Entenda a importância do balanceamento de caminhão

Você sabe o que realmente acontece com o veículo quando o balanceamento de caminhão se torna necessário? Entenda tudo hoje.
Faça o balanceamento de caminhão para evitar problemas consequentes e caros.

Se você já dirigiu um caminhão, sabe que eles podem ser um pouco complicados de manusear após rodar durante alguns meses. Mas você sabe qual o motivo para isso? 

É o chamado balanceamento de caminhão, e é tudo sobre garantir que o peso do caminhão seja distribuído uniformemente.

Isso é importante por vários motivos. Primeiro, ajuda a manter o caminhão estável na estrada. Em segundo lugar, ajuda a evitar o desgaste dos pneus e da suspensão. E, finalmente, pode melhorar a eficiência do combustível.

Vantagens bem interessantes, não é mesmo? Continue lendo.

O balanceamento de caminhão é:

Uma ação de manutenção preventiva que evita o desgaste irregular da borracha dos pneus, realizado através da remoção das rodas do caminhão para pesá-las individualmente. 

Dependendo dos resultados, alguns pesos de chumbo podem ser adicionados (ou removidos, caso já tenha passado por esse processo antes) de certas áreas da roda, para alcançar o equilíbrio.

Depois que os pesos são ajustados, as rodas são colocadas de volta no caminhão e o equilíbrio é verificado novamente.

Além disso, é uma tarefa que deve ser realizada periodicamente — toda vez que o caminhão recebe pneus novos ou quando sua carga muda significativamente.

A frequência também pode ser determinada pela quilometragem rodada, costumeiramente, a cada 10 mil km.

Além disso, existem alguns sinais que podem indicar a necessidade do serviço antes mesmo de chegar nessa marca.

O balanceamento de caminhão deve ser realizado quando:

  • Houver desconforto ou trepidações ao dirigir;
  • O veículo perder tração;
  • Tiver problema para manter o caminhão rodando em linha reta;
  • Houver o desgaste dos amortecedores e rolamentos;
  • Pneus novos forem instalados;
  • Acontecer um aumento de consumo de combustível sem motivo aparente;
  • For notado um desgaste dos pneus mesmo que as aferições estejam em dia.

Os tipos de balanceamento de caminhão

Há apenas dois tipos e, na verdade, eles podem até ser realizados ao mesmo tempo. O balanceamento estático acontece primeiro, pois é onde se avalia a necessidade de aplicar os pesos nos pneus. 

Ele é relacionado à vibração vertical da roda. Isto é, quando há vibração, existe um desequilíbrio estático e os pesos devem ser incluídos.

Após essa etapa, acontece o balanceamento dinâmico. Este se torna necessário quando a vibração dos pneus continua, mas ela é mais próxima a um desequilíbrio do veículo do que um “pular” das rodas.

E, o processo se dá com uma verificação e ajuste se o peso está dentro ou fora da roda.

O balanceamento do veículo é importante para:

Evitar um desgaste excessivo e irregular dos pneus

Enquanto o balanceamento ajusta as rodas, para estarem em contato direto e regular com o chão, também é tarefa da gestão de manutenção dos veículos realizar a calibragem dos pneus. De nada adianta o balanceamento se os pneus estiverem murchos.

Essa combinação de fatores garante o contato adequado com a estrada para o desgaste uniforme dos pneus e evitando oscilações, vibrações ou outros problemas.

Por consequência, também aumenta a vida útil dos pneus e reduz os custos da frota. 

Quando todo o peso é distribuído uniformemente em cada pneu, evita o desgaste prematuro e o rasgo. Igualmente, não existe mais a necessidade de substituir os pneus com frequência, algo que gera gastos bem altos à operação.

Dar mais estabilidade ao veículo

A estabilidade do veículo é proporcionada por alguns diferentes elementos, mas o balanceamento tem um peso especial. Quando os pneus estão estáveis e rodando com a superfície completa no solo, o veículo balança menos e não corre um grande risco de tombar em curvas acentuadas.

Reduzir o consumo de combustível

Além de todo o resto, um dos objetivos mais buscados por gestores e motoristas de frota pode ser atingido com a ajuda da realização do balanceamento de caminhão. É uma corrente que acontece, uma ação impacta na outra e gera o cumprimento dessa redução.

No caso, o consumo de combustível é otimizado porque os pneus ficam em melhores condições de rodagem e ajudam o motor a queimar menos combustível para ocasionar na movimentação do veículo.

Outras ações de manutenção preventiva para caminhões da frota

Quando combinado com outras atividades de manutenção preventiva, o balanceamento pode manter sua frota na estrada por mais tempo e ajudar a evitar reparos maiores no futuro.

Adicionalmente, a manutenção preventiva faz parte de uma rotina indispensável para a sua frota. Ela não apenas reduz custos, mas gera uma organização e facilita muito a tomada de decisões na operação.

Então, essas ações incluem manter a pressão de ar adequada nos pneus, verificar e substituir os freios conforme necessário e realizar as mudanças e ajustes de óleo programados.

Sempre que precisar sair para viagem, o checklist de saída deve ser realizado. Este verifica os itens fundamentais para uma viagem segura e tranquila, como os faróis e o nível de combustível.

Para viagens de longa distância, uma inspeção mais completa é indispensável, analisando desde os faróis até o fechamento das portas do veículo e se a buzina está funcionando corretamente.

Uma maneira de lembrar todos os itens necessários para os seus veículos serem mantidos em perfeitas condições de rodagem, é utilizar os nossos modelos de checklist gratuitos, prontos para imprimir e começar a usar. Clique aqui e baixe agora.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.