O que você precisa saber sobre contratar motoristas para frota

Existem muitos desafios na hora de contratar motoristas para frota. Saiba o que é preciso para uma admissão a longo prazo.
Entenda como contratar motoristas para frota.

Encontrar um motorista capacitado e que atenda as exigências de uma gestão de frota, pode ser uma tarefa difícil. Mas, saiba que existem alguns critérios que você pode levar em consideração na hora de contratar motoristas para frota.

Afinal, ele não será apenas o responsável por fazer a condução de um veículo, mas também, será a pessoa que irá lidar com clientes finais de uma empresa, o que exige habilidades interpessoais.

Além disso, também precisa de grande responsabilidade e conhecimento sobre os veículos com que atua, já que é o encarregado de realizar os checklists de inspeção periodicamente.

Para encontrar profissionais treinados e qualificados em um mercado competitivo, você deve se questionar sobre:

Quais são os tipos de contratação de motorista?

Assim como outros cargos, há diferentes tipos de regimes para contratar um motorista na frota. São as contratações: autônomas, CLT e terceirizadas. 

Confira em mais detalhes:

Tipos de contrataçãoComo funciona
Motorista agregado ou autônomoPresta serviços de transporte com um veículo próprio. Nesse caso, a empresa não fica responsável pelo veículo e seus custos, contratando o motorista por períodos pré-determinados e definidos em contrato ou apenas sob demanda.
Regime CLTAtua de maneira integral na empresa, que fornece tudo o que ele precisa para prestar seu serviço. É a modalidade que as empresas de transportes optam, por ter mais controle e qualidade nas contratações.
TerceirizadoHá empresas especializadas na captação e treinamentos de motoristas, os disponibilizando para serviços de transporte para outras empresas — ou seja, terceirizando o trabalho.
Tipos de regimes para contratar motoristas para frota.

Como contratar motorista para frota

Selecione currículos conforme qualificações e experiência

O processo de seleção requer que você fique atento aos vários currículos que irá receber quando abrir a candidatura para a vaga de motorista. Entenda que, contratar motoristas para frota requer que eles preencham os requisitos solicitados e se as experiências estão dentro do desejado.

Principalmente, verifique se as exigências  básicas para a vaga são atendidas, como: possuir CNH, ter conhecimentos sobre mecânica e da legislação de trânsito.

As experiências de um candidato são importantes, mas saiba que isso não deve ser o fator decisivo na hora da contratação. Além das capacitações e conhecimento na área, você deve buscar por referências da prestação de serviço do candidato que está entrevistando. 

Identifique se as referências são válidas e relevantes

Verifique se as referências são válidas, pois, em muitos casos, os profissionais colocam amigos ou familiares para preencher essas informações e receber boas indicações de seu trabalho. 

Entre em contato com os números indicados e entenda quem são os gestores de outras frotas que estão indicando esse profissional. Se possível, marque uma breve conversa e faça perguntas que vão te auxiliar na escolha e, quem sabe, marcar uma entrevista para conhecê-lo melhor. 

Por exemplo, entender como o profissional se comporta em situações adversas do dia a dia, como ele trata os colegas de trabalho, como se comporta com os clientes, etc.

Faça um teste antes da entrevista

Na hora de contratar motoristas para frota, faça testes que vão além da avaliação da direção, mas também que o ajudem a analisar os conhecimentos teóricos. Ou seja, se ele sabe responder no papel, muito provavelmente é o que fará na situação real de sua rotina.

Certifique-se de incluir questões sobre como ele agiria sob determinadas situações, como incidentes na estrada ou problemas no veículo, além de seus conhecimentos e aptidões com as novas tecnologias emergentes na logística.

São algumas maneiras de entender se o motorista atende às exigências da sua frota.

Se as respostas ao teste forem satisfatórias, você pode passar para a etapa da entrevista, utilizando as respostas que deu anteriormente como base para avaliação. Afinal, se algo que disser for contraditório com a resposta no papel, outros fatores também podem apresentar complicações futuramente.

Saiba reconhecer o perfil do motorista

A entrevista é o momento de identificar tudo aquilo que não pode ser visto no currículo e teste prévio. O comportamento que tiver é um dos indicativos de como irá desempenhar suas funções na frota.

Se a pessoa evitar contato visual, por exemplo, ou ficar muito nervosa com perguntas simples, não passa a segurança necessária para assumir a direção dos veículos da frota.

No momento da entrevista, é interessante questionar sobre as motivações para escolha da profissão e aspirações do candidato. 

Assim, você entende melhor se é algo que ele realmente gosta de fazer e se tem pretensões de crescer em sua carreira, passando a ser um auxiliar da frota ou até chegar ao cargo de gestor da frota.

São indicações de alguém que está disposto a trabalhar, estudar e apresentar bons resultados na sua empresa.

Dicas para um bom processo de contratação

Faça uma boa definição da vaga

Ao contratar motoristas para frota, pessoas com diversas aptidões podem chegar até você. Por isso,  atenção nessa hora, pois, às vezes, elas podem ser desqualificadas pela falta de clareza na descrição da vaga. 

Embora uma vaga de motorista já tenha a atividade principal bem definida, você deve detalhar o que mais faz parte dessa rotina na sua operação, assim o candidato à vaga avalia se de fato, ele irá se candidatar.

Entenda o que é um profissional qualificado para atender à sua frota

Ao contratar motoristas para frota, é preciso montar a descrição da vaga, para que o profissional possa atender às necessidades da sua frota. 

Isso, principalmente, para as organizações que transportam produtos químicos ou outros tipos de carga que também tenham cuidados específicos para serem transportados. Alguns produtos precisam de certificados para comprovar que o motorista está apto a atender às demandas, então é sua tarefa entender essas exigências e trazer isso na hora da contratação.

Explique claramente as funções e planos para a vaga

Além da descrição da vaga para contratar motoristas para frota, o momento da entrevista é a hora  de alinhar as expectativas da função e confirmar se o candidato atende ao que você precisa. 

Se o candidato demonstra interesse no crescimento e desenvolvimento  em sua carreira, fale sobre um plano de carreira a partir deste cargo na frota, caso isso seja de interesse mútuo. 

São detalhes que influenciam na disposição de trabalhar, o que faz a diferença na hora de gerar resultados e bater as metas das operações de transporte.

Quais treinamentos oferecer após contratar motorista para frota

Após contratar motorista para frota, ele ainda pode passar por alguns treinamentos de como funciona o trabalho na empresa e qual é a rotina dos motoristas, também conhecido como o processo de onboarding.

Em algumas situações, o candidato mais adequado não tinha uma certificação que é exigida para o topo de transporte que a frota faz, então ele deve fazer o curso ou prova necessário para receber o certificado. 

Além disso, treinamentos como de direção defensiva e leis do transporte nunca são demais. Atualizar os conhecimentos nessas áreas é sempre uma boa ideia.

Depois de contratar os motoristas, é preciso ter um controle sobre eles e entender como está o desempenho, certo?

Para isso, desenvolvemos a planilha de controle de motoristas e, o melhor: o download e utilização são gratuitos. Adquira agora.

Autor

Emerson Bastos

Formado em Administração de Empresas pela Univali e atua há 20 anos com transporte rodoviário de carga, frota, planejamento e controle, e finanças.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.