Aprenda a criar um programa de incentivo para motoristas

O programa de incentivo para motoristas traz benefícios para eles e, também, para o gestor da frota. Entenda mais.
Entenda o programa de incentivo para motoristas da frota.

Para começar um programa de incentivo para motoristas na sua gestão de frotas, é preciso entender como ele funciona e o que é necessário para planejar e executar o programa.

Além de atuar na direção dos veículos, os motoristas também são responsáveis por realizarem o checklist de inspeção e a carga e descarga de caminhões.

Para os incentivar e ajudar a ter o melhor desempenho possível, os programas de incentivo surgem como uma alternativa que tem se mostrado eficiente em muitas operações. Confira, a seguir:

O que é o programa de incentivo para motoristas?

Esse programa é um tipo de plano que os gestores da frota podem criar e utilizar para determinar metas para motoristas, reconhecendo e reforçando as boas práticas na direção, ao mesmo tempo que utiliza indicadores de desempenho para medir o atingimento dos objetivos propostos.

O programa de incentivo para motoristas é constituído por: 

  • Sistema de pontuações;
  • Ranking de prêmios e bonificações;
  • Estabelecimento de metas realistas;
  • Utilização de indicadores pertinentes e confiáveis.

Para que serve?

O programa de incentivo para motoristas serve para desenvolver um melhor relacionamento com esses colaboradores da frota e trazer resultados mais positivos às operações de transporte.

Como a ideia de implementar esse tipo de medida na gestão de frotas é estabelecer metas a serem cumpridas, elas descrevem, também, os benefícios gerados a partir do programa de incentivo.

Por exemplo, reduzir os custos com combustível, aumentar a produtividade no transporte, reduzir acidentes, multas e sinistros, entre outros.

Por que utilizar na frota?

Motivar os motoristas é o principal objetivo para ter um programa de incentivo na sua frota. Através do programa, você pode criar um ranking de pontuações e dar bonificações de acordo com os melhores desempenhos. 

Além disso, também é um fator que traz o engajamento dos colaboradores. Hoje em dia, é fácil perder a atenção e dedicação dos funcionários. Por isso, ter ações que os incentivam, sejam treinamentos e bonificações, são medidas que ajudam a engajá- los e evitar uma alta rotatividade na frota.

Os benefícios que estabelecem a importância do programa de incentivos são:

  • Redução de custos com combustível;
  • Menores custos de manutenção corretiva;
  • Maior produtividade nas rotas de entrega e distribuição;
  • Melhor engajamento e retenção dos colaboradores;
  • Menos ocorrências em rota e multas recebidas.

Qual o melhor programa de incentivo de motoristas?

O melhor programa é aquele que atende às necessidades da frota. Como não existe um único modelo a seguir, você deve buscar uma implementação seguindo o tipo de gestão que tem, quantidade de colaboradores e possibilidades de recompensas a serem disponibilizadas.

Para alcançar os resultados desejados, crie o seu próprio programa de incentivo para motoristas:

Como fazer um programa de incentivo para os motoristas da frota?

Analise os processos existentes

O primeiro passo é entender como é a rotina dos motoristas e a realidade que enfrentam em seu dia a dia. É a melhor maneira de identificar os pontos altos e baixos, podendo escolher metas atingíveis, baseadas em dados reais da operação.

Isso pode ser feito a partir do que é observado no controle de motoristas.

Defina as metas gerais e individuais

Os motoristas podem ter comportamentos semelhantes ou não. 

No primeiro caso, as metas definidas valem para todos. Por outro lado, quando não há semelhanças, você deve estabelecer metas individuais, que dizem respeito ao desempenho de cada motorista.

Ainda assim, elas devem ser condizentes com os objetivos gerais da empresa.

Determine os indicadores de desempenho para os motoristas

Se a meta é economizar combustível, o indicador (KPI) deve trazer a resposta se isso está sendo cumprido. 

Nesse caso, você poderia acompanhar o consumo médio por rota e realizar comparações com outros motoristas para entender quando está dentro de um padrão considerado aceitável, quando está acima da média e quando é possível gerar uma redução dos custos.

Crie o sistema de pontuações

Cada ação que contribui para atingir as metas estabelecidas pode receber uma determinada pontuação. Quanto mais importantes forem, mais pontos ela gera. 

Por exemplo: a realização do checklist pode trazer 30 pontos, por ser uma atividade fundamental. Enquanto isso, realizar as rotas sem atraso gera 20, sendo importante, mas considerando que os atrasos geralmente acontecem por imprevistos que poderiam ter sido identificados na hora de inspeção.

Estabeleça quais são os prêmios

Identificar quais são as possibilidades de premiação que a empresa pode dar, como vale compras, viagens, ou até mesmo bônus em dinheiro. 

O mais importante na hora desta determinação é que você entenda o que é relevante e interessante para os seus motoristas, de maneira que eles se sintam mais motivados a conquistarem os prêmios.

Apresente o funcionamento do programa aos motoristas

Após ter tudo definido e pronto para começar a rodar, é preciso apresentar todas as regras e funcionamento do programa de incentivo para os motoristas. 

Nessa hora, lembre-se de ter uma comunicação clara e direta, a fim de garantir que todos compreendam as metas e como impactam em suas tarefas diárias. 

Determine os períodos para a divulgação dos resultados

É importante que os motoristas tenham a previsibilidade de quando receberão seus prêmios. É comum que o controle aconteça ao longo de um mês, sendo a bonificação para motoristas realizada junto com o pagamento de seus salários.

Porém, não de os resultados apenas para cada motorista individualmente. O incentivo também passa por reconhecer e celebrar as conquistas desses colaboradores junto de todos os envolvidos na frota.

Outras dúvidas frequentes sobre a gestão de motoristas da frota

Como avaliar um bom motorista?

Um motorista deve ser avaliado em alguns diferentes aspectos, como: comportamento com colegas e líderes, satisfação dos clientes, desempenho e condições dos veículos utilizados.

Para determinar o que constitui cada uma dessas avaliações, é preciso ter algo que determina o que ajuda a medir esses indicadores. 

Por isso, ter uma política de frotas é tão importante. Nela, estão descritas todas as atividades pelas quais o motorista é responsável, além de determinar comportamentos que seguem um padrão ético e o papel que tem na gestão de frotas.

Como motivar uma equipe de motoristas?

O programa de incentivo para motoristas é uma das maneiras de fazer isso. Mostrar o que precisam buscar e atingir, recompensando os bons comportamentos é um processo fundamental para a motivação dos colaboradores.

Como aumentar a produtividade dos motoristas?

Os indicadores de desempenho para motoristas determinam o que deve ser medido para que os resultados desejados sejam alcançados. Eles mostram o que os motoristas estão conseguindo fazer e quais os pontos de melhoria.

Também é a melhor forma de identificar o que deve acontecer para aumentar a produtividade dos motoristas.

Como bonificar os motoristas da frota?

A premiação para motoristas pode ser em dinheiro, em vale compras, eletrodomésticos, refeições em restaurantes, e assim por diante. As formas de dar uma bonificação são diversas e você encontra alternativas bem criativas.

Além disso, para saber quem bonificar e qual o prêmio recebido, o ranking de motoristas deve ser uma prática na sua gestão.

Para isso, você pode utilizar uma planilha de controle de motoristas, a mesma traz facilidade e gera um ranking automaticamente, a partir da alimentação de informações nela. 

Nós temos um modelo prático e gratuito, aproveite e baixe agora!

Autor

Jade Zart

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.