A relação direta entre gestão de frotas e a satisfação dos clientes

Entenda a relação entre gestão de frotas e satisfação dos clientes e quais otimizações você pode fazer para melhorar essa métrica.
Saiba o impacto da gestão de frotas na satisfação dos clientes.

A gestão de frotas e satisfação dos clientes possui uma relação bastante direta.

Quando a gestão é eficiente, significa que as entregas são ágeis e dentro dos prazos estabelecidos, sem cargas ou produtos danificados, resultando em empresa e clientes satisfeitos.

E isso pode ser entendido tanto por meio de métricas operacionais da frota, como entendendo custos e indicadores de manutenção, número de entregas realizadas por período, entre outros. Porém, também pode ser medido diretamente por tempo de entrega, feedback do cliente, e índices de serviço.

A otimização dos processos da sua frota é fundamental para a redução de custos e eficiência operacional, mas também para a experiência do cliente.

Confira a seguir:

Como a eficiência da gestão de frotas influencia a satisfação do cliente?

Esse impacto da gestão de frotas na satisfação do cliente acontece por meio de algumas questões operacionais e de serviço, que podem tanto causar uma experiência positiva quanto negativa. Esses fatores incluem:

Pontualidade nas entregas

Clientes valorizam e, muitas vezes, dependem da previsibilidade das entregas. Isso pode ser em relação à uma empresa que aguarda seus insumos e matéria-prima para produção ou um consumidor que precisa da mercadoria para alguma finalidade específica.

Quando uma empresa cumpre com seus prazos de entrega prometidos, isso não só atende, mas pode superar as expectativas dos clientes, resultando em um alto nível de satisfação.

Qualidade e integridade dos produtos

A maneira como os produtos são manuseados e transportados afeta diretamente sua qualidade ao chegarem ao destino.

Uma gestão de frotas eficiente assegura que os produtos sejam entregues em perfeito estado, sem danos ou avarias, o que é fundamental para a satisfação do cliente. 

E isso implica em práticas adequadas de carga, transporte seguro e entrega adequada.

Adaptação e flexibilidade

Desafios e imprevistos são comuns na logística de entrega, como você bem deve saber. Mas isso não deve ser um impeditivo para a sua empresa fornecer um serviço de qualidade.

Uma gestão de frotas bem preparada precisa saber lidar com essas situações adversas e se adaptar rapidamente, seja, por exemplo, redirecionando recursos ou ajustando rotas em tempo real.

Como medir o nível de satisfação do cliente em gestão de frotas?

Para medir a satisfação do cliente em gestão de frotas, você precisa adotar uma abordagem que combine indicadores quantitativos e qualitativos.

Os recursos utilizados podem incluir, por exemplo, pesquisas de satisfação. Perguntas sobre a pontualidade da entrega, a condição dos produtos ao chegarem, a facilidade de comunicação e o profissionalismo dos motoristas podem oferecer a visão que você deseja sobre a experiência dos clientes.

Medir o tempo médio para resolver reclamações e o número de problemas resolvidos na primeira interação também é um meio de entender o nível de experiência oferecido aos clientes da sua frota.

Além disso, dados operacionais, como precisão nas janelas de entrega, taxas de danos ou avarias e eficiência das rotas, podem ser correlacionados com a satisfação do cliente. Isso pode ser identificado e analisado por meio de ferramentas tecnológicas e sistemas de Business Intelligence (BI) para frotas.

Quais métricas de satisfação do cliente são mais impactadas pela gestão de frotas?

As métricas de satisfação do cliente mais impactadas são fundamentais para entender e otimizar a relação entre a operação logística e a percepção do cliente sobre a marca. Confira quais são:

  • Taxa de cancelamento (ou churn rate): indica a porcentagem de clientes que deixam de usar os serviços da empresa em um determinado período. Uma gestão de frotas eficiente pode diminuir essa taxa, assegurando entregas dentro do prazo e sem danos, melhorando a satisfação geral e reduzindo a probabilidade de cancelamentos.
  • Valor vitalício do cliente (ou LTV): reflete o valor total que um cliente gera para a empresa ao longo de seu relacionamento. A otimização da gestão de frotas pode aumentar o LTV ao melhorar a experiência de entrega, o que incentiva mais compras e uso do serviço, também aumentando a lealdade do cliente.
  • Fidelização e engajamento: capacidade de manter clientes engajados e fiéis à marca. Uma entrega eficaz e eficiente é crucial para uma experiência positiva do cliente, que, por sua vez, fortalece o engajamento e a fidelização.
  • Custo de retenção do cliente: investimento necessário para manter um cliente existente. A eficiência na gestão de frotas pode reduzir esses custos ao minimizar problemas na entrega, o que poderia levar a compensações ou custos adicionais com a resolução de problemas. Clientes satisfeitos requerem menos esforços e recursos para serem retidos.
  • NPS (Net Promoter Score): mede a disposição dos clientes em recomendar os serviços ou produtos da empresa a outros. Uma experiência de entrega positiva, garantida por uma gestão de frotas competente, pode aumentar o NPS.

Como melhorar a satisfação do cliente através da otimização na gestão de frotas?

Fazer treinamentos para os motoristas

Foque em trazer treinamentos que focam em habilidades de direção defensiva, técnicas de manuseio e entrega de cargas, além de práticas de atendimento ao cliente.

Motoristas bem preparados são capazes de lidar com as rotinas e até com imprevistos de maneira profissional, mantendo a qualidade do serviço e promovendo experiências positivas para os clientes.

Ouvir o feedback dos clientes

A implementação de um método ou sistema para coletar e analisar feedback dos clientes é fundamental para entender suas necessidades e expectativas.

Isso pode ajudar a encontrar as áreas que requerem melhoria na gestão da sua frota. E agindo sobre esse feedback, a empresa demonstra aos clientes que suas opiniões são valorizadas, fortalecendo a relação e incentivando a fidelidade à marca.

Implementar tecnologias de gestão de frotas

A adoção de tecnologias avançadas de gestão de frotas, como sistemas de rastreamento em tempo real, software de roteirização e ferramentas de manutenção preditiva, pode aumentar a eficiência das operações.

Essas tecnologias ajudam a planejar e executar as operações de transporte com maior sucesso.

Fazer uma gestão baseada em dados

Utilizar dados coletados de diversas fontes, incluindo tecnologias de rastreamento e feedback dos clientes, permite uma análise mais aprofundada do desempenho da gestão de frotas.

Essa abordagem baseada em dados facilita a identificação de tendências, problemas e oportunidades de otimização. Dessa forma, as empresas podem tomar decisões informadas para melhorar a eficiência operacional e a satisfação do cliente.

Trabalhar com flexibilidade e personalização

Oferecer opções flexíveis e personalizadas de entrega atende às expectativas crescentes dos clientes por serviços adaptados às suas necessidades específicas.

Isso inclui a escolha de horários de entrega, opções de localização, e possíveis serviços adicionais.

Uma gestão de frotas que prioriza a flexibilidade e a personalização demonstra um comprometimento com a conveniência e satisfação do cliente, gerando um diferencial para a empresa.

Pronto para levar a gestão de suas frotas e a satisfação dos seus clientes para o próximo nível? Conheça estratégias indispensáveis para a sua gestão de frotas em nosso e-book gratuito — um guia completo para aumentar o nível de suas operações de transporte.

Clique aqui para baixar gratuitamente o seu guia de gestão de frotas.

Autor

Emerson Bastos

Formado em Administração de Empresas pela Univali e atua há 20 anos com transporte rodoviário de carga, frota, planejamento e controle, e finanças.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.