tem uma resposta definitiva, porque a durabilidade dos pneus pode ser influenciada por diferentes fatores e condições. Por exemplo, a forma de utilização, as condições das estradas e o estilo de direção adotado pelo motorista.

A manutenção adequada do veículo e dos pneus também é fundamental para que a durabilidade seja cumprida e até estendida em alguns casos.

Algumas das marcas de pneus mais utilizadas no Brasil e bem avaliadas pelos gestores são: Bridgestone, Michelin, Pirelli, Goodyear, Continental e Firestone. 

No entanto, para saber qual delas oferece maior durabilidade, você deve adquirir diferentes modelos e realizar a gestão adequada dos pneus, a fim de ter uma resposta correta e precisa.

Qual a vida útil de um pneu?

Os cuidados com os pneus durante o uso são essenciais. Atividades como a calibragem regular, o rodízio dessas peças e as manutenções de balanceamento e alinhamento do veículo têm uma grande contribuição para aumentar ou reduzir a vida útil de um pneu.

A durabilidade do ativo também pode ser afetada pela sua qualidade e data de fabricação. 

Geralmente, considera-se a validade de 5 anos após a fabricação do pneu como um prazo da garantia de qualidade do ativo, visto que o material (borracha) pode ressecar e sofrer danos ao longo do tempo.

Quantos quilômetros dura um pneu?

Um pneu de primeira linha pode durar cerca de 50 mil km, enquanto os de segunda linha ficam em torno de 40 mil km.

É importante ressaltar que os pneus de primeira linha são conhecidos por ter uma qualidade superior aos demais modelos, seja pelas tecnologias utilizadas em sua fabricação ou pelo desempenho que promete na rodagem.

De maneira geral, marcas como Goodyear, Bridgestone e Michelin são consideradas de primeira linha, embora também tenham linhas secundárias em sua em seu portfólio.

Quando falamos em segunda linha, são pneus com preços mais acessíveis e costumam ser marcas menos conhecidas. Seu preço acaba sendo menor por ter menos tecnologias envolvidas na fabricação e, também, serem materiais de menor qualidade.

Embora existam bons modelos de segunda linha, a avaliação efetiva deve ser feita durante o uso dos pneus, sempre registrando os resultados obtidos para analisar qual realmente dá maior economia à frota.

Tabela de durabilidade de pneus

Não existe uma tabela de durabilidade dos pneus pronta, mas é uma ferramenta que pode ajudar a ter maior visibilidade sobre os seus pneus e entender quais modelos estão com uma durabilidade melhor. 

Você deve construir sua tabela conforme os modelos utilizados na sua frota e as informações de uso que forem coletadas.

A ideia é criar uma comparação com base nas características de cada pneu, incluindo a marca, modelo, rota utilizada e a durabilidade estimada, conforme nível de desgaste que o modelo recebe.

Confira um exemplo fictício de tabela de durabilidade de pneus:

Marca Modelo Rota ConduçãoDurabilidade
Goodyear215/75R17.5UrbanaAdequada/Defensiva40 mil km
BridgestoneFS403 CLASSICInterestadual SC – PRModerada – Acelerações excessivas30 mil km

Como identificar qual é a marca de pneu que dura mais?

Para saber qual é a marca de pneu que dura mais na sua operação, seguem algumas informações que você deve considerar:

Detalhes da frota e rotas

Reúna informações sobre os veículos, as rotas utilizadas e a quilometragem percorrida em cada uma. E, claro, quais são os pneus instalados no momento de realização dessa rota.

Isso permite que você teste diferentes marcas e modelos para tirar conclusões sobre qual performou melhor em cada situação.

É possível, por exemplo, que uma determinada marca tenha excelente desempenho nos pneus destinados para rotas urbanas, enquanto outras marcas terão melhores resultados nas viagens de longa distância.

Características do pneu

Um detalhe que ajuda a escolher melhor os seus pneus são as dimensões do pneu. Saber o tamanho correto para cada veículo garante que o encaixe seja adequado na instalação e que a rodagem aconteça sem problemas e danos estruturais.

Índice treadwear

Verificar o índice treadwear também é uma boa alternativa para avaliar antes de adquirir os pneus da frota, pois é uma classificação dada pelo fabricante para indicar a taxa de desgaste da banda de rodagem.

Na teoria, quanto maior o índice treadwear, maior a durabilidade desse pneu. Porém, compare esse índice apenas entre pneus da mesma marca, pois as referências para determinar esses valores são realizadas internamente nas fabricantes.

Gestão de pneus

A melhor maneira de identificar qual é a marca de pneu que dura mais é fazendo a gestão dos pneus e da frota.

Acompanhe os desgastes e pressão interna dos ativos, adotando as medidas necessárias para manter os pneus sempre nas condições ideais de rodagem.

Faça também treinamentos para os motoristas e criei um cronograma de tarefas, como lavagem, rodízio e inspeção dos pneus. Além disso, acompanhe os serviços de manutenção preventiva e corretiva dos veículos, já que eles podem impactar diretamente no desempenho e integridade dos pneus.

Quer começar a sua gestão e descobrir qual é a marca de pneu que dura mais na sua frota? Conheça a solução Gestão de Pneus Prolog App em uma demonstração gratuita e confira como a sua missão é facilitada por essa tecnologia!

Autor

Jade Zart

Há mais de 6 anos na área de marketing, hoje coordena o time da Prolog e está sempre antenada nas principais novidades e inovações do setor logístico.

Leia também

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.