Ficha de movimentação de pneus: você precisa de uma?

Você usa uma ficha de movimentação de pneus para tornar o controle da frota mais eficiente? Não? Entenda mais sobre ela aqui.
ficha de movimentação de pneus digital

Como você faz o controle de pneus? Está usando uma ficha de movimentação de pneus? Entenda como ela pode fazer a diferença na sua frota.

Quando falamos de pneus da frota, precisamos ter em mente que: 

O que traz os melhores resultados para a operação de transporte é ter a visualização das inspeções de pneus, movimentação deles e os custos gerados por estas.

Ao ver a quilometragem percorrida por um pneu antes de ele ser descartado, assim como analisar o rodízio feito com o pneu, número de inspeções e em qual vida aconteceu isto, você cria uma base de conhecimentos para a frota.

Desse modo, tem informações verdadeiras e factuais para mudar a maneira como os pneus da frota são cuidados.

Confira a seguir:

O que queremos dizer quando falamos “movimentação de pneus”?

A movimentação é parte da gestão de pneus, ou seja, também uma forma de controlar esses componentes do veículo. Usamos esse termo para determinar ações como a instalação ou remoção do pneu no veículo, o rodízio de pneus ou mesmo o envio para consertos.

Portanto, a ficha de movimentação de pneus é um meio de registar todas essas ações referentes a um pneu em um único lugar.

Qual a verdadeira necessidade de usar essa ficha?

Dados!

Isso é o que você precisa para atingir o objetivo idealizado por todas as empresas de transporte: resultados melhores por custos menores.

Por isso, uma ficha de controle se torna algo crucial para a sobrevivência das suas operações de transporte.

Ao registrar todas as movimentações de pneus e ter, na palma da mão, todos os dados sobre ele, você tem o poder de tomar decisões informadas e conscientes — gerando resultados precisos e eficientes.

Que tipo de item estaria incluso em uma ficha de movimentação de pneus?

Uma ficha pode ser aberta, por exemplo, para cada novo pneu adquirido na frota ou para cada reforma. 

Já os itens respondidos em cada ficha podem incluir o “tipo de evento”, se é uma instalação, um descarte, um rodízio, uma recapagem, etc. Também deve ser indicada a localização do pneu, em qual veículo (placa) ele está e qual a posição.

Além disso, cada movimentação terá a indicação de qual foi o motivo para a ação, assim como a causa para tal. Então, se um pneu foi movido para descarte, deve-se apontar que ele foi descartado por desgaste excessivo e impossibilidade de recapagem devido ao mau uso da peça.

Claro, este é apenas um exemplo.

Ademais, os itens respondidos variam de acordo com a ficha que você usa e mesmo com o tipo de veículo da frota. Portanto, você precisa analisar e conhecer as necessidades para entender qual é a melhor ficha de movimentação de pneus para a sua operação.

Da mesma maneira, você precisa se perguntar qual alternativa atende melhor a frota:

Ficha de papel, planilha ou software?

Embora elas sejam tradicionais, as fichas de papel representam hoje a falta de atualização e preocupação com agilidade e eficiência por parte da empresa. Querendo ou não, o papel nos remete a serviços demorados, burocráticos e de pouco resultado.

Portanto, das três opções, a ficha de papel é a menos indicada. Agora, será que a sua operação terá mais benefícios com a planilha ou com um software?

Na verdade, os benefícios são similares entre essas duas alternativas. Contudo, há duas grandes diferenças que são fatores decisivos: 

  1. A planilha você precisa criar e programar por conta própria;
  2. Uma planilha não armazena o histórico de dados como um software o faz.

Dito isto, existem hoje aplicativos e sistemas que digitalizam a gestão de pneus — como o do próprio Prolog App —, e ainda outros processos de gestão de frotas. Cabe a você determinar o que atende às exigências da sua operação.

Por exemplo, a gestão de pneus do Prolog tem a digitalização da inspeção de pneus, registrando dados sobre a pressão e profundidade dos sulcos de cada pneu. Assim, analisando o nível de desgaste e indicando possíveis causas para isto. 

Agende uma demonstração gratuita de nosso sistema e confira como funciona na prática.

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.